Portaria Interministerial MPAS/MF nº 150 de 17/11/2000
Norma Federal - Publicado no DO em 20 nov 2000
Dispõe sobre o leilão de Certificados da Dívida Pública Mobiliária Federal - Instituto Nacional do Seguro Social - CDP/INSS para o mês de novembro de 2000
Art. 1º O leilão de Certificados da Dívida Pública Mobiliária Federal - Instituto Nacional do Seguro Social - CDP/INSS, a serem emitidos com a finalidade exclusiva de amortização ou quitação de dívidas previdenciárias, definidas nesta Portaria, nos termos da Lei nº 9.711, de 20 de novembro de 1998, será realizado observadas as condições previstas nos artigos subseqüentes.
Art. 2º O leilão a que se refere o art. 1º será realizado observadas as datas, horários e requisitos indicados a seguir:
I - data do acolhimento das propostas e do leilão: 22 de novembro de 2000;
II - horário para acolhimento das propostas: de 10:00 às 12:00 horas;
III - divulgação do resultado do leilão pela Central de Custódia e de Liqüidação Financeira de Títulos - CETIP: na data do leilão, a partir das 17:00 horas;
IV - data da emissão: 23 de novembro de 2000;
V - data da liqüidação financeira: 23 de novembro de 2000.
VI - critério de seleção das propostas: as propostas serão ordenadas obedecendo-se ordem decrescente de preços e a seleção das propostas vencedoras será efetuada com base no critério de melhor preço para o Tesouro Nacional.
Art. 3º O CDP/INSS terá as seguintes características:
Título | Prazo de vencimento | Quantidade de CDP/INSS | Valor Nominal (em R$) | Atualização do Valor Nominal |
CDP/INSS | Na apresentação pelo INSS, até 30 anos da emissão | 35.000 | 1.000,00 | TR do dia da emissão, com correção mensal. |
Art. 4º Caberá à CETIP acolher e processar as propostas, divulgar os resultados do leilão após prévia manifestação da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, e promover a correspondente liqüidação financeira.
Art. 5º Poderão tomar parte diretamente do leilão, apresentando propostas, os detentores de contas individualizadas na CETIP e que estejam habilitados a participar em leilões eletrônicos promovidos por aquela Central.
Art. 6º Serão aceitas, no máximo, cinco propostas por participante, por intermédio de meio eletrônico, que deverão especificar o preço unitário ofertado e a quantidade de títulos pretendida.
Art. 7º Serão aceitos, além de valores em espécie, os créditos securitizados de responsabilidade da STN e os Títulos da Dívida Agrária - TDA registrados sob a forma escritural na CETIP, que serão liqüidados com base nos percentuais sobre seus preços unitários apresentados no anexo, desde que livres de qualquer determinação de bloqueio, administrativo ou judicial.
Art. 8º A seleção das propostas vencedoras será efetuada com base no critério de melhor preço ofertado, que serão ordenadas pela ordem decrescente de preços.
Parágrafo único. À STN é reservado o direito de recusar as propostas integral ou parcialmente, desde que os preços propostos não atinjam valores considerados adequados.
Art. 9º A liqüidação financeira das propostas aceitas, no caso de utilização de créditos securitizados e TDA, será efetivada, por intermédio da CETIP, pela multiplicação dos percentuais de cada ativo, apresentadas em anexo, pelo preço unitário referente ao valor de face informado no sistema "securitizar" da CETIP, no dia imediatamente anterior à liquidação financeira, não se admitindo atualização pro rata.
§ 1º Na liquidação a que se refere o caput deste artigo, serão observadas as quantidades inteiras dos créditos securitizados e TDA, não se admitindo sua utilização fracionária nem excesso do valor total sobre o ofertado.
§ 2º Na ocorrência de valores não exatos, as diferenças deverão ser cobertas com recursos em espécie.
Art. 10. As instituições que tiverem suas propostas aceitas deverão efetuar a transferência dos créditos securitizados e TDA para a STN, impreterivelmente, na data de liqüidação.
Parágrafo único. Na falta de transferência dos referidos créditos, bem como de eventuais diferenças, estes valores serão liqüidados, em espécie, por intermédio da CETIP, somente ocorrendo a liberação dos certificados após a liqüidação financeira definitiva da operação.
