Instrução Normativa SAF/DICOP nº 5 de 14/09/2011
Norma Estadual - Bahia - Publicado no DOE em 16 set 2011
Estabelece procedimentos para credenciamento de usuário no Sistema de Informações Contábeis e Financeiras - SICOF e no Sistema de Gestão de Gastos Públicos - SIGAP.
O Superintendente de Administração Financeira e o Diretor da Contabilidade Pública, no uso de suas atribuições, e
Considerando a necessidade de manter a segurança e a integridade dos dados do Sistema de Informações Contábeis e Financeiras - SICOF e do Sistema de Gestão de Gastos Públicos - SIGAP, assim como de disciplinar o uso de senhas para acesso aos referidos sistemas,
Resolvem:
I - DISPOSIÇÕES GERAISArt. 1º A Diretoria de Finanças - DIFIN ou Unidade equivalente na Administração Direta e Indireta solicitará à Diretoria da Contabilidade Pública - DICOP o credenciamento de Servidor/Usuário para ter acesso ao SICOF e ao SIGAP, mediante o preenchimento de formulário próprio, conforme modelo constante do Anexo II desta Instrução Normativa.
§ 1º O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado à Gerência de Análises e Operações Contábeis - GERAC da DICOP por meio de ofício ou pelo e-mail institucional da Diretoria de Finanças ou Unidade equivalente.
§ 2º A solicitação via e-mail deverá conter a assinatura eletrônica do titular ou substituto legal da DIFIN ou da Unidade equivalente e deverá ser enviada para o e-mail gerac_login@sefaz.ba.gov.br.
§ 3º Em nenhuma hipótese será aceita a solicitação enviada por meio de fax ou em cópia do ofício original.
II - DO CREDENCIAMENTO DO USUÁRIOArt. 2º As Unidades Orçamentárias e as Unidades Gestoras comunicarão à Diretoria de Finanças ou Unidade equivalente nas Administrações Direta e Indireta de sua jurisdição a necessidade de solicitar o credenciamento de Servidor/Usuário para ter acesso ao SICOF e ao SIGAP, bem como os afastamentos do Servidor/Usuário credenciado, conforme estabelecido pelo art. 1º, observando as seguintes situações:
I - No caso de afastamento definitivo das suas atividades, o Servidor/Usuário credenciado deverá ter o acesso cancelado;
II - No caso de afastamento temporário das suas atividades, inclusive no período de férias, o Servidor/Usuário credenciado deverá ter o acesso bloqueado;
III - Após o retorno do afastamento temporário, o acesso do Servidor/Usuário credenciado, deverá ser desbloqueado;
IV - No caso de modificação das atribuições do Servidor/Usuário credenciado, deverá ser solicitada alteração no acesso às transações;
V - No caso de perda involuntária de senha, deverá ser solicitada a reativação do credenciamento.
Art. 3º A Diretoria de Finanças ou Unidade equivalente das Administrações Direta e Indireta que solicitou o credenciamento deverá oficiar, imediatamente, à DICOP os casos de afastamento definitivo ou temporário, de retorno do afastamento ou modificação de atribuições, utilizando o formulário próprio, sob pena de responsabilidade, conforme disposto na legislação vigente.
Art. 4º No preenchimento do formulário para solicitação de credenciamento e alteração, devem ser discriminadas as transações, observando os responsáveis pela execução, conforme especificações constantes no Anexo III desta Instrução Normativa.
Art. 5º A DICOP cadastrará e encaminhará a identificação do usuário para o e-mail do Servidor/Usuário, conforme indicado no formulário de credenciamento constante do Anexo II desta Instrução Normativa.
§ 1º O encaminhamento previsto no caput deste artigo seguirá com cópia para o e-mail institucional do Diretor de Finanças ou Cargo equivalente, conforme informado no cadastro estabelecido no art. 11 desta Instrução Normativa.
§ 2º Fica facultado à DICOP enviar, em envelope lacrado, a respectiva Identificação de Usuário ao Diretor de Finanças ou de Unidade equivalente que a solicitou.
III - DO ACESSO TEMPORÁRIOArt. 6º Nos casos em que a Unidade necessitar de acesso temporário a rotinas não contidas no perfil do usuário, deverá ser solicitado pelo Diretor de Finanças ou cargo equivalente do órgão ou entidade o acesso às rotinas por meio do formulário contido no Anexo II desta Instrução Normativa, selecionando o tipo de vigência temporária e especificando as datas de inicio e de término.
