Portaria DNPM nº 127 de 25/03/2011
Norma Federal - Publicado no DO em 29 mar 2011
Aprova o Roteiro Técnico para elaboração do Projeto de Caracterização Crenoterápica de que trata o item 5.4.4 da Norma Técnica nº 001/2009, aprovada pela Portaria nº 374, de 1º de outubro de 2009.
O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM, no uso da competência que lhe confere o art. 17, I, VIII e IX, da Estrutura Regimental do DNPM, aprovada pelo Decreto nº 7.092, de 02 de fevereiro de 2010,
Resolve:
Art. 1º Fica aprovado, na forma do anexo único desta Portaria, o Roteiro Técnico para elaboração do Projeto de Caracterização Crenoterápica para águas minerais com propriedades terapêuticas utilizadas em complexos hidrominerais ou hidrotermais de que trata o item 5.4.4 da Norma Técnica nº 001/2009, aprovada pela Portaria nº 374, de 1º de outubro de 2009.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MIGUEL ANTONIO CEDRAZ NERY
ANEXOROTEIRO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE CARACTERIZAÇÃO CRENOTERÁPICA
I - Procedência do recurso mineral (surgência/poço tubular).
II - Procedência (local).
III - Responsável pela surgência/poço tubular (empresa ou proprietário).
IV - Classificação e características do recurso mineral.
V - Justificativas e relevância.
VI - Objetivos:
1. Caracterizar os principais elementos minerais contidos na água em estudo e relacionar suas ações benéficas no organismo humano.
2. Fornecer informações científicas relativas à composição química, físico-química e microbiológica do recurso mineral para fins de racionalização de uso frente ao público consumidor.
3. Possibilitar a Classificação do Recurso Mineral com base no Código de Águas Minerais e legislação correlata.
VII - Aspectos das propriedades terapêuticas do recurso mineral. Ações no organismo humano.
VIII - Técnicas de aproveitamento do recurso mineral estudado. Procedimentos balneoterápicos utilizados (banhos, duchas, jatos, inalação, etc.).
IX - Indicações e contra-indicações balneoterápicas do(s) recurso(s) em estudo. Reações anormais (reação e crise termal). Mecanismos de produção.
X - Manual orientativo para os usuários (banhos, duchas, saunas, inalação, hidropismo, piscinas, etc.). Referências bibliográficas.
XI - Bibliografia geral.
XII - Índice geral.
XIII - Equipe técnica responsável pelo projeto: (nomes endereços, contatos, formação e qualificação profissional, registro no Conselho Profissional de Classe), incluindo a obrigatoriedade de pelo menos um profissional médico.