Portaria Conjunta MDS/INSS nº 1 de 29/05/2009
Norma Federal - Publicado no DO em 01 jun 2009
Institui instrumentos para avaliação da deficiência e do grau de incapacidade de pessoas com deficiência requerentes ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, conforme estabelece o art. 16, § 3º, do Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007, alterado pelo Decreto nº 6.564, de 12 de setembro de 2008.
Notas:
1) Revogada pela Portaria Conjunta MDS/INSS nº 1, de 24.05.2011, DOU 26.05.2011.
2) Assim dispunha a Portaria Conjunta revogada:
"O MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME - MDS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 87, parágrafo único, II, da Constituição, e O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 26, de 19 de janeiro de 2007, art. 6º, inciso I e X, da Estrutura Regimental do INSS, aprovada pelo Decreto nº 5.870, de 8 de agosto de 2006,
Considerando o novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de incapacidade da pessoa com deficiência requerente ao Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, instituído pelo Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007, e alterações posteriores;
Considerando o prazo para implementação do novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de incapacidade da pessoa com deficiência requerente ao BPC, estabelecido pelo art. 50 do Decreto nº 6.214/2007;
Considerando a necessidade de desenvolver a avaliação da deficiência e do grau de incapacidade da pessoa com deficiência requerente ao BPC em sistema operacional informatizado; e
Considerando a determinação legal acerca da responsabilidade de operacionalização do BPC pelo INSS, conforme o art. 20, § 6º, da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e art. 3º do Decreto nº 6.214/2007,
Resolvem:
Art. 1º Ficam instituídos os instrumentos para avaliação da deficiência e do grau de incapacidade, composta de avaliação médica e social.
§ 1º Os instrumentos a que se refere o caput são constituídos de dois modelos diferentes, assim discriminados:
a) Avaliação da deficiência e do grau de incapacidade - Pessoa com deficiência - 16 anos ou mais - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC - espécie 87, anexo I;
b) Avaliação da deficiência e do grau de incapacidade - Pessoa com deficiência - criança e adolescente menor de 16 anos - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC - espécie 87, anexo II.
Art. 2º Os instrumentos para avaliação da deficiência e do grau de incapacidade destinam-se à utilização pelo assistente social e pelo médico perito, ambos do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, da seguinte forma:
I - Assistente Social:
a) avaliação social, considerando e qualificando os fatores ambientais por meio dos domínios: produtos e tecnologias; condições de moradia e mudanças ambientais; apoios e relacionamentos; atitudes; serviços, sistemas e políticas.
b) avaliação social considerando e qualificando atividades e participação - parte social, para requerentes com 16 anos de idade ou mais, por meio dos domínios: vida doméstica; relação e interações interpessoais; áreas principais da vida; vida comunitária, social e cívica.
c) avaliação social, considerando e qualificando atividades e participação - parte social, para requerentes menores de 16 anos de idade, por meio dos domínios: relação e interações interpessoais; áreas principais da vida; vida comunitária, social e cívica.
II - Médico-Perito:
a) avaliação médica, considerando e qualificando as funções do corpo por meio dos domínios: funções mentais; funções sensoriais da visão; funções sensoriais da audição; funções sensoriais da voz e da fala; funções do sistema cardiovascular; funções do sistema hematológico; funções do sistema imunológico; funções do sistema respiratório; funções do sistema digestivo; funções dos sistemas metabólico e endócrino; funções geniturinárias; funções neuromusculoesqueléticas e relacionadas ao movimento; funções da pele.
b) avaliação médica, considerando e qualificando atividades e participação - parte médica, por meio dos domínios: aprendizagem e aplicação do conhecimento; tarefas e exigências gerais; comunicação; mobilidade; cuidado pessoal.
Art. 3º Os instrumentos para avaliação da deficiência e do grau de incapacidade a que se refere o art. 1º podem compor os sistemas operacionais usados pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS para reconhecimento do direito ao recebimento e manutenção dos benefícios administrados pela Previdência Social e podem também ser usados de forma impressa, conforme a necessidade, para cumprir o estabelecido pelo Decreto nº 6.214/2007.
Art. 4º Os Conceitos e Critérios de Avaliação Médica e Social, bem como a Tabela Combinatória de Pontuação a ser utilizada na aplicação dos instrumentos instituídos por esta Portaria Conjunta, encontram-se nos Anexos III e IV, respectivamente.
PATRUS ANANIAS
Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
VALDIR MOYSÉS SIMÃO
Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social
ANEXO I
AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E DO GRAU DE INCAPACIDADE |
PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 16 ANOS OU MAIS |
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - BPC - ESPÉCIE 87 |
GEX _______________________________________ APS ____________________________________ |
Requerimento: | NB: | ||||
Nome do Requerente: | Apelido: | ||||
Nome do Responsável ou Representante legal: ( ) Mãe/ Pai ( ) Tutor ( ) Curador ( ) Procurador | |||||
Data de Nascimento: / / | Idade: | Sexo: M ( ) F ( ) | CPF: | Doc. Identidade Nº: | Órgão Emissor: |
Escolaridade: ( ) não alfabetizado ( ) fundamental completo ( ) médio ( ) completo ( ) superior ( ) completo( ) fundamental incompleto ( ) 1ª a 4ª série ( ) incompleto ( ) incompleto( ) 5ª a 8ª série | |||||
Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) União Estável ( ) Divorciado ( ) Separado de fato ( ) Viúvo | |||||
Onde o requerente vive?: ( ) Residência ( ) Instituição | |||||
Endereço Residencial ou Institucional (citar pontos de referência): | |||||
Cidade: | UF: | CEP: | Tel.: | ||
Endereço para Correspondência: | Bairro: | ||||
Cidade: | UF: | CEP: | Tel . : | ||
Cobertura Previdenciária: ( ) Nunca foi segurado ( ) Perdeu a qualidade de segurado ( ) Dependente de segurado ( ) Outros | |||||
Deficiência Informada: ( ) Deficiência Visual ( ) Deficiência Auditiva ( ) Deficiência do Aparelho Locomotor ( ) Deficiência Mental /Intelectual( ) Deficiências Múltiplas ( ) Doença Mental ( ) Doença Crônica ( ) Não sabe informar |
RESULTADO DA AVALIAÇÃO BASEADA NA CIF
Atividades e Participação | ||||||||
d1 | d2 | d3 | d4 | d5 | d6 | d7 | d8 | d9 |
CONCLUSÃO
Função do Corpo (b) | Atividade e Participação (d) | Fatores Ambientais (e) |
( ) O requerente preenche os requisitos determinados pelo art. 20, § 2º, da Lei nº 8.742/1993, de incapacidade para a vida independente e para o trabalho.
( ) O requerente não preenche os requisitos determinados pelo art. 20, § 2º, da Lei nº 8.742/1993, de incapacidade para a vida independente e para o trabalho.
________________ __________________________________________
Local e data Médico Perito (assinatura, matrícula e CRM)
________________ __________________________________________
Local e data Assistente Social (assinatura, matrícula e CRESS)
AVALIAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 16 ANOS OU MAIS - ESPÉCIE 87 - BPC / LOAS |
HISTÓRIA
FATORES AMBIENTAIS Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma barreira, 1 - barreira leve, 2 - barreira moderada, 3 - barreira grave, 4 - barreira completa |
Considerar na avaliação dos fatores ambientais: Ambiente social - relações de convívio familiar, comunitário e social, considerando a acessibilidade às políticas públicas, a vulnerabilidade e o risco pessoal e social em que a pessoa com deficiência está submetida.Ambiente físico - território onde vive e as condições de vida presente, considerando a acessibilidade, salubridade ou insalubridade. |
I - PRODUTOS E TECNOLOGIA - e1: Referem-se a qualquer produto, instrumento, equipamento ou tecnologia adaptado ou especialmente projetado para melhorar a funcionalidade de uma pessoa incapacitada. Analisar conforme a necessidade do requerente em relação à deficiência apresentada.