Art. 11. Na formulação das propostas deverão ser indicados: preço unitário de aquisição, com duas casas decimais, e o montante de certificados, contemplando quantidades múltiplas de dez títulos, sendo desconsiderada a proposta que não atender as condições acima.
Art. 12. Atingida a quantidade ofertada com empate nos preços unitários das ofertas, os títulos serão entregues proporcionalmente às quantidades pretendidas por participante, desprezando-se as frações.
Art. 13. Todos os créditos do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS cujos fatos geradores tenham ocorrido até março de 1999 serão passíveis de quitação com CDP/INSS, com prioridade para os débitos inscritos em dívida ativa.
Parágrafo único. No caso de pagamento parcial da dívida previdenciária parcelada, a amortização será feita sempre da última para a primeira parcela independente da quantidade de parcelas a serem quitadas.
Art. 14. Para efeito da aplicação do disposto no § 1º do art. 3º da Lei nº 9.711/98, ficam enquadradas as empresas cujo débito total não ultrapasse R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), restritos aos créditos previdenciários cujos fatos geradores tenham ocorrido até março de 1999.
Art. 15. O leilão poderá ser cancelado ou adiado a qualquer tempo pela STN, mediante comunicação feita pela CETIP.
Art. 16. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ CECHIN
Secretário-Executivo do Ministério da Previdência e Assistência Social
FÁBIO DE OLIVEIRA BARBOSA
Secretário do Tesouro Nacional
ANEXOSATIVOS | PERCENTUAL SOBRE O PREÇO UNITÁRIO |
1. CRÉDITOS SECURITIZADOS | |
AERO920116 | 73,06% |
AGRO950816 | 89,04% |
AGRO960615 | 93,47% |
CSTN980115 | 90,86% |
CSTN990915 | 99,01% |
CSTN000116 | 91,10% |
CVSA970101 | 58,83% |
CVSB970101 | 37,47% |
DISA950615 | 97,75% |
DISB950615 | 96,94% |
DISC950615 | 96,30% |
DISD950616 | 96,31% |
ELET940316 | 71,91% |
ELET950716 | 61,62% |
EMBR940701 | 86,12% |
EXTE960815 | 70,23% |
EXTE990115 | 62,83% |
IAAA950615 | 94,18% |
IAAA950715 | 94,85% |
IAAA950716 | 93,86% |
INFA930616 | 97,72% |
INTE950701 | 98,61% |
LOYD940220 | 72,34% |
LOYD960615 | 90,45% |
LOYD981215 | 89,75% |
LOYD990115 | 80,61% |
MISA950716 | 89,71% |
NUCL950615 | 95,64% |
PORT950716 | 89,71% |
REDE991115 | 92,12% |
SIBR910816 | 98,07% |
SIBR930416 | 98,43% |
SIBR930731 | 94,64% |
SIBR950715 | 94,85% |
SIBR950716 | 70,67% |
SIBR950815 | 79,71% |
SIBR951016 | 88,69% |
SUNA950615 | 91,91% |
SUNA950915 | 90,99% |
SUPR940901 | 85,47% |
TBAA980915 | 91,52% |
