Portaria DIRAR/INSS nº 95 de 03/12/2003
Norma Federal - Publicado no DO em 04 dez 2003
Aprova os formulários a serem utilizados na realização das auditorias nos regimes próprios de previdência social.
O Diretor da Receita Previdenciária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos incisos VI e VII do art. 18, combinado com o art. 33 da Estrutura Regimental do INSS, aprovada pelo Decreto nº 4.688, de 7 de maio de 2003, considerando o disposto na alínea h do inciso I do art. 8º da Lei nº 10.593, de 6 de dezembro de 2002, e no § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, relativamente à auditoria dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos e dos militares da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios nos termos da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998; considerando o estabelecido na Portaria MPS nº 419, de 2 de maio de 2002, no que se refere ao planejamento e à coordenação do procedimento fiscal nos regimes próprios de previdência social dos entes estatais e demais disposições, observadas as alterações introduzidas pela Portaria MPS nº 777, de 10 de julho de 2002, resolve:
Art. 1º Aprovar os formulários em anexo a serem utilizados na realização das auditorias nos regimes próprios de previdência social.
Art. 2º Delegar competência às chefias da Divisão ou do Serviço da Receita Previdenciária das Gerências-Executivas da Previdência Social para emitir e assinar o ofício constante do Anexo I desta Portaria.
Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
CARLOS ROBERTO BISPO
ANEXO IInserir logotipo | MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIALDIRETORIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA |
Gerência Executiva do INSS em ___________________________
Ofício GEX nº ______, de __/___/____.
Exmo. Sr. (Prefeito, Governador, Diretor, Presidente ...)
Comunicamos a V. Exa. que, nos termos do parágrafo único do art. 9º da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, do § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, do parágrafo único do art. 20 da Portaria MPAS nº 4.992, de 5 de fevereiro de 1999, e do art. 1º da Portaria MPAS nº 419, de 2 de maio de 2002, o Auditor-Fiscal da Previdência Social abaixo identificado foi designado para proceder à coleta de informações e de documentos destinados a subsidiar a Secretaria de Previdência Social - SPS, na análise quanto à existência e à regularidade do Regime Próprio de Previdência Social desse ente estatal.
Os trabalhos serão realizados no período de _______ a _______, o qual poderá ser prorrogado, caso necessário.
Na oportunidade, solicitamos o apoio necessário à realização das atividades e permissão de livre acesso dos Auditores-Fiscais aos documentos e sistemas relacionados aos trabalhos a serem desenvolvidos.
Certos de que poderemos contar com a presteza e colaboração dessa entidade, agradecemos, antecipadamente.
(nome, qualificação e assinatura do Diretor da Receita Previdenciária ou chefia da Divisão/Serviço da Receita Previdenciária)
Auditor-Fiscal da Previdência Social designado:
____________________________________________
(nome e matrícula)
Ao
Município/Governo/Unidade Gestora
Endereço
ANEXO IIInserir logotipo | MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIALDIRETORIA DA RECEITA PREVIDENCIÁRIA |
TERMO DE SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS - TSD
1. ENTE ESTATAL: | CNPJ: | |
DADOS DO RPPS: | ||
UNIDADE GESTORA: | CNPJ: | |
ENDEREÇO: | Nº: | BAIRRO: |
MUNICÍPIO: | UF: | CEP: |
2. |
Nos termos do disposto no parágrafo único do art. 9º da Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, do § 4º do art. 229 do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, do parágrafo único do art. 20 da Portaria MPAS nº 4.992, de 5 de fevereiro de 1999, e do art. 1º da Portaria MPAS nº 419, de 2 de maio de 2002, são solicitados os documentos e/ou esclarecimentos abaixo assinalados: |
Constituição estadual/Lei orgânica municipal/Lei orgânica distrital | |
Estatuto do servidor/Lei do regime jurídico único | |
Leis orçamentárias | |
Leis do regime próprio de previdência social e dos fundos previdenciários e normas regulamentares | |
Decretos e portarias de nomeação ou de dispensa e termos de posse dos servidores | |
Atas de nomeação e posse dos dirigentes do órgão ou da unidade gestora do regime próprio de previdência social | |
Atas de eleição dos membros dos conselhos administrativo e fiscal dos fundos previdenciários | |
Livro de publicação de leis | |
Convênio, consórcio ou outra forma de associação firmado com órgão oficial de previdência social e ato de autorização | |
Notas de empenho, ordens bancárias e de pagamento | |
Nota Técnica Atuarial, Relatório Final da avaliação | |
Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial - DRAA | |
Folhas de pagamento dos servidores ativos e inativos e pensionistas vinculados ao regime próprio de previdência social | |
Relatório Resumido da Execução Orçamentária - RREC, e respectivos anexos | |
Demonstrativo da Despesa com Pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (Anexo XII do Relatório de Gestão Fiscal) | |
Documentos relativos às aplicações de recursos do regime próprio de previdência social | |
Relatórios das inspeções e auditoria de natureza atuarial, contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos órgãos de controle interno e externo | |
Balanço patrimonial e financeiro e balancetes | |
Demonstração das variações patrimoniais | |
Notas explicativas | |
Registros contábeis auxiliares para apuração de depreciações, de reavaliações dos investimentos, da evolução das reservas | |
Contrato de administração de carteira de investimento e processo que embasou a escolha da instituição | |
Demonstrativo das Receitas e Despesas do Regime Próprio de Previdência Social (Anexo II da Portaria MPAS nº 4992, de 1999) | |
Demonstrativo Financeiro do Regime Próprio de Previdência Social (Anexo III da Portaria MPAS nº 4.992, de 1999) | |
Avaliação da situação financeira e atuarial constante do Anexo de Metas Fiscais da lei de diretrizes orçamentárias | |
Outros documentos |
3. |
A documentação assinalada, relativa ao período de ________ a _________, deverá ficar à disposição desta Fiscalização, no endereço e local ____________________________, a partir de ____/____/_____, às ____ horas e _____ minutos, e durante todo o desenvolvimento do procedimento fiscal. |
4. | |
_________, ____/____/____ ________________________ carimbo e assinatura _______________________ carimbo e assinatura |