Indicadores = disponibilidade; acesso com dificuldade (despesa, distância geográfica entre o domicílio e o local de acesso, qualidade e periodicidade).
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
1. Produtos ou substâncias para consumo pessoal (há alimentação/dieta suficiente? há medicação disponível? e outros) - e110 | |||||
2. Produtos e tecnologia para uso pessoal e mobilidade na vida diária (há objetos necessários ou de uso pessoal disponíveis, como: órtese/prótese; bolsa coletora; instrumentos para cuidados e higiene pessoal; fralda descartável; cadeiras de rodas, andador, bengala e outros?) - e115/e120 | |||||
3. Produtos e tecnologia para comunicação (há instrumentos disponíveis, como: computador, prótese de voz, aparelhos auditivos e outros?) - e125 | |||||
4. Produtos e tecnologia para educação, cultura e lazer (há materiais e produtos, como: livros, brinquedos educativos, adaptações de instrumentos musicais e de materiais artísticos disponíveis?) - e130 /e140 | |||||
5. Produtos e tecnologia usados em projetos, arquitetura e construção de edifícios para uso público/privado (existência de rampa, elevador sonorizado e com Braile, semáforo sonoro e outros disponíveis e acessíveis) - e150/e155 | |||||
RESULTADO |
II - CONDIÇÕES DE MORADIA E MUDANÇAS AMBIENTAIS - e2: Referem-se ao ambiente natural ou físico.
Indicadores = grau de vulnerabilidade e de risco social (acessibilidade, privacidade da moradia, insalubridade e precarização do ambiente).
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
6. Nível de vulnerabilidade e risco social do território de moradia (existem quaisquer aspectos climáticos ou evento natural ou de causa humana que seja um problema para a pessoa com deficiência, tais como: morro, córrego, possível desabamento, inundações ou tempestades; poluição e/ou elevada violência urbana?) e210/e225/e230/e235 | |||||
7. Situação e condição de moradia (a moradia é um problema para a pessoa com deficiência? Observar se a residência ou instituição é adaptada e o grau de privacidade; observar se a residência é própria, alugada, cedida, de favor, invadida, assentamento, pessoa em situação de rua; se é construção de alvenaria, madeira, taipa, ou outros) - e298 | |||||
RESULTADO |
III - APOIO E RELACIONAMENTOS - e3: Referem-se às pessoas que fornecem proteção, apoio físico ou emocional. Refere-se ainda, aos relacionamentos com outras pessoas, na casa, no local de trabalho, escola ou
Apoio em outros aspectos das suas atividades diárias.
Indicadores = Inexistência de apoio e relacionamentos; apoio e relacionamentos insatisfatórios, que dificultam o convívio, no âmbito das relações familiares, comunitárias, institucionais e sociais.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
8. Apoio e proteção da família (dispõe de apoio emocional, afetivo e proteção destes? É satisfatório?) - e310/e315 | |||||
9. Apoio e relacionamentos com conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos e membros da comunidade (dispõe de apoio emocional, afetivo e proteção destes? É satisfatório?) - e325 | |||||
10. Apoio e relacionamentos com profissionais da saúde e cuidadores (dispõe de apoio emocional, afetivo e proteção destes? É satisfatório?) - e340/e355 | |||||
11. Condições familiares que interferem na disponibilidade de apoio e relacionamentos. (existem idosos na família? Existem crianças? Existem outras pessoas doentes ou com deficiência? A busca de sobrevivência material dificulta o relacionamento e a disponibilidade de apoio dos familiares a pessoa com deficiência?) - e398 | |||||
RESULTADO |
IV - ATITUDES - e4: Referem-se às atitudes que são as conseqüências observáveis dos costumes, práticas, ideologias, valores e normas. Essas atitudes influenciam o comportamento individual e a vida social em todos os níveis, dos relacionamentos interpessoais e sociais às estruturas políticas, econômicas e legais.
Indicadores = atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes, que influenciam o comportamento e as ações da pessoa com deficiência.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
12. Vive situações de atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes de membros da família? - e410/e415 | |||||
13. Vive situações de atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes de conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos, membros da comunidade, profissionais de saúde e de educação e outros? - e425 | |||||
RESULTADO |
V - SERVIÇOS, SISTEMAS E POLÍTICAS - e5: Referem-se à rede de serviços, sistemas e políticas garantidoras de proteção social.
Indicadores = Não ter acesso ou o acesso disponível não suprir suas necessidades.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
14. Serviços, sistemas e políticas dos serviços públicos (os serviços de abastecimento de água, energia elétrica, saneamento básico, coleta de lixo e outros estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e530 | |||||
15. Serviços, sistemas e políticas de transporte (os serviços de transporte coletivo e/ou adaptado; existência e inclusão em programa de acesso livre ao transporte coletivo estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e540 | |||||
16. Serviços, sistemas e políticas legais (os serviços dos órgãos de proteção dos direitos sociais - Fóruns, Tribunais, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Cartórios estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e550 | |||||
17. Serviços, sistemas e políticas de saúde (os hospitais, postos de saúde e serviços de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, entre outros estão disponíveis para suprir suas necessidades?) - e580 | |||||
18. Serviços, sistemas e políticas de educação e treinamento (as escolas com educação inclusiva e/ou especializada na comunidade estão equipadas com materiais pedagógicos para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e585 | |||||
19. Serviços, sistemas e políticas de assistência social (o conjunto integrado de programas, serviços e benefícios de iniciativa pública e da sociedade para garantir proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, tais como: ações sócio-assistenciais promovidas pelo PAIF, CRAS, CREAS e outros estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e598. | |||||
RESULTADO |
Fatores Ambientais | ||||
e1 | e2 | e3 | e4 | e5 |
ATIVIDADES E PARTICIPAÇÃO - PARTE SOCIAL Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma dificuldade, 1 - dificuldade leve, 2 - dificuldade moderada, 3 - dificuldade grave, 4 - dificuldade completa |
Considerar a análise e influência dos fatores ambientais na avaliação do desempenho e da capacidade. Atividade: é a execução de uma tarefa ou ação por um indivíduoParticipação: é o ato de se envolver em uma situação vital |
VI - VIDA DOMÉSTICA - d6: Refere-se à realização das ações e tarefas domésticas do dia-a-dia. Exemplo: limpeza e reparos domésticos, cuidar de objetos pessoais, da casa e ajudar aos outros.
Indicadores = limitação da capacidade de executar uma tarefa e problemas no desempenho para executá-la; capacidade de executar e desempenhar tarefas com auxílio ou assistência pessoal.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
20. Tem problema em realizar atividades e ter responsabilidades relacionadas à vida doméstica; e de cooperar com os demais membros da família? (planeja, organiza e prepara as refeições; administra a casa, cuida de objetos pessoais e de animais)?d630/ d640/d650 | |||||
RESULTADO |
VII - RELAÇÃO E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS - d7: Referem-se à realização de ações e condutas que são necessárias para estabelecer, com outras pessoas (estranhos, amigos, parentes, familiares e companheiros), interações pessoais de maneira contextual e socialmente estabelecidas.
Indicadores = limitação da capacidade de manter relações interpessoais e de controlar comportamentos de maneira contextual e socialmente estabelecida.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
21. Tem problema para se relacionar com os outros? d710 | |||||
22. Mantém relações sociais, interagindo com afeto e respeito nos relacionamentos? - d720 | |||||
RESULTADO |
VIII - ÁREAS PRINCIPAIS DA VIDA - d8: Referem-se à realização das tarefas e ações necessárias para participar das atividades de educação e nas transações econômicas Indicadores = limitação na capacidade de participar e desempenhar determinada tarefa.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
23. Tem problema em realizar as atividades e cumprir as responsabilidades relacionadas à escola; coopera com os demais alunos? - d820 | |||||
24. Tem problema em participar de programas educacionais para graduações de nível superior? d830 | |||||
25. Tem problemas em realizar transações econômicas básicas, utilizando dinheiro para efetuar compras ou trocas de mercadorias? - d860 | |||||
RESULTADO |
IX - VIDA COMUNITÁRIA, SOCIAL E CÍVICA - d9: Referem-se às ações e tarefas necessárias para participar da vida social organizada fora do âmbito familiar, em áreas da vida comunitária, social e cívica.