TBAB980915 | 94,19% |
TBAC980915 | 94,87% |
UNIA950716 | 95,60% |
UNIA960716 | 95,29% |
UNIA990116 | 94,02% |
2. TÍTULOS DA DÍVIDA AGRÁRIA - TDA
Mês de Resgate | Percentual sobre o preço unitário |
Dez/2000 | 99,77% |
Jan/2001 | 99,22% |
Fev/2001 | 98,45% |
Mar/2001 | 97,92% |
Abr/2001 | 97,27% |
Mai/2001 | 96,66% |
Jun/2001 | 95,90% |
Jul/2001 | 95,35% |
Ago/2001 | 94,61% |
Set/2001 | 93,93% |
Out/2001 | 93,34% |
Nov/2001 | 92,66% |
Dez/2001 | 92,55% |
Jan/2002 | 91,99% |
Fev/2002 | 91,27% |
Mar/2002 | 90,79% |
Abr/2002 | 90,23% |
Mai/2002 | 89,61% |
Jun/2002 | 89,01% |
Jul/2002 | 88,41% |
Ago/2002 | 87,72% |
Set/2002 | 87,13% |
Out/2002 | 86,49% |
Nov/2002 | 85,82% |
Dez/2002 | 86,14% |
Jan/2003 | 85,57% |
Fev/2003 | 84,95% |
Mar/2003 | 84,41% |
Abr/2003 | 83,89% |
Mai/2003 | 83,40% |
Jun/2003 | 82,84% |
Jul/2003 | 82,28% |
Ago/2003 | 81,64% |
Set/2003 | 81,09% |
Out/2003 | 80,50% |
Nov/2003 | 79,91% |
Dez/2003 | 80,52% |
Jan/2004 | 79,99% |
Fev/2004 | 79,44% |
Mar/2004 | 78,98% |
Abr/2004 | 78,38% |
Mai/2004 | 77,93% |
Jun/2004 | 77,37% |
Jul/2004 | 76,84% |
Ago/2004 | 76,31% |
Set/2004 | 75,73% |
Out/2004 | 75,21% |
Nov/2004 | 74,74% |
Dez/2004 | 75,70% |
Jan/2005 | 75,17% |
Fev/2005 | 74,63% |
Mar/2005 | 74,22% |
Abr/2005 | 73,70% |
Mai/2005 | 73,27% |
Jun/2005 | 72,74% |
Jul/2005 | 72,22% |
Ago/2005 | 71,72% |
Set/2005 | 71,17% |
Out/2005 | 70,71% |
Nov/2005 | 70,23% |
Dez/2005 | 73,71% |
Jan/2006 | 73,26% |
Fev/2006 | 72,74% |
Mar/2006 | 72,37% |
Abr/2006 | 71,90% |
Mai/2006 | 71,54% |
Jun/2006 | 71,04% |
Jul/2006 | 70,62% |
Ago/2006 | 70,14% |
Set/2006 | 69,65% |
Out/2006 | 69,26% |
Nov/2006 | 68,80% |
Dez/2006 | 70,29% |
Jan/2007 | 69,91% |
Fev/2007 | 69,42% |
Mar/2007 | 69,07% |
Abr/2007 | 68,64% |
Mai/2007 | 68,25% |
Jun/2007 | 67,77% |
Jul/2007 | 67,39% |
Ago/2007 | 66,91% |
Set/2007 | 66,46% |
Out/2007 | 66,07% |
Nov/2007 | 65,63% |
Dez/2007 | 67,34% |
Jan/2008 | 66,95% |
Fev/2008 | 66,48% |
Mar/2008 | 66,14% |
Abr/2008 | 65,73% |
Mai/2008 | 65,35% |
Jun/2008 | 64,96% |
Jul/2008 | 64,53% |
Ago/2008 | 64,07% |
Set/2008 | 63,66% |
Out/2008 | 63,24% |
Nov/2008 | 62,82% |
Dez/2008 | 64,67% |
Jan/2009 | 64,28% |
Fev/2009 | 63,86% |
Mar/2009 | 63,54% |
Abr/2009 | 63,11% |
Mai/2009 | 62,76% |
Jun/2009 | 62,36% |
Jul/2009 | 61,97% |
Ago/2009 | 61,55% |
Set/2009 | 61,13% |
Out/2009 | 60,75% |
Nov/2009 | 60,38% |
Dez/2009 | 62,38% |
Jan/2010 | 62,00% |
Fev/2010 | 61,59% |
Mar/2010 | 61,28% |
Abr/2010 | 60,87% |
Mai/2010 | 60,54% |
Jun/2010 | 60,13% |