§ 1º A solicitação prevista no caput deste artigo deverá ser encaminhada conforme disposto no art. 1º;
§ 2º O titular da Unidade Gestora poderá preencher o formulário e solicitar que o Diretor de Finanças ou cargo equivalente encaminhe para a DICOP, da forma prevista no parágrafo anterior.
Art. 7º Nos casos em que sejam realizados procedimentos de regularizações de pendências devido a orientações da Gerência de Controle e Orientação - GECOR, o Diretor de Finanças ou cargo equivalente do órgão ou entidade, deverá solicitar acesso provisório para o usuário entrar nas rotinas necessárias, sendo que o técnico da GECOR deverá discriminar as rotinas, no formulário constante do Anexo IV desta Instrução Normativa.
§ 1º A solicitação prevista no caput deste artigo deverá ser encaminhada para o e-mail gecor@sefaz.ba.gov.br, contendo a assinatura eletrônica do titular ou substituto da DIFIN ou da Unidade equivalente.
§ 2º Após a análise da solicitação, a GECOR encaminhará a autorização à GERAC, especificando as rotinas a serem concedidas ao usuário.
§ 3º Nos casos de atendimento presencial na GECOR, mesmo sem a definição específica das rotinas a serem utilizadas pelo usuário, a Unidade poderá solicitar ao Diretor de Finanças, ou seu substituto, ou cargo equivalente do órgão ou entidade, o envio prévio da autorização disposta no formulário constante do Anexo IV desta Instrução Normativa, para o e-mail disposto no § 1º deste artigo.
IV - DA SEGURANÇA E DO SIGILOArt. 8º As Identificações de Usuário fornecidas devem ser alteradas logo após o seu recebimento, conforme procedimentos estabelecidos no Anexo I desta Instrução Normativa.
Art. 9º O usuário, periodicamente, ou sempre que perceber que a sua senha possa ter perdido o caráter confidencial, deverá fazer sua imediata alteração, com base nos procedimentos descritos no Anexo I desta Instrução Normativa.
Art. 10. A senha é de caráter pessoal, constituindo falta grave o fornecimento da mesma a terceiros, implicando em responsabilidade, na forma do art. 198 da Lei nº 2.322/1966, e sujeitando o Servidor/Usuário às penalidades previstas no art. 203 da referida Lei.
V - DISPOSIÇÕES FINAISArt. 11. A DICOP manterá cadastro dos dirigentes das Diretorias de Finanças e das Unidades equivalentes em órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
§ 1º Serão recolhidas, de forma presencial, as assinaturas dos dirigentes, titulares e substitutos, para efetivo registro por meio de Cartão de Autógrafos.
§ 2º Sempre que houver nomeação de novos titulares ou substitutos das Diretorias de Finanças e das Unidades equivalentes, a DICOP solicitará o recolhimento das novas assinaturas na forma prevista no § 1º deste artigo.
Art. 12. As solicitações de acesso ao sistema para atender a casos não previstos nesta Instrução Normativa devem ser encaminhadas por ofício, assinado pelo Diretor de Finanças ou titular de Unidade equivalente, para a Diretoria da Contabilidade Pública, contendo as devidas justificativas para análise, utilizando o formulário do Anexo II desta Instrução Normativa.
Art. 13. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de outubro de 2011.
Art. 14. Fica revogada a Instrução Normativa DICOP nº 3, de 02 de agosto de 2004.
OLINTHO JOSÉ DE OLIVEIRA
Superintendente de Administração Financeira
FLORISVALDO ANUNCIAÇÃO DE LIMA
Diretor da Contabilidade Pública
ANEXO I - PROCEDIMENTOS PARA ALTERAÇÃO DA SENHA PESSOAL1. Para proceder à alteração da Senha Pessoal, o usuário, após receber a Identificação de Usuário, deverá atentar, imediatamente, para os seguintes passos:
1.1. Acessar o ambiente da PRODEB, e, na tela Menu de Aplicações, digitar o número correspondente a "XF74" no campo "COMANDO" e teclar "ENTER";
1.2. Na próxima tela, digitar a Identificação do Usuário e a senha atual, e teclar "ENTER". A primeira senha tem a mesma codificação da Identificação de Usuário;
1.3. Ao aparecer a mensagem "TECLE NOVA SENHA", digitar uma senha de escolha pessoal, contendo até 8 (oito) caracteres, e teclar "ENTER". A mensagem "SENHA ALTERADA" aparecerá, indicando o fim da operação. Teclar "ENTER", para sair da transação. A nova senha não pode ser igual a nenhuma das quatro últimas senhas imediatamente anteriores.