Indicadores = limitação na capacidade de participar e desempenhar determinadas atividades relacionadas à vida comunitária, social e cívica.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
26. Tem problema em participar de reuniões comunitárias, cerimônias sociais, associações e grupos sociais? - d910 | |||||
27. Tem problema em participar de atividade recreativa e de lazer (jogos, esportes, teatro, cinema e museus)? - d920 | |||||
28. Tem problema em participar da vida política e cidadania (capacidade de ex-pressão pública e política)? - d950 | |||||
RESULTADO |
Atividade e Participação - Parte Social | |||
d6 | d7 | d8 | d9 |
OSERVAÇÕES DO AVALIADOR:
_________________________________ _____________________________________________
Local e data Assistente Social (assinatura, matrícula e CRESS)
AVALIAÇÃO MÉDIDO PÉREICIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 16 ANOS OU MAIS -ESPÉCIE 87 - BPC / LOAS |
Nota: Redação conforme publicação oficial.
HISTÓRIA CLÍNICA:
EXAME FÍSICO:
Diagnóstico Principal: _____________________________ CID: ______ Diagnóstico Secundário: ______________________________ CID:_____
FUNÇÕES DO CORPO
Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma deficiência, 1 - deficiência leve, 2 - deficiência moderada, 3 - deficiência grave, 4 - deficiência completa
X - FUNÇÕES MENTAIS - b1:
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
29. Funções da consciência (vigília; obnubilação; coma; estado vegetativo e estadode alerta) - b110 | |||||
30. Funções da orientação (auto e alopsíquica) - b114 | |||||
31. Funções intelectuais e psicossociais globais (retardo intelectual, retardo mental,demência, relacionamentos interpessoais) - b117 / b122 | |||||
32. Funções psicomotoras e cognitivas superiores (controle psicomotor, abstração e organização de idéias) - b147 / b164 | |||||
33. Funções do pensamento (delírios, obsessões e compulsões) - b160 | |||||
RESULTADO |
XI - FUNÇÕES SENSORIAIS DA VISÃO - b2
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
34. Funções da visão - b210 | |||||
RESULTADO |
XII - FUNÇÕES SENSORIAIS DA AUDIÇÃO - b2
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
35. Funções auditivas - b230 | |||||
RESULTADO |
XIII - FUNÇÕES DA VOZ E DA FALA - b3
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
36. Funções da voz (fonação, disfonia, afonia, rouquidão) - b310 | |||||
37. Funções da articulação (produção de sons da fala, disartria) - b320 | |||||
RESULTADO |
XIV - FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
38. Funções do coração e da pressão sangüínea (ritmo, freqüência, contratilidade,válvulas, coronárias, hipertensão) - b410 / b420 | |||||
39. Funções dos vasos sangüíneos (artérias, capilares e veias, bloqueios ou constrições vasculares) - b415 | |||||
RESULTADO |
XV - FUNÇÕES DO SISTEMA HEMATOLÓGICO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
40. Funções do sistema hematológico (sangue, medula óssea, coagulação, anemia e hemofilia) - b430 | |||||
RESULTADO |
XVI - FUNÇÕES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
41. Funções do sistema imunológico (imunidade celular e humoral, deficiência auto-imune, alterações no sistema linfático) - b435 | |||||
RESULTADO |
XVII - FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
42. Funções respiratórias (freqüência, ritmo, profundidade e dificuldades - ex.: dispnéia, espasmo brônquico, enfisema pulmonar) - b440 | |||||
RESULTADO |
XVIII - FUNÇÕES DO SISTEMA DIGESTIVO - b5
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
43. Funções do sistema digestivo (ingestão, digestão, absorção e defecação) - b510/b515/ b525 | |||||
RESULTADO |
PAREI AQUI
Nota: Redação conforme publicação oficial.
XIX - FUNÇÕES DOS SISTEMAS METABÓLICO E ENDÓCRINO - b5
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
44. Funções metabólicas gerais e das glândulas endócrinas - b540/ b555 | |||||
RESULTADO |
XX - FUNÇÕES GENITURINÁRIAS - b6
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
45. Funções relacionadas à filtração ou eliminação da urina - b610/ b620 | |||||
RESULTADO |
XXI - FUNÇÕES NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS E RELACIONADAS AO MOVIMENTO - b7
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
46. Funções das articulações e/ou dos ossos - b710/ b715/ b720 | |||||
47. Funções musculares (relacionadas à força, ao tônus e à resistência muscular) -b730/ b735/ b740 | |||||
48. Funções dos movimentos (relacionadas ao controle voluntário e involuntário) -b750/ b755/ b760/ b765 | |||||
49. Funções relacionadas ao padrão da marcha - b770 | |||||
RESULTADO |
XXII - FUNÇÕES DA PELE - b8
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
50. Funções da pele (função protetora, de reparo, produção do suor) - b810/ b820/b830/ b840 | |||||
RESULTADO |
Funções do Corpo | ||||||||||||
X-b1 | XI-b2 | XII-b2 | XIII-b3 | XIV-b4 | XV-b4 | XVI-b4 | XVII-b4 | XVIII-b5 | XIX-b5 | XX-b6 | XXI-b7 | XXII-b8 |
b1 | b2 | b3 | b4 | b5 | b6 | b7 | b8 |
ATIVIDADES E PARTICIPAÇÃO - PARTE MÉDIDA Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma dificuldade; 1 - dificuldade leve; 2 - dificuldade moderada;3 - dificuldade grave; 4 - dificuldade completa |
XXIII - APRENDIZAGEM E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO - d1: Referem-se à capacidade de aprender, aplicar o conhecimento aprendido, pensar, resolver problemas e tomar decisões.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
51. Experiências sensoriais intencionais de visão e audição (observar e ouvir) - d110/ d115 | |||||
52. Aquisição de habilidades básicas (usar garfo e faca, lápis, entre outros) e complexas (jogos, esportes, utilizar ferramentas, entre outros) - d155 | |||||
53. Aplicação de conhecimento (concentrar a atenção, pensar, ler, escrever, calcular, resolver problemas e tomar decisões) - d160/ d163/ d166/ d170/ d172/ d175/ d177 | |||||
RESULTADO |
XXIV - TAREFAS E DEMANDAS GERAIS - d2: Referem-se aos aspectos gerais da execução de uma única tarefa ou de várias tarefas, organização de rotinas e superação do estresse.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
54. Realizar a rotina diária (administrar o tempo para executar as atividades e deveres ao longo do dia) - d230 | |||||
55. Lidar com o estresse e outras demandas psicológicas (gerenciar e controlar crises) - d240 | |||||
RESULTADO |
XXV - COMUNICAÇÃO - d3: Refere-se às características gerais e específicas da comunicação por meio da linguagem, sinais e símbolos, incluindo a recepção e produção de mensagens, manutenção da conversação e utilização de dispositivos e técnicas de comunicação.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
56. Recepção de mensagens orais (compreender o significado de uma frase) -d310 | |||||
57. Recepção de mensagens não verbais (transmitidas por gestos, símbolos e desenhos) - d315 | |||||
58. Recepção de mensagens na linguagem de sinais convencionais (LIBRAS) -d320 | |||||
59. Recepção de mensagens escritas (leitura de jornais, livros, incluindo braile) -d325 | |||||
60. Fala (produção de palavras, frases e mensagens) - d330 | |||||
61. Produção de mensagens não verbais (usar gestos, símbolos e desenhos) -d335 | |||||
62. Produção de mensagens na linguagem formal de sinais (LIBRAS) - d340 | |||||
63. Conversação (iniciar, manter e finalizar uma troca de pensamentos e idéias, usando qualquer forma de linguagem) - d350 | |||||
RESULTADO |
XXVI - MOBILIDADE - d4: Refere-se ao movimento de mudar o corpo de posição ou de lugar, carregar, mover ou manipular objetos, ao andar ou deslocar-se.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
64. Mudança e manutenção da posição do corpo (na cama, cadeira, cadeira de rodas) - d410/ d420 | |||||
65. Carregar, mover e manusear objetos - d430/ d435/ d440/ d445 | |||||
66. Andar (mover-se a pé, passo-a-passo) - d450 | |||||
67. Deslocar-se utilizando algum tipo de equipamento (utilização de aparelhos específicos) - d465 | |||||
RESULTADO |
XXVII - CUIDADO PESSOAL - d5: Refere-se ao cuidado pessoal como lavar-se e secar-se, cuidar do próprio corpo e de parte do corpo, vestir-se, comer e beber, e cuidar da própria saúde.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
68. Cuidados com o corpo (lavar, secar, cuidar dos dentes, unhas, cabelos e higiene após excreção) - d510/ d520/ d530 | |||||
69. Vestir-se (vestir, tirar e escolher roupas e calçados apropriados) - d540 | |||||
70. Comer e beber (alimentos e bebidas servidos, sem auxílio) - d550/ d560 | |||||
71. Cuidar da própria saúde (conforto físico, dieta, prevenção de doenças e busca de assistência) - d570 | |||||
RESULTADO |
Atividades e Participação - Parte Médica | ||||
d1 | d2 | d3 | d4 | d5 |
OBSERVAÇÕES DO AVALIDADOR:
_____________________________________________________________________________________
________________________________________________
Local e data Médico Perito (assinatura, matrícula e CRM)
ANEXO II
AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E DO GRAU DE INCAPACIDADE
PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CRIANÇA E ADOLESCENTE MENOR DE 16 ANOS
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - BPC - ESPECIE 87
GEX ________________________________ APS ________________________________
DADOS PESSOAIS DO REQUERENTE
Requerimento: | NB: | ||||
Nome do Requerente: | Apelido: | ||||
Nome do Responsável ou Representante legal: ( ) Mãe/ Pai ( ) Tutor ( ) Curador ( ) Procurador | |||||
Data de Nascimento: / / | Idade: | Sexo: M ( ) F ( ) | CPF: | Doc. Identidade Nº: | Órgão Emissor: |
Escolaridade: ( ) não alfabetizado ( ) fundamental ( ) completo ( ) médio ( ) completo( ) incompleto ( ) 1ª a 4ª série ( ) incompleto( ) 5ª a 8ª série | |||||
Estado Civil: A situação do(a) requerente menor de 16 anos se aplica ao preenchimento deste campo?( ) Não( ) Sim ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) União Estável ( ) Divorciado ( ) Separado de fato ( ) Viúvo | |||||
Onde o requerente vive? ( ) Residência ( ) Instituição | |||||
Endereço Residencial ou Institucional (citar pontos de referência): | |||||
Bairro: | |||||
Cidade: | UF: | CEP: | Tel. : | ||
Endereço para Correspondência: | Bairro: | ||||
Cidade: | UF: | CEP: | Tel. : | ||
Deficiência Informada: ( ) Deficiência Visual ( ) Deficiência Auditiva ( ) Deficiência do Aparelho Locomotor ( ) Deficiência Mental/ Intelectual( ) Deficiências Múltiplas ( ) Doença Mental ( ) Doença Crônica ( ) Não sabe informar |
RESULTADO DA AVALIAÇÃO BASEADA NA CIF
d1 | d2 | d3 | d4 | d5 | d7 | d8 | d9 |
CONCLUSÃO
Função do Corpo (b) | Atividade e Participação (d) | Fatores Ambientais (e) |
( ) O requerente preenche os requisitos determinados pelo art. 20, § 2º, da Lei nº 8.742/1993, de incapacidade para a vida independente e para o trabalho.
( ) O requerente não preenche os requisitos determinados pelo art. 20, § 2º, da Lei 8.742/1993, de incapacidade para a vida independente e para o trabalho.
_________________________________ __________________________________________
Local e data Médico Perito (assinatura, matrícula e CRM)
_________________________________ __________________________________________
Local e data Assistente Social (assinatura, matrícula e CRESS)
AVALIAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CRIANÇA E ADOLESCENTE MENOR DE 16 ANOS - ESPÉCIE 87 - BPC / LOAS |
HISTÓRIA SOCIAL
FATORES AMBIENTAIS
Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma barreira, 1 - barreira leve, 2 - barreira moderada, 3 - barreira grave, 4 - barreira completa.
Considerar na avaliação dos fatores ambientais: Ambiente social - relações de convívio familiar, comunitário e social, considerando a acessibilidade às políticas públicas, a vulnerabilidade e o risco pessoal e social em que a pessoa com deficiência está submetida.Ambiente físico - território onde ele vive e as condições de vida presente, considerando a acessibilidade, salubridade ou insalubridade. |
I - PRODUTOS E TECNOLOGIA - e1: Referem-se a qualquer produto, instrumento, equipamento ou tecnologia adaptado ou especialmente projetado para melhorar a funcionalidade de uma pessoa incapacitada. Analisar conforme a necessidade do requerente em relação à deficiência apresentada.
Indicadores = disponibilidade; acesso com dificuldade (despesa, distância geográfica entre o domicílio e o local de acesso, qualidade e periodicidade).
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
1. Produtos ou substâncias para consumo pessoal (há alimentação/dieta suficiente, medicação disponível, entre outros) - e110 | |||||
2. Produtos e tecnologia para uso pessoal e mobilidade na vida diária (há objetos necessários ou de uso pessoal disponíveis, como: órtese/prótese; bolsa coletora; instrumentos para cuidados e higiene pessoal; fralda descartável; cadeiras de rodas, andador, bengala e outros?) - e115/ e120 | |||||
3. Produtos e tecnologia para comunicação (há instrumentos disponíveis, como: computador, prótese de voz, aparelhos auditivos e outros?) - e125 | |||||
4. Produtos e tecnologia para educação, cultura e lazer (há materiais e produtos, como: livros, brinquedos educativos, adaptações de instrumentos musicais e de materiais artísticos disponíveis?) - e127/ e130/ e140 | |||||
5. Produtos e tecnologia usados em projetos, arquitetura e construção para uso público/privado (existência de rampa, elevador sonorizado e com Braile, semáforo sonoro e outros) - e150/ e155 | |||||
RESULTADO |
II - CONDIÇÕES DE MORADIA E MUDANÇAS AMBIENTAIS - e2: Referem-se ao ambiente natural ou físico.
Indicadores = grau de vulnerabilidade e de risco social (acessibilidade, privacidade da moradia, insalubridade e precarização do ambiente)
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
6. Nível de vulnerabilidade e risco social do território de moradia (existem quaisquer aspectos climáticos ou evento natural ou de causa humana que seja um problema para a pessoa com deficiência, tais como: morro, córrego, possível desabamento, inundações ou tempestades; poluição e/ou elevada violência urbana?) e210/ e225/ e230/ e235 | |||||
7. Situação e condição de moradia (a moradia é um problema para a pessoa com deficiência? Observar se a residência ou instituição é adaptada e o grau de privacidade; observar se a residência é própria, alugada, cedida, de favor, invadida, assentamento, pessoa em situação de rua; se a construção é de alvenaria, madeira, taipa, ou outros) - e298 | |||||
RESULTADO |
III - APOIO E RELACIONAMENTOS - e3: Referem-se às pessoas que fornecem proteção, apoio físico ou emocional. Refere-se ainda, aos relacionamentos com outras pessoas, na casa, no local de trabalho, escola ou apoio em outros aspectos das suas atividades diárias.
