Resolução DC/INSS nº 139 de 08/10/2003

Norma Federal - Publicado no DO em 10 out 2003

Estabelece a vinculação, denominação e codificação literal e numérica dos Órgãos e Unidades no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

Arts. 1º ao Anexo II

A diretoria colegiada do instituto nacional do seguro social - INSS, em reunião Ordinária nº 07, realizada no dia 7 de outubro de 2003, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II e IX, do art. 7º do Decreto nº 4.688, de 7 de maio de 2003 e arts. 3º e 4º da Portaria/MPS nº 820, de 18 de junho de 2003, resolve:

Art. 1º Estabelecer a vinculação, denominação e codificação literal e numérica dos Órgãos e Unidades no âmbito do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, na forma dos seguintes anexos:

Anexo I - Diretoria Colegiada;

Anexo II - Superintendências Estaduais;

Anexo III - Gerências-Executivas, Unidades Técnicas de Reabilitação Profissional, Seção de Comunicação Social e Agências da Previdência Social - APS (fixas e móveis);

Anexo IV - Auditorias-Regionais;

Anexo V - Corregedorias-Regionais;

Anexo VI - Divisões de Julgamento;

Anexo VII - Procuradoria de Tribunais;

Anexo VIII - Divisões de Cobranças de Grandes Devedores

Art. 2º As Agências da Previdência Social - APS (fixas e móveis) são classificadas por tipo: A, B, C e D.

Art. 3º As Gerências-Executivas deverão situar-se efetivamente na cidade/bairro sede de sua jurisdição.

Art. 4º A Coordenação-Geral de Controladoria em articulação com as Diretorias, Procuradoria Federal Especializada e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - DATAPREV, adotará providências de modo a manter atualizado o banco de dados dos municípios/logradouros integrantes da área de abrangência territorial das Gerências-Executivas e Procuradorias.

Art. 5º A Diretoria de Benefícios expedirá ato definindo a organização, operacionalização e o funcionamento das Unidades Técnicas de Reabilitação Profissional - UTRP.

Art. 6º A localização e a alteração da vinculação de Agências fixas e móveis, constantes do anexo III, somente serão efetuadas mediante estudos técnicos elaborados pela Gerência-Executiva, observadas as competências da Coordenação-Geral de Controladoria, mediante deliberação desta Diretoria em Reunião Colegiada.

Art. 7º A localização de novas Agências fixas e móveis, obedecerão critérios a serem estabelecidos em ato desta Diretoria Colegiada, observadas as competências da Coordenação-Geral de Controladoria.

Art. 8º Caberá aos Órgãos Seccionais, Órgãos Específicos, Órgãos Descentralizados e à DATAPREV adotar as providências de caráter técnico e administrativo para a concretização deste Ato.

Art. 9º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga as disposições em contrário.

TAITI INENAMI

Diretor-Presidente

JOÃO ERNESTO ARAGONÉS VIANNA

Procurador-Chefe

JOÃO ANGELO LOURES

Diretor de Orçamento, Finanças e Logística

LÚCIA HELENA DE CARVALHO

Diretora de Recursos Humanos

CARLOS ROBERTO BISPO

Diretor da Receita Previdenciária

BENEDITO ADALBERTO BRUNCA

Diretor de Benefícios

ANEXO I

CÓDIGO  DENOMINAÇÃO   SIGLA  
01.001.  Diretoria Colegiada  DC 
01.001.001 Gabinete do Diretor-Presidente DCPRES 
01.001.002 Chefia de Gabinete DCGAB 
01.001.003 Serviço Técnico de Projetos STPROJ 
01.001.1  Coordenação-Geral de Controladoria  CGCONT 
01.001.11  Coordenação de Gerenciamento da Qualidade do Atendimento  CGQAT  
01.001.12 Coordenação de Aferição de Resultados CARES 
01.001.13 Coordenação de Informações Institucionais CINFINS 
01.001.2  Coordenação-Geral de Tecnologia e Informação  CGTI 
01.001.201 Serviço de Controle de Demanda em Tecnologia e Informação SEDETI 
01.001.202 Serviço de Análise e Monitoração de Produtos de Tecnologia e Informação SEMOTI 
01.001.203 Serviço de Suporte Tecnológico SESUTI 
01.001.204 Serviço de Prospecção de Soluções em Tecnologia e Informação SESOTI 
01.001.4  Coordenação-Geral de Recuperação dos Créditos Previdenciários  CGREC 
01.001.401 Divisão de Recebimentos Especiais DIREC 
01.001.402 Divisão de Créditos Constituídos DICRED 
01.001.5  Coordenação-Geral de Apoio à Diretoria Colegiada  CGAPOIO 
01.001.501 Serviço de Comunicação Administrativa SECAD 
01.001.502 Serviço de Execução Orçamentária e Financeira SEOF 
01.001.503 Serviço de Contabilidade SECON 
01.001.504 Serviço de Recursos Humanos SERH 
01.001.505 Serviço de Administração de Contratos SEAC 
01.001.506 Serviço de Atividades Gerais SEAG 
01.001.507 Serviço de Suprimento e Material SESM 
01.100.  Auditoria-Geral  AUDGER 
01.100.001 Serviço de Assessoria Técnico-Administrativa SEATECA 
01.100.002 Divisão de Sistematização e Difusão de Normas de Auditoria DSDNAUD 
01.100.1  Coordenação-Geral de Auditoria em Arrecadação e Procuradoria  CGAUAP 
01.100.101 Divisão de Auditoria em Arrecadação e Procuradoria DAARPROC 
01.100.2  Coordenação-Geral de Auditoria em Benefícios  CGABEN 
01.100.201 Divisão de Auditoria em Benefícios e Benefícios por Incapacidade DAUDBEN 
01.100.3  Coordenação-Geral de Auditoria em Gestão Interna  CