Parecer Técnico nº 10 DE 26/04/2016
Norma Estadual - Pará - Publicado no DOE em 26 abr 2016
ASSUNTO:ICMS. ISENÇÃO DO DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA. ATIVO IMOBILIZADO.
PEDIDO
A requerente, com base no art. 174 - D, § 2º, Inciso VIII do Decreto n.º 1.654, de 15 de junho de 2005, solicita ao Fisco Est adual, por seu representante legal, a concessão de isenção do pagamento do ICMS relativo à diferença entre a alíquota interna e interestadual, incidente nas aquisições para o ativo imobilizado da empresa, conforme segue:
ITEM | EQUIPAMENTO | FORNECEDOR | NF - e | DATA DE EMISSÃO | NCM |
01 | PARTES E PEÇAS DE UM ELEVADOR DE CAÇAMBAS, REF. 1095160 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
02 | PARTES E PEÇAS DE UM ELEVADOR DE CAÇAMBAS, REF. 1095161 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
03 | PARTES E PEÇAS DE UMA CORREIA TRANSPORTADORA, REF. 1095162 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
04 | PARTES E PEÇAS DE UM ELEVADOR DE CAÇAMBAS, REF. 1095164 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
05 | PARTES E PEÇAS DE UM ELEVADOR DE CAÇAMBAS, REF. 1095165 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
06 | PARTES E PEÇAS DE UMA CORREIA TRANSPORTADORA, REF. 1095169 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.32.00 |
07 | PARTES E PEÇAS DE UM TRANSPORTADOR DE CORRENTES, REF. 1095206 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8428.39.00 |
08 | PARTES E PEÇAS DE UMA MÁQUINA DE LIMPEZA, REF. 1095209 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8417.10.00 |
09 | PARTES E PEÇAS DE UM SECADOR DE CEREAIS, REF. 1095213 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8419.31.00 |
10 | PARTES E PEÇAS DE UMA FORNALHA A LENHA, REF. 1095215 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8417.80.90 |
11 | PARTES E PEÇAS DE UM CAPTADOR DE IMPUREZAS PARA SECADOR, REF.1095217 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8421.39.90 |
12 | PARTES E PEÇAS DE UM SILO METÁLICO ARMAZENADOR, REF. 1095219 | COMIL SELOS E SECADORES LTDA | 47.460 | 07/07/2015 | 8479.89.40 |
Documentos anexos:
Requerimento de solicitação de benefício, datado de 03.09.2015, fls. 01 e 02;
Termo de Responsabilidade datado de 03.09.2015, declarando que os bens adquiridos serão incorporados ao ativo imobilizado da entidade, fls. 03 e 04;
Cópia DANFE n.º 48.466, emitido em 26/08/2015, fls. 05 a 08;
Parecer prévio emitido pela repartição fiscal da circunscrição do contribuinte, datado de 31/03/2016, fls. 09;
Consulta resumida do Cadastro de Contribuinte do ICMS, fls. 11 e 12;
Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral - CNPJ, fls. 13 a 15;
Relatório de Fronteira, período de 08/2015 a 12/2015, emitido em 26.04.2016, fls. 16;
Relatório CVIT - Débitos, emitido em 26/04/2016, onde consta pendência de débito de "omisso - vencido", fls. 17.
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
Constituição Federal de 1988;
Decreto n.º 1.654, de 15 de junho de 2005;
Regulamento do ICMS - RICMS, aprovado pelo Decreto n.º 4.676, de 18 de junho de 2001.
MANIFESTAÇÃO
O benefício está disciplinado no art. 174 - D do RICMS, com redação dada pelo Decreto Estadual n.º 1.654, de 15 de junho de 2005, que concede isenção do pagamento do ICMS, relativamente à aplicação do diferencial de alíquota nas operações com máquinas, equipamentos e implementos destinados ao ativo imobilizado de produtores agropecuários e de estabelecimentos agro - industriais inscritos no cadastro de contr ibuintes do ICMS, "in verbis":
Art. 174 - D. Ficam isentas do pagamento do ICMS, relativamente à aplicação do diferencial de alíquota, as operações com máquinas, equipamentos e implementos destinados ao ativo imobilizado de produtores agropecuários e de estabelecimentos agro - industriais, inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS. § 1º Para os efeitos deste artigo, consideram - se:
I - produtores agropecuários: aqueles que têm como atividade econômica a produção agrícola e/ou a criação de animal para alimentação humana;
II - estabelecimentos agro - industriais: aqueles que têm como atividade econômica o processo integrado da produção agrícola e/ou criação animal próprios e sua respectiva industrialização.
§ 2º A isenção referida neste artigo aplica - se aos bens relacionados abaixo:
[...]
VIII - SECAGEM E ARMAZENAGEM:
a) secadores agrícolas em geral, classificados no código 8419.31.00 da NCM;
b) silos, classificados no código 8479.89.40 da NCM:
1. tanques;
2. armazenadores;
c) transportadores, classificados nos códigos 8428.32.00, 8428.33.00, 8428.39.10 e 8428.39.90 da NCM:
1. helicoidais (caracol);
2. mecânico cont. de corrente (redler);
3. mecânico cont. de correia;
4. mecânico cont. de caçamba;
5. vibratório (tipo calha)
d) máquina para limpeza de cereais, classificada no código 8437.10.00 da NCM;
e) exaustor ventilador, classificado no código 8414.80.19 da NCM;
f) estufas, classificada no código 8419.89.20 da NCM;
g) autoclave, classificado no código 8419.81.10 da NCM;
h) aquecedor de água, classificado no código 8419.19.90 da NCM;
i) queimador a casca lenha, classificado no código 8416.20.90 da NCM;
j) fornalha, classificada no código 8416.30.00 da NCM;
k) moinho martelo, classificado no código 8437.80.10 da NCM;
l) fábrica de ração, classificada no código 8436.10.00 da NCM;
m) trocador de calor, classificado no código 8419.50.21 da NCM;
[...]
§ 3º O fruição do benefício previsto no caput fica condicionada à:
I - regularidade fiscal do contribuinte perante o fisco estadual;
II - permanência do bem no ativo imobilizado pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.
§ 4º A isenção de que trata o caput será concedida, em cada caso, por despacho do Secretário Executivo de Estado da Fazenda, mediante requerimento instruído, obrigatoriamente, com:
I - cópia da Nota Fiscal das máquinas e equipamentos adquiridos com a respectiva classificação fiscal ou, na falta de sua indicação na nota, a classificação da mercadoria deverá ser informada pelo contribuinte;
II - termo de responsabilidade emitido pelo contribuinte, relativamente à permanência do bem no ativo imobilizado pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.
§ 5º A repartição fiscal de circunscrição do contribuinte encaminhará a solicitação para o titular da Secretaria Executiva de Estado da Fazenda com parecer prévio sobre o preenchimento, ou não, das condições para gozo do benefício fiscal.
Em relação ao prazo para recolhimento do imposto, o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n.º 4.676, de 18 de junho de 2001, estabelece que:
CAPÍTULO XII
DO RECOLHIMENTO DO IMPOSTO
Art. 108. O recolhimento do ICMS far-se-á nos seguintes prazos:
I - no ato da saída dos produtos primários pelo produtor ou extrator;
II - até o 10º (décimo) dia do mês subseqüente ao da entrada de bens e serviços em território paraense, em relação às operações em que couber diferença de alíquota prevista no inciso VII, § 2º, do art. 155, da Constituição Federal. (grifos nossos)
Para a concessão do benefício, o § 3º do art. 174 -D do RICMS exige a regularidade fiscal do contribuinte perante o fisco estadual, bem como a destinação das máquinas e equipamentos ao ativo imobilizado da empresa.
Estas duas condições não foram atendidas plenamente, tendo em vista existirem pendências para o contribuinte, no que se refere a descumprimento de obrigação acessória.
No § 2º encontramos uma lista taxativa dos bens aos quais se aplicam o referido benefício fiscal. No caso em tela, conforme informação fornecida pelo contribuinte, as máquinas e equipamentos adquiridos
enquadram -se no inciso
VIII -SECAGEM E ARMAZENAGEM. Assim, analisando a relação dos bens fornecida pelo contribuinte, reproduzida no quadro acima, e a relação constante no Decreto n.º 1.654/05, constatamos que, para todos os bens descritos no quadro em epígrafe, existem correlações dos respectivos Códigos NCM com os correspondentes Códigos NCM previstos expressamente no Decreto 1.654/05.
Ainda, pela análise do relatório de fronteira constante de fls. 16, constatamos que os bens adquiridos através da NF- e 48.466 entraram no território paraense no dia 30/08/2015. Considerando que o prazolimite previsto na legislação para que o contribuinte realizasse o recolhimento do imposto relativo à diferença de alíquota seria até 10/09/2015, podemos concluir que o contribuinte formalizou o pleito de isenção de ICMS - Diferença de Alíquota de forma intempestiva, tendo em vista que o expediente somente foi protocolado no dia 11/09/2015.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, opinamos pelo INDEFERIMENTO do pedido, considerando que o requerente formalizou a solicitação após o prazo estabelecido pela legislação para o recolhimento do imposto.
Outrossim, consta irregularidade fiscal do contribuinte perante o fisco estadual dessa forma contrariando o que preceitua o inciso I, § 3º art. 174 - D do RICMS/PA. Entretanto, este parecer fica na dependência de anuência final superior.
Belém, 26 de abril de 2016.
Denise Dacier L. A. Santos,Fiscal de Receitas Estaduais;
ENEIDA SIQUEIRA,Coordenadora da CAIF/DTR;
CARLOS ALBERTO MARTINS QUEIROZ, Diretor de Tributação.
De acordo. Dê - se ciência da decisão.
NILO EMANOEL RENDEIRO DE NORONHA, Secretário de Estado da Fazenda.