Indicadores = Disponibilidade de apoio e relacionamentos; apoio e relacionamentos insatisfatórios, que dificultam o convívio, no âmbito das relações familiares, comunitárias, institucionais e sociais.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
8. Apoio e proteção da família (dispõe de apoio emocional e afetivo? É satisfatório?) - e310/ e315 | |||||
9. Apoio e relacionamentos com conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos e membros da comunidade (dispõe de apoio emocional, afetivo e proteção? É satisfatório?) - e325 | |||||
10. Apoio e relacionamentos com profissionais da saúde e cuidadores (dispõe de apoio emocional, afetivo e proteção dos profissionais da saúde e cuidadores? É satisfatório?) - e340/ e355 | |||||
11. Condições familiares que interferem na disponibilidade de apoio e relacionamentos. (existem idosos na família? Existem crianças? Existem outras pessoas doentes ou com deficiência? A busca de sobrevivência material dificulta o relacionamento e a disponibilidade de apoio dos familiares a pessoa com deficiência?) - e398 | |||||
RESULTADO |
IV - ATITUDES - e4: Referem-se às atitudes que são as conseqüências observáveis dos costumes, práticas, ideologias, valores e normas. Essas atitudes influenciam o comportamento individual e a vida social em todos os níveis, dos relacionamentos interpessoais e sociais às estruturas políticas, econômicas e legais.
Indicadores = atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes, que influenciam o comportamento e as ações da pessoa com deficiência.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
12. Vive situações de atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes de membros da família? - e410/ e415 | |||||
13. Vive situações de atitudes preconceituosas, discriminatórias e/ou negligentes de conhecidos, companheiros, colegas, vizinhos, membros da comunidade, profissionais de saúde e de educação e outros? - e425 | |||||
RESULTADO |
V - SERVIÇOS, SISTEMAS E POLÍTICAS - e5: Referem-se à rede de serviços, sistemas e políticas garantidoras de proteção social.
Indicadores = Não ter acesso ou o acesso disponível não supre suas necessidades.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
14. Serviços, sistemas e políticas dos serviços públicos (os serviços de abastecimento de água, energia elétrica, saneamento básico, coleta de lixo e outros estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e530 | |||||
15. Serviços, sistemas e políticas de transporte (os serviços de transporte coletivo e/ou adaptado; existência e inclusão em programa de acesso livre ao transporte coletivo estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e540 | |||||
16. Serviços, sistemas e políticas legais (os serviços dos órgãos de proteção dos direitos sociais: Fóruns, Tribunais, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Cartórios, estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e550 | |||||
17. Serviços, sistemas e políticas de saúde (os hospitais, postos de saúde e serviços de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência, entre outros, estão disponíveis para suprir suas necessidades?) - e580 | |||||
18. Serviços, sistemas e políticas de educação e treinamento (as escolas com educação inclusiva e/ou especializada na comunidade estão equipadas com materiais pedagógicos para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e585 | |||||
19. Serviços, sistemas e políticas de assistência social (o conjunto integrado de programas, serviços e benefícios de iniciativa pública e da sociedade para garantir proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, tais como: ações sócio-assistenciais promovidas pelo PAIF, CRAS, CREAS e outros estão disponíveis para suprir as necessidades da pessoa com deficiência?) - e598. | |||||
RESULTADO |
Fatores Ambientais | ||||
e1 | E2 | e3 | e4 | e5 |
ATIVIDADES E PARTICIPAÇÃO - PARTE SOCIAL
Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma dificuldade, 1 - dificuldade leve, 2 - dificuldade moderada, 3 - dificuldade grave, 4 - dificuldade completa
Considerar a análise e influência dos fatores ambientais na avaliação do desempenho e da capacidade
Atividade: é a execução de uma tarefa ou ação por um indivíduo
Participação: é o ato de se envolver em uma situação vital
VI - RELAÇÃO E INTERAÇÕES INTERPESSOAIS - d7: Referem-se à realização de ações e condutas que são necessárias para estabelecer, com outras pessoas (estranhos, amigos, parentes, familiares e companheiros), interações pessoais de maneira contextual e socialmente estabelecidas.
Indicadores = limitação da capacidade de manter relações interpessoais e de controlar comportamentos de maneira contextual e socialmente estabelecida.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
20. Tem problema para se relacionar com os outros? d710 | |||||
21. Mantém relações sociais, interagindo com afeto e respeito nos relacionamentos? - d720 (a partir de 7 anos) | |||||
RESULTADO |
VII - ÁREAS PRINCIPAIS DA VIDA - d8: Referem-se à realização das tarefas e ações necessárias para participar das atividades de educação e nas transações econômicas
Indicadores = limitação na capacidade de participar e desempenhar determinada tarefa.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
22. Tem problema em brincar sozinho ou com os outros? - d811 | |||||
23. Tem problema em participar da educação pré-escolar? - d815 (até 7 anos) | |||||
24. Tem problema em realizar as atividades e cumprir as responsabilidades relacionadas à escola; coopera com demais alunos? -d820 (a partir de 7 anos) | |||||
25. Tem problema para lidar com dinheiro? - d860 (a partir de 12 anos) | |||||
RESULTADO |
VIII - VIDA COMUNITÁRIA, SOCIAL E CÍVICA - d9: Referem-se às ações e tarefas necessárias para participar da vida social organizada fora do âmbito familiar, em áreas da vida comunitária, social e cívica.
Indicadores = limitação na capacidade de participar e desempenhar determinadas atividades relacionadas à vida comunitária, social e cívica.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
26. Tem problema para se engajar em atividades na escola, vizinhança e comunidade? - d910 (a partir de 3 anos) | |||||
27. Tem problema em participar de atividade recreativa e de lazer (jogos, esportes, teatro, cinema e museus)? - d920 (a partir de 7 anos) | |||||
RESULTADO |
Atividades e Participação - Parte Social | ||
d7 | d8 | d9 |
OBSERVAÇÕES DO AVALIADOR:
_______________________ _______________________________________________________
Local e data Assistente Social (assinatura, matrícula e CRESS)
AVALIAÇÃO MÉDICO-PERICIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - CRIANÇA E ADOLESCENTE MENOR DE 16 ANOS - ESPÉCIE 87 - BPC / LOAS |
HISTÓRIA CLÍNICA
EXAME FÍSICO
Diagnóstico Principal: _____________________________ CID: ______ Diagnóstico Secundário: ______________________________CID:_____
FUNÇÕES DO CORPO
Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma deficiência, 1 - deficiência leve, 2 - deficiência moderada, 3 - deficiência grave, 4 - deficiência completa.