Jul/2010 | 59,76% |
Ago/2010 | 59,36% |
Set/2010 | 58,95% |
Out/2010 | 58,58% |
Nov/2010 | 58,22% |
Dez/2010 | 61,58% |
Jan/2011 | 61,21% |
Fev/2011 | 60,80% |
Mar/2011 | 60,47% |
Abr/2011 | 60,10% |
Mai/2011 | 59,80% |
Jun/2011 | 59,39% |
Jul/2011 | 59,03% |
Ago/2011 | 58,65% |
Set/2011 | 58,25% |
Out/2011 | 57,91% |
Nov/2011 | 57,55% |
Dez/2011 | 59,82% |
Jan/2012 | 59,47% |
Fev/2012 | 59,06% |
Mar/2012 | 58,75% |
Abr/2012 | 58,39% |
Mai/2012 | 58,07% |
Jun/2012 | 57,68% |
Jul/2012 | 57,35% |
Ago/2012 | 56,96% |
Set/2012 | 56,58% |
Out/2012 | 56,24% |
Nov/2012 | 55,88% |
Dez/2012 | 58,27% |
Jan/2013 | 57,93% |
Fev/2013 | 57,53% |
Mar/2013 | 57,25% |
Abr/2013 | 56,91% |
Mai/2013 | 56,58% |
Jun/2013 | 56,22% |
Jul/2013 | 55,88% |
Ago/2013 | 55,49% |
Set/2013 | 55,14% |
Out/2013 | 54,79% |
Nov/2013 | 54,42% |
Dez/2013 | 56,90% |
Jan/2014 | 56,56% |
Fev/2014 | 56,18% |
Mar/2014 | 55,88% |
Abr/2014 | 55,55% |
Mai/2014 | 55,25% |
Jun/2014 | 54,89% |
Jul/2014 | 54,56% |
Ago/2014 | 54,19% |
Set/2014 | 53,84% |
Out/2014 | 53,50% |
Nov/2014 | 53,15% |
Dez/2014 | 55,68% |
Jan/2015 | 55,36% |
Fev/2015 | 54,99% |
Mar/2015 | 54,71% |
Abr/2015 | 54,36% |
Mai/2015 | 54,07% |
Jun/2015 | 53,72% |
Jul/2015 | 53,39% |
Ago/2015 | 53,03% |
Set/2015 | 52,68% |
Out/2015 | 52,36% |
Nov/2015 | 52,03% |
Dez/2015 | 54,64% |
Jan/2016 | 54,31% |
Fev/2016 | 53,96% |
Mar/2016 | 53,68% |
Abr/2016 | 53,34% |
Mai/2016 | 53,05% |
Jun/2016 | 52,70% |
Jul/2016 | 52,37% |
Ago/2016 | 52,02% |
Set/2016 | 51,67% |
Out/2016 | 51,36% |
Nov/2016 | 51,03% |
Dez/2016 | 53,71% |
Jan/2017 | 53,39% |
Fev/2017 | 53,02% |
Mar/2017 | 52,76% |
Abr/2017 | 52,42% |
Mai/2017 | 52,14% |
Jun/2017 | 51,79% |
Jul/2017 | 51,48% |
Ago/2017 | 51,14% |
Set/2017 | 50,79% |
Out/2017 | 50,49% |
Nov/2017 | 50,16% |
Dez/2017 | 53,80% |
Jan/2018 | 53,49% |
Fev/2018 | 53,13% |
Mar/2018 | 52,87% |
Abr/2018 | 52,55% |
Mai/2018 | 52,26% |
Jun/2018 | 51,92% |
Jul/2018 | 51,61% |
Ago/2018 | 51,26% |
Set/2018 | 50,93% |
Out/2018 | 50,62% |
Nov/2018 | 50,30% |
Dez/2018 | 53,08% |
Jan/2019 | 52,77% |
Fev/2019 | 52,42% |
Mar/2019 | 52,14% |
Abr/2019 | 51,83% |
Mai/2019 | 51,55% |
Jun/2019 | 51,21% |
Jul/2019 | 50,91% |
Ago/2019 | 50,57% |
Set/2019 | 50,24% |
Out/2019 | 49,93% |
Nov/2019 | 49,60% |
Dez/2019 | 52,43% |
Jan/2020 | 52,12% |
Fev/2020 | 51,77% |
Mar/2020 | 51,51% |
Abr/2020 | 51,19% |
Mai/2020 | 50,91% |
Jun/2020 | 50,58% |
Jul/2020 | 50,28% |
Ago/2020 | 49,94% |
Set/2020 | 49,61% |
Out/2020 | 49,31% |
Nov/2020 | 49,00% |