1.4. A senha de escolha pessoal deverá conter caracteres alfanuméricos e não deverão estar relacionados com dados pessoais, a exemplo de nomes, datas de aniversários, etc.
1.5. O sistema exigirá que a cada 90 dias a senha pessoal seja alterada.
ANEXO II - INSCRIÇÃO/ATUALIZAÇÃO DE CREDENCIAMENTO NO SICOF/SIGAPSecretaria: | Poder | Sec | ||
Órgão/Unidade: | Setor | Cód Org/Unid | ||
Nome Servidor/Usuário: | Cadastro/Matrícula | |||
Cargo/Função: | E-mail do Servidor/Usuário: |
Identificação do usuário no SICOF/SIGAP: | CPF |
TIPO DE SOLICITAÇÃO |
() Credenciamento | () Bloqueio | () Desbloqueio |
() Reativação | () Alteração | () Cancelamento |
TIPO DE VIGÊNCIA | ||
() Permanente | () Temporário de: / / até: / / |
Código | Descrição | Inserir ou Excluir |
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Data ____/____/______ | Assinatura do Dir. de Finanças, Cargo Equivalente ou substituto legal | | |||
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO: | |||||
Secretaria | Informar a Secretaria solicitante. | ||||
Órgão/Unidade | Informar o Órgão ou Entidade solicitante. | ||||
Cód. Org/Unid | Preencher com o código da Unidade, composto de 09 (nove) dígitos, conforme especificado no Anexo V da Portaria SEFAZ nº 079/1997, de 04 de fevereiro de 1997. | ||||
Nome | Informar o nome completo do Servidor/Usuário. | ||||
Cadastro/Matrícula | Informar o número da matrícula do Servidor/Usuário, composto do código da Secretaria/Órgão e do número do cadastro. | ||||
Cargo/Função | Informar o cargo ou função do Servidor/Usuário. | ||||
Setor | Informar o setor onde o Servidor/Usuário está exercendo suas atividades. | ||||
Identificação do Usuário no SICOF/SIGAP | Informar o código de identificação do usuário fornecido pela DICOP após efetuar o credenciamento. Obs: Não preencher no caso de credenciamento. | ||||
CPF | Informar o número do CPF do Servidor/Usuário. | ||||
E-mail | Informar o e-mail do Servidor/Usuário. | ||||
Tipo de Solicitação | Assinalar com (X) uma das opções: | ||||
| Credenciamento | Para inclusão de acesso do usuário. | |||
| Bloqueio | Para suspender, temporariamente, o acesso do usuário. | |||
| Desbloqueio | Para desativar o bloqueio. | |||
| Reativação | Para efetuar nova inclusão de acesso do usuário no caso de perda involuntária de senha. | |||
| Alteração | Para inclusão ou exclusão de funções permitidas ao usuário. | |||
| Cancelamento | Para bloquear, definitivamente, o acesso do usuário. | |||
Código e Descrição | Preencher com o código e a descrição das transações do SICOF e/ou do SIGAP a que será permitido acesso do Servidor/Usuário, de acordo com suas atribuições, observando a Tabela de Transações especificada no Anexo III desta Instrução. Algumas transações foram agrupadas, portanto o código especificado no Anexo III pode representar uma ou mais transações. Obs: Não discriminar as transações nos casos de bloqueio ou cancelamento. | ||||
Inserir ou Excluir | Preencher no caso de Alteração, sendo Inserir para inclusão da rotina ou Excluir. | ||||
Data | Preencher com dia/mês/ano da solicitação. | ||||
Assinatura do Diretor de Finanças ou Cargo Equivalente | Assinar após verificar o preenchimento correto das informações. |
CÓDIGO | DESCRIÇÃO | TRANSAÇÕES ACESSADAS | RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO |
CC00 | Acesso ao SIGAP | Acesso ao SIGAP | Todos |
CC10 | Cadastramento de Tabelas | Cadastramento de Tabelas | DICOP |
CC11 | Desbloqueio do Convênio | Desbloqueio do Convênio | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC12 | Liberação/Bloqueio Cad. Instr. Credor por Unidade Gestora | Liberação/Bloqueio Cad. Instr. Credor por Unidade Gestora | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC14 | Cadastramento de Convenentes em Débito | Cadastramento Convenentes em Débito | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC15 | Liberação/Retorno (Art. 25 da LRF) | Liberação/Retorno (Art. 25 da LRF) | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC16 | Liberação Gestão Anterior | Liberação Gestão Anterior | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC20 | Solicitação de Reserva de Dotação - Pré-empenho | Inclusão/Alteração/Cancelamento | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC40 | Cadastramento de Instrumentos | Inclusão, Alteração, Cancelamento cadastro de anos anteriores, Atualização cadastro convênios até 2003 | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC41 | Prestação de Contas | Prestação de Contas Alteração de Prestação de Contas | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC42 | Reprogramação de fluxo | Reprogramação de fluxo | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC43 | Correção de cadastr. Instr. Pós-empenho | Correção de cadastr. Instr. Pós-empenho | DICOP |
CC45 | Liberação de Instrumento | Liberação de Instrumento | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC50 | Convênio-Suspenso pela Administração | Inclusão e Exclusão | Controle Interno inclusive Diretor de Finanças/Cargo Equivalente |
CC60 | Temo Aditivo/Apostila | Inclusão/Alteração/Exclusão | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC61 | Termo Aditivo Correção de Termo Aditivo pós-confirmação | Confirmação/Exclusão da Confirmação Correção de Termo Aditivo pós-confirmação | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
CC70 | Termo de Ajuste/Apostila | Inclusão/Exclusão | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC80 | Encerramento | Encerramento de um instrumento e Encerramento do exercício | Unidade Orçamentária/Unidade Gestora |
CC90 | Consultas | Consultas | Todos |
CCA0 | Relatórios | Relatórios | Todos |
SC00 | Tela Inicial/Acesso | Tela Inicial/Acesso ao SICOF | Todas Unidades/DICOP |
SC10 | Tabelas | Cadastramento de Tabelas | DICOP |
SC21 | Credores | Inclusão de Dados Bancários do Credor | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente/DICOP |
SC22 | Credores | Alterar ou excluir dados bancários do credor | DICOP |
SC24 | Credores | Inclusão de dados cadastrais | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária/DICOP |
SC25 | Credores | Alterar dados cadastrais | DICOP |
SC31 | Plano de Contas Nível 7 | Cadastramento de Contas Nível 7 | Todas Unidades |
SC34 | Plano de Contas - Receita | Cadastramento de Receita | DICOP |
SC35 | Eventos | Inclusão, Alteração e Exclusão de Eventos | DICOP |
SC50 | Crédito Adicional | Confirmação e Desconfirmação de Crédito Adicional/Alteração de Quadro de Detalhamento da Despesa - QDD/Cronograma de QCM | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
Cronograma de QCM | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente (QDD) | ||
SC70 | Descentralização | Inclusão, Anulação, Correção e Correção de Anulação, Impressão da Portaria de Descentralização e de Anulação. | Unidade Orçamentária |
SC75 | Descentralização | Confirmação e Confirmação de Anulação de Descentralização | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SC80 | QCM Alocado | Confirmação | DEPAT |
SC86 | QCM Programado | QCM Programado | DEPAT |
SC91 | LRI | Inclusão e Anulação de LRI | DEPAT |
SC93 | LRI | Autorização e Anulação da Autorização de LRI | DEPAT |
SC94 | LRI | Confirmação e Anulação de Confirmação de LRI | DEPAT |
SC96 | MRI | Inclusão/Estorno de MRI | Unidade Orçamentária/Indireta |
SC98 | MRI | Autorização/Estorno de MRI | Unidade Orçamentária/Indireta |
SC99 | MRI | Confirmação/Estorno de MRI | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SC3A | Fluxo de QCM | Cadastramento do Fluxo de QCM | DICOP |
SCA0 | Empenho | Inclusão e Anulação de Empenho | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
Emissão da Nota de Empenho | |||
Emissão da Nota de Anulação de Empenho | |||
Inclusão de Empenho de Adiantamento | |||
SCB0 | Liquidação | Liquidação/Estorno de Empenho Liquidado | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
Liquidação/Estorno de Restos a Pagar Liquidado | |||
SCBA | Restos a Pagar | Regularização de Restos a Pagar | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCB3 | Adiantamento | Regularização/Estorno de Regularização de Adiantamento | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCB6 | Folha de Pagamento | Regularização/Estorno de Regularização de Folha de Pagamento | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCB9 | Estorno e Regularização de Pagamento | Regularização/Estorno da Regularização de Pagamento | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCC6 | Pagamento | Estorno Total de OBE | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
Estorno Parcial de Pagamento Orçamentário | |||
Estorno Parcial de Pagamento Extra-Orçamentário | |||
SCC1 | Pagamento Orçamentário | Inclusão/Anulação Pagamento Orçamentário | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
SCC2 | Pagamento | Autorização de Pagamento e Anulação de Pagamento Não Confirmado | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
SCC3 | Pagamento | Confirmação/Estorno de Confirmação de Pagamento | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCCB | Pagamento | Regularização de Pagamento Orçamentário | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCD1 | Pagamento Extra-Orçamentário | Inclusão de Pagamento Extra Orçamentário | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
SCD5 | MRB | Inclusão e Regularização de MRB | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
SCD4 | Regularização de Pagamento | Regularização de Pagamento Extra Orçamentário | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCD6 | LRB | Inclusão e Regularização de LRB | DEPAT |
SCE1 | Lançamento Receita | Lançamento/Estorno de Receita | Direta e Indireta ???? |
SCE2 | Lançamento Evento | Lançamento/Estorno de Lançamento por Evento | Todas Unidades |
SCF0 | Adiantamento | Inclusão, Alteração, Exclusão e Impressão de RA, Concessão, Liberação e Concessão (Regularização) | Unidade Gestora/Unidade Orçamentária |
SCG0 | Abertura/Encerramento do Exercício | Abertura de Novo Exercício/Transferência de Tabelas | DICOP |
SCH0 | Encerramento do Exercício | Rotinas para Encerramento do Exercício | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCH7 | Cancelamento de Restos a Pagar | Cancelamento de Restos a Pagar Não-Processados | DICOP |
SCI0 | Pré-Liquidação | Inclusão e Anulação de Pré-Liquidação | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCJ0 | Abertura/Encerramento Mensal | Abertura/Fechamento da Contabilidade Mensal | DICOP |
SCL1 | Cancelamento de Restos a Pagar | Cancelamento de Restos a Pagar por Empenho | Unidade Gestora/Orçamentária/Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCK2 | MRI Especial | Inclusão e Anulação de MRI Especial | Unidade Orçamentária |
SCK4 | MRI Especial | Autorização e Anulação de Autorização de MRI Especial | Unidade Orçamentária |
SCK5 | MRI Especial | Confirmação e Anulação de Confirmação de MRI Especial | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente |
SCJ1 | Alteração de Produto | Alteração de Produto | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente |
SCAA | Auditoria | Auditoria | AGE/DICOP |
SCN0 | Consultas | Consultas | Todas Unidades |
SCR0 | Relatórios | Relatórios Gerenciais, Legais, Operacionais e Tabelas | Todas Unidades |
SCR5 | Relatório de Pagamento | Relatório de Pagamento por Credor | Todas Unidades |
SCR8 | Impressão Conjunto Relatórios | Impressão de Relatório no Encerramento do Exercício | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente |
SCCD | Confirmação de Pagamento | Confirmação de Pagamento por Unidade | Diretoria de Finanças ou Unidade Equivalente |
SCMG | Mensagem | Cadastramento de Mensagens | DICOP |
SCMI | Manutenção DIRF | Migração Nota Fiscal | Todas as unidades |
SCD8 | DIRF | Manutenção DIRF | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
SCD9 | DIRF | Validação DIRF | Diretoria de Finanças/Unidade Equivalente. |
SCM0 | Atualização de Notas Fiscais | Desmembrar Nota Fiscal | DICOP |
SC9A | Menu Principal | Adiar horário de confirmação | DEPAT |
SC27 | Libera SAEB/GCC | Desbloqueio de unidade do uso exclusivo do GCC | SAEB/SSA |
Secretaria: | Poder | Sec | |
Órgão/Unidade: | Cód Org/Unid | ||
Nome Servidor/Usuário: | Cadastro/Matrícula |
Identificação do usuário no SICOF/SIGAP | LOGIN |
Para permitir a devida regularização no sistema, autorizo a acesso as rotinas necessárias no Sistema de Informações Contábeis e Financeiras - SICOF e/ou Sistema de Gestão de Gastos Públicos - SIGAP para permitir que o usuário efetue os procedimentos necessários para adequação dos fatos conforme justificativa abaixo. |
Justificativa(1): |
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(1) Especificar os empenhos, cancelamentos, correções de saldos contábeis e demais situações objeto de regularização.
Data ____/____/______ | Assinatura do Dir. de Finanças, Cargo Equivalente ou substituto |
CAMPO EXCLUSIVO DA GECOR/DICOP | ||
Código | Descrição | |
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Data ____/____/______ | Assinatura do Técnico responsável da GECOR/DICOP |