IX - FUNÇÕES MENTAIS - b1
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
28. Funções da consciência (vigília; obnubilação; coma; estado vegetativo e estado de alerta) - b110 | |||||
29. Funções cognitivas globais (raciocínio e aplicação do conhecimento) - b120 | |||||
30. Funções do sono (início, manutenção, quantidade e qualidade do sono) - b134 | |||||
31. Funções da atenção (concentração; distração) - b140 | |||||
32. Funções psicomotoras (controle e coordenação de partes do corpo) - b147 | |||||
33. Funções da percepção (reconhecimento e interpretação de estímulos sensoriais) - b156 | |||||
34. Funções cognitivas superiores (pensamento abstrato; tomada de decisão; planejamento e execução; flexibilidade mental) - b164 (a partir de 13 anos) | |||||
RESULTADO |
X - FUNÇÕES SENSORIAIS DA VISÃO - b2
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
35. Funções da visão - b210 | |||||
RESULTADO |
XI - FUNÇÕES SENSORIAIS DA AUDIÇÃO - b2
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
36. Funções auditivas - b230 | |||||
RESULTADO |
XII - FUNÇÕES DA VOZ E DA FALA - b3
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
37. Funções da voz e da fala (problemas para evocar sons e pronunciar palavras) - b310/ b320 | |||||
RESULTADO |
XIII - FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
38. Funções do coração e da pressão sangüínea (ritmo, freqüência, contratilidade, válvulas; coronárias, hipertensão) - b410/ b420 | |||||
RESULTADO |
XIV - FUNÇÕES DO SISTEMA HEMATOLÓGICO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
39. Funções do sistema hematológico (sangue, medula óssea, coagulação, anemia e hemofilia) - b430 | |||||
RESULTADO |
XV - FUNÇÔES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
40. Funções do sistema imunológico (imunidade celular e humoral, deficiência auto-imune, alterações no sistema linfático) - b435 | |||||
RESULTADO |
XVI - FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - b4
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
41. Funções respiratórias (freqüência, ritmo, profundidade e dificuldades - ex.: dispnéia, espasmo brônquico, enfisema pulmonar) - b440 | |||||
RESULTADO |
XVII - FUNÇÕES DO SISTEMA DIGESTIVO - b5
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
42. Funções do sistema digestivo (ingestão, digestão, absorção e defecação) - b510/ b515/b525 | |||||
RESULTADO |
XVIII - FUNÇÕES DOS SISTEMAS METABÓLICO E ENDÓCRINO - b5
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
43. Funções metabólicas gerais e das glândulas endócrinas - b540/ b555 | |||||
RESULTADO |
XIX - FUNÇÕES GENITURINÁRIAS - b6
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
44. Funções relacionadas à filtração ou eliminação da urina - b610/ b620 | |||||
RESULTADO |
XX - FUNÇÕES NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS E RELACIONADAS AO MOVIMENTO - b7
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
45. Funções das articulações e/ou dos ossos - b710/ b715/ b720 | |||||
46. Funções musculares (relacionadas à força, ao tônus e à resistência muscular) - b730/ b735/ b740 | |||||
47. Funções dos movimentos (relacionadas ao controle voluntário e involuntário) - b750/ b755/ b760/ b765 | |||||
48. Funções relacionadas ao padrão da marcha - b770 | |||||
RESULTADO |
XXI - FUNÇÕES DA PELE - b8
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
49. Funções da pele (função protetora, de reparo, produção do suor) - b810/ b820/ b830/ b840 | |||||
RESULTADO |
b1 | b2 | b3 | b4 | b5 | b6 | b7 | b8 |
ATIVIDADES E PARTICIPAÇÃO - PARTE MÉDICA Qualificadores a serem usados: 0 - nenhuma dificuldade; 1 - dificuldade leve; 2 - dificuldade moderada; 3 - dificuldade grave; 4 - dificuldade completa |
XXII - APRENDIZAGEM E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO - d1: Referem-se à capacidade de aprender, aplicar o conhecimento aprendido, pensar, resolver problemas e tomar decisões.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
50. Aprendizado básico (imitar, aprender brincando, aprender e reproduzir palavras, frases ou sentenças) d120/ d129/ d130/ d133 (até 12 anos ) | |||||
51. Aquisição de conceitos sobre tamanho, forma, quantidade, comprimento, igual/ diferente) - d137 (a partir de 7 anos) | |||||
52. Aprender a ler, escrever e calcular - d140/ d145/ d150 (a partir de 7 anos) | |||||
53. Aquisição de habilidades básicas (usar garfo e faca, lápis, entre outros) e complexas (jogos, esportes, utilizar ferramentas, entre outros) - d155 (a partir de 7 anos) | |||||
54. Aplicação do conhecimento (concentrar a atenção, pensar, ler, escrever, calcular, resolver problemas e tomar decisões) - d160/ d163/ d166/ d170/ d172/ d175/ d177 (a partir de 13 anos) | |||||
RESULTADO |
XXIII - TAREFAS E DEMANDAS GERAIS - d2: Referem-se aos aspectos gerais da execução de uma única tarefa ou de várias tarefas, organização de rotinas e superação do estresse.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
55. Realizar uma única tarefa ou atender a um único comando - d210 | |||||
56. Realizar tarefas múltiplas, atender a comandos múltiplos, realizar a rotina diária - d220/ d230 (a partir de 7 anos) | |||||
57. Gerenciar o próprio comportamento e emoções frente a determinadas demandas, de forma coerente - d235 (a partir de 7 anos) | |||||
RESULTADO |
XXIV - COMUNICAÇÃO - d3: Refere-se às características gerais e específicas da comunicação por meio da linguagem, sinais e símbolos, incluindo a recepção e produção de mensagens, manutenção da conversação e utilização de dispositivos e técnicas de comunicação.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
58. Recepção de mensagens orais (compreender, de forma compatível com a idade, o significado de uma frase) - d310 | |||||
59. Recepção de mensagens não verbais (compreender, de forma compatível com a idade, a transmissão de mensagens por gestos, símbolos e desenhos) - d315 | |||||
60. Recepção de mensagens na linguagem de sinais convencionais (LIBRAS) - d320(a partir de 13 anos) | |||||
61. Recepção de mensagens escritas (leitura de jornais, livros, incluindo braile) - d325(a partir de 13 anos) | |||||
62. Fala (produção de palavras, frases ou mensagens, de forma compatível com a idade) - d330 | |||||
63. Produção de mensagens não verbais (usar gestos, símbolos e desenhos, de forma compatível com a idade, para se comunicar) - d335 | |||||
64. Produção de mensagens na linguagem formal de sinais (LIBRAS) - d340 (a partir de 13 anos) | |||||
65. Conversação (iniciar, manter e finalizar uma troca de pensamentos e idéias, usando qualquer forma de linguagem) - d350 (a partir de 13 anos) | |||||
RESULTADO |
XXV - MOBILIDADE - d4: Refere-se ao movimento de mudar o corpo de posição ou de lugar, carregar, mover ou manipular objetos, ao andar ou deslocar-se.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
66. Mudança da posição básica do corpo (levantar-se, ajoelhar-se, agachar-se e deitar-se) - d410 | |||||
67. Mover-se de uma superfície para outra, sem mudar a posição do corpo (na cama, cadeira, cadeira de rodas) - d420 (a partir de 3 anos) | |||||
E68. Carregar, mover ou manusear objetos - d430/ d435/ d440/ d445 | |||||
69. Andar (mover-se a pé, passo-a-passo) - d450 (a partir de 2 anos) | |||||
70. Deslocar-se utilizando algum tipo de equipamento (utilização de aparelhos específicos) - d465 (a partir de 7 anos) | |||||
RESULTADO |
XXVI - CUIDADO PESSOAL - d5: Refere-se ao cuidado pessoal como lavar-se e secar-se, cuidar do próprio corpo e de parte do corpo, vestir-se, comer e beber, e cuidar da própria saúde.
QUALIFICADORES | 0 | 1 | 2 | 3 | 4 |
71. Cuidados com o corpo (lavar, secar, cuidar dos dentes, unhas, cabelos e higiene após excreção) d510/ d520/ d530 (a partir de 7 anos) | |||||
72. Vestir-se (vestir, tirar e escolher roupas e calçados apropriados) - d540 (a partir de 7 anos) | |||||
73. Comer e beber (alimentos e bebidas servidos, sem auxílio) - d550/ d560 (a partir de 7 anos) | |||||
74. Capacidade de evitar exposição a riscos ou situações perigosas - d565 (a partir de 3 anos) | |||||
RESULTADO |
Atividade e Participação - Parte Médica | ||||
d1 | d2 | d3 | d4 | d5 |
OBSERVAÇÕES DO AVALIADOR
_____________________ __________________________________
Local e data Médico Perito (assinatura, matrícula e CRM)
ANEXO III
CONCEITOS E CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO MÉDICO-SOCIAL
A avaliação da deficiência e do grau de incapacidade da pessoa com deficiência para fins da concessão e manutenção do BPC, conforme dispõe o art. 16 do Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007, deve se pautar nos princípios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF, estabelecida pela Resolução da Organização Mundial da Saúde nº 54.21 e aprovada pela 54ª Assembléia Mundial da Saúde, em 22 de maio de 2001, que define:
I - funções do corpo: são as funções fisiológicas dos sistemas orgânicos, incluindo as funções psicológicas;
II - estruturas do corpo: são as partes estruturais ou anatômicas do corpo, tais como órgãos, membros e seus componentes, classificados de acordo com os sistemas orgânicos;
III - deficiências: são problemas nas funções ou nas estruturas do corpo, tais como um desvio importante ou uma perda;
IV - atividade: é a execução de uma tarefa ou ação por um indivíduo, representando a perspectiva individual da funcionalidade;
V - limitações de atividades: são dificuldades que um indivíduo pode ter na execução de atividades;
VI - participação: é o envolvimento de um indivíduo numa situação de vida real e corresponde à perspectiva social da funcionalidade;
VII - restrições da participação: são problemas que um indivíduo pode enfrentar quando está envolvido em situações da vida real, sendo determinadas pela comparação entre sua participação e a esperada de um indivíduo sem deficiência, na mesma cultura ou sociedade;
VIII - capacidade: refere-se à aptidão de um indivíduo para executar uma tarefa ou ação em um ambiente considerado uniforme ou padrão, de modo a neutralizar impactos externos sobre a avaliação;
IX - desempenho: refere-se ao que o indivíduo faz em seu ambiente de vida habitual, incluídos neste conceito os aspectos do mundo físico, social e atitudinal, descritos na CIF como fatores ambientais;
X - funcionalidade: é um termo genérico envolvendo as funções do corpo, estruturas do corpo, assim como as atividades e participação, indicando os aspectos positivos da interação entre um indivíduo e os fatores ambientais e pessoais;
XI - incapacidade: é um termo genérico envolvendo deficiências, limitação de atividades e restrição da participação, indicando os aspectos negativos da interação entre um indivíduo e seus fatores ambientais e pessoais;
XII - fatores pessoais: representam o histórico particular da vida e estilo de vida de um indivíduo e englobam características próprias que não são parte de uma condição de saúde ou de um estado de saúde, os quais não são classificados na CIF, mas podem influenciar sua funcionalidade;
XIII - fatores ambientais: constituem o ambiente físico, social e atitudinal no qual as pessoas vivem e conduzem sua vida, são externos ao indivíduo e podem atuar como facilitadores ou barreiras sobre a função e/ou estrutura de seu corpo e sobre seu desempenho e/ou capacidade para executar ações ou tarefas.
Os princípios enumerados acima estão contemplados no conceito de incapacidade previsto no Decreto nº 6.214/2007 e de pessoa com deficiência previsto na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007, aprovados pelo Decreto Legislativo nº 186, de 9 de julho de 2008, orientadores do novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de incapacidade das pessoas requerentes ao BPC.
A caracterização dos requerentes ao BPC como pessoas com deficiência e da existência de incapacidade para a vida independente e para o trabalho, nos termos da CIF, deve ser efetuada com base nas diferentes dimensões de saúde sob a perspectiva biológica, individual e social e na relação entre estado ou condição de saúde do indivíduo e fatores pessoais e externos que representam circunstâncias em que vive.
Esta caracterização deve ser feita a partir de instrumento específico instituído pela presente Portaria.
A adoção deste novo modelo de avaliação da deficiência e do grau de incapacidade não se limita à análise centrada no autocuidado e considera vida independente mais abrangente do que somente a capacidade de se vestir, higienizar, alimentar, locomover e outros atos da vida cotidiana.
A avaliação da deficiência e do grau de incapacidade é composta de avaliação médica e social, obedecendo à codificação dos componentes e domínios da CIF.
São componentes: "Funções do Corpo", "Atividades e Participação" e "Fatores Ambientais".
Cada componente acima referido é composto de vários domínios, que são conjuntos práticos e significativos de funções relacionadas à fisiologia, estruturas anatômicas, ações, tarefas ou áreas da vida. Cada domínio, por sua vez, é composto por categorias denominadas unidades de classificação.
A avaliação social, após a habilitação do benefício, considera e qualifica os seguintes componentes da CIF e respectivos domínios:
a) fatores ambientais: produtos e tecnologias; ambiente natural e mudanças ambientais feitas pelo homem; apoios e relacionamentos; atitudes; e serviços, sistemas e políticas.
b) atividades e participação para requerentes com 16 anos ou mais de idade: vida doméstica; relações e interações interpessoais; áreas principais da vida e vida comunitária, social e cívica.
c) atividades e participação para crianças e adolescentes maiores de 03 anos de idade e menores de 16 anos: relações e interações interpessoais; áreas principais da vida; e vida comunitária, social e cívica.
d) atividades e participação para crianças menores de 03 anos de idade: relações e interações interpessoais; e áreas principais da vida.
A qualificação do componente 'fatores ambientais' é feita considerando-se as barreiras existentes e para a qualificação do componente 'atividades e participação' consideram-se as dificuldades presentes.
Os qualificadores para os domínios a que se referem as alíneas a a d acima, relativos à avaliação social, baseiam-se nos mesmos parâmetros estabelecidos pela CIF, graduados como:
a) nenhuma barreira ou nenhuma dificuldade (N): 0 - 4%
b) barreira leve ou dificuldade leve (L): 5 - 24%
c) barreira moderada ou dificuldade moderada (M): 25 - 49%
d) barreira grave ou dificuldade grave (G): 50 - 95%
e) barreira completa ou dificuldade completa (C): 96 - 100%
O assistente social pode realizar visitas técnicas para colher subsídios para a elaboração da avaliação e conhecer os recursos sociais existentes.
A avaliação médico-pericial considera e qualifica os seguintes componentes da CIF e respectivos domínios:
a) funções do corpo, para todas as idades: mentais; sensoriais da visão e da audição; da voz e da fala; dos sistemas cardiovascular, hematológico, imunológico e respiratório; digestivo, metabólico e endócrino; geniturinárias; neuromusculo-esqueléticas e relacionadas ao movimento; e funções da pele.
b) atividades e participação para requerentes maiores de 03 anos de idade: aprendizagem e aplicação do conhecimento; tarefas e demandas gerais; comunicação; mobilidade; e cuidado pessoal.
c) atividades e participação, para crianças menores de 03 anos de idade: aprendizagem e aplicação do conhecimento; tarefas e demandas gerais; comunicação; e mobilidade.
A qualificação do componente 'funções do corpo' é feita considerando-se o grau de deficiência e para a qualificação do componente 'atividades e participação' consideram-se as dificuldades presentes.
Os qualificadores para os domínios a que se referem as alíneas a a c acima, relativos à avaliação médico-pericial, baseiam-se nos mesmos parâmetros estabelecidos pela CIF, graduados como:
a) nenhuma deficiência ou nenhuma dificuldade (N): 0 - 4%
b) deficiência leve ou dificuldade leve (L): 5 - 24%
c) deficiência moderada ou dificuldade moderada (M): 25 - 49%
d) deficiência grave ou dificuldade grave (G): 50 - 95%
e) deficiência completa ou dificuldade completa (C): 96 - 100%
A avaliação médica ocorre após a avaliação social.
A avaliação social qualifica inicialmente o componente 'fatores ambientais' e posteriormente o componente 'atividades e participação'.
A avaliação médico-pericial qualifica inicialmente o componente 'funções do corpo' e posteriormente o componente 'atividades e participação'.
A qualificação do componente 'funções do corpo' na avaliação médica e do componente 'atividade e participação' na avaliação médica e social deve considerar:
a) os fatores ambientais constatados e qualificados pela avaliação social;
b) os dados pessoais registrados na folha de rosto do instrumento.
A avaliação médico-pericial e social é realizada mediante utilização dos instrumentos intitulados:
I - "Avaliação da Deficiência e do Grau de Incapacidade - Pessoa com Deficiência - 16 anos ou mais - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC - Espécie 87.
II - "Avaliação da Deficiência e do Grau de Incapacidade - Pessoa com Deficiência - Crianças e Adolescente menor de 16 anos - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC - Espécie 87.
Os resultados possíveis dos componentes 'fatores ambientais', 'atividades e participação' e 'funções do corpo' qualificados como: nenhuma (N); leve (L); moderada (M); grave (G) e completa (C) estão previstos em uma 'Tabela de Combinações de Qualificação' que aponta para a concessão ou indeferimento do benefício.
O assistente social e o médico perito podem, se necessário para subsidiar as avaliações, solicitar informações aos profissionais de saúde ou de outras áreas sociais que assistam o requerente, deixando pendente a conclusão da avaliação, até o atendimento ao solicitado. Para tanto, são utilizados os formulários SIS - Solicitação de Informações Sociais e/ou SIMA - Solicitação de Informações ao Médico Assistente.
Para fins de conclusão da avaliação médica e social o requerente ao BPC deve cumprir as exigências referentes às respectivas avaliações no prazo de trinta dias.
Conforme o art. 4º, § 2º, do Decreto nº 6.214/2007, alterado pelo Decreto nº 6.564/2008, para fins de reconhecimento do direito ao BPC às crianças e adolescentes menores de dezesseis anos de idade, deve ser avaliada a existência da deficiência e o seu impacto na limitação do desempenho de atividade e restrição da participação social, compatível com a idade, sendo dispensável proceder à avaliação da incapacidade para o trabalho.
Para fins de identificação perante o médico perito e o assistente social, pode ser utilizado apenas um dos documentos citados nos arts. 10 e 11 do Decreto nº 6.214/2007.
É permitida a conclusão da avaliação médica e social por médico perito e assistente social diferentes daqueles que iniciaram a avaliação.
Cabe ao INSS, por meio dos gestores competentes, as medidas necessárias à realização da avaliação médica e social, inclusive na fase recursal, e a cobertura de atendimento pelas unidades que não dispõem de médicos e/ou assistentes sociais, com base nas seguintes previsões:
a) deslocamento de médicos peritos e assistentes sociais;
b) elaboração da agenda do médico perito e do assistente social;
c) constituição de equipes itinerantes.
A ocorrência de exigências administrativas a serem cumpridas pelo requerente não é impedimento para a realização da avaliação médica e social.
O agendamento para realizar a avaliação médica e social deve ser, preferencialmente, na mesma data. Deve ser garantido ao requerente o comparecimento à Agência da Previdência Social - APS em menor número de vezes possível.
Cabe ao Serviço Social realizar articulações com gestores municipais e profissionais vinculados às redes sociais, entidades da sociedade e de controle social, visando socializar informações sobre o BPC e propor ações conjuntas para favorecer o acesso do requerente ao BPC.
ANEXO IV
TABELA COMBINATÓRIA DE PONTUAÇÃO
Possíveis resultados da avaliação médica e social da incapacidade para a vida independente e para o trabalho C = completa G = grave M = moderada L = leve N = nenhuma | ||||
Fatores Ambientais (e) | Atividade e Participação (d) | Função do Corpo (b) | Reconhecimento da incapacidade para vida independente e para o trabalho para fins de concessão do BPC | |
1. | c | C | c | sim |
2. | g | C | c | sim |
3. | m | C | c | sim |
4. | l | c | c | sim |
5. | n | c | c | sim |
6. | c | g | c | sim |
7. | g | g | c | sim |
8. | m | g | c | sim |
9. | l | g | c | sim |
10. | n | g | c | sim |
11. | c | m | c | sim |
12. | g | m | c | sim |
13. | m | m | c | sim |
14. | l | m | c | sim |
15. | n | m | c | sim |
16. | c | l | c | não |
17. | g | l | c | não |
18. | m | l | c | não |
19. | l | l | c | não |
20. | n | l | c | não |
21. | c | n | c | não |
22. | g | n | c | não |
23. | m | n | c | não |
24. | l | n | c | não |
25. | n | n | c | não |
26. | c | c | g | sim |
27. | g | c | g | sim |
28. | m | c | g | sim |
29. | l | c | g | sim |
30. | n | c | g | sim |
31. | c | g | g | sim |
32. | g | g | g | sim |
33. | m | g | g | sim |
34. | l | g | g | sim |
35. | n | g | g | sim |
36. | c | m | g | sim |
37. | g | m | g | sim |
38. | m | m | g | sim |
39. | l | m | g | sim |
40. | n | m | g | sim |
41. | c | l | g | não |
42. | g | l | g | não |
43. | m | l | g | não |
44. | l | l | g | não |
45. | n | l | g | não |
46. | c | n | g | não |
47. | g | n | g | não |
48. | m | n | g | não |
49. | l | n | g | não |
50. | n | n | g | não |
51. | c | c | m | sim |
52. | g | c | m | sim |
53. | m | c | m | sim |
54. | l | c | m | sim |
55. | n | c | m | sim |
56. | c | g | m | sim |
57. | g | g | m | sim |
58. | m | g | m | sim |
59. | l | g | m | sim |
60. | n | g | m | sim |
61. | c | m | m | sim |
62. | g | m | m | sim |
63. | m | m | m | não |
64. | l | m | m | não |
65. | n | m | m | não |
66. | c | l | m | não |
67. | g | l | m | não |
68. | m | l | m | não |
69. | l | l | m | não |
70. | n | l | m | não |
71. | c | n | m | não |
72. | g | n | m | não |
73. | m | n | m | não |
74. | l | n | m | não |
75. | n | n | m | não |
76. | c | c | l | não |
77. | g | c | l | não |
78. | m | c | l | não |
79. | l | c | l | não |
80. | n | c | l | não |
81. | c | g | l | não |
82. | g | g | l | não |
83. | m | g | l | não |
84. | l | g | l | não |
85. | n | g | l | não |
86. | c | m | l | não |
87. | g | m | l | não |
88. | m | m | l | não |
89. | l | m | l | não |
90. | n | m | l | não |
91. | c | l | l | não |
92. | g | l | l | não |
93. | m | l | l | não |
94. | l | l | l | não |
95. | n | l | l | não |
96. | c | n | l | não |
97. | g | n | l | não |
98. | m | n | l | não |
99. | l | n | l | não |
100. | n | n | l | não |
101. | c | c | n | não |
102. | g | c | n | não |
103. | m | c | n | não |
104. | l | c | n | não |
105. | n | c | n | não |
106. | c | g | n | não |
107. | g | g | n | não |
108. | m | g | n | não |
109. | l | g | n | não |
110. | n | g | n | não |
111. | c | m | n | não |
112. | g | m | n | não |
113. | m | m | n | não |
114. | l | m | n | não |
115. | n | m | n | não |
116. | c | l | n | não |
117. | g | l | n | não |
118. | m | l | n | não |
119. | l | l | n | não |
120. | n | l | n | não |
121. | c | n | n | não |
122. | g | n | n | não |
123. | m | n | n | não |
124. | l | n | n | não |
125. | n | n | n | não |
(*) Republicada por ter saído, no DOU de 01.06.2009, Seção 1, pág. 80, com incorreção no Anexo III e por terem sido omitidos os Anexos I, II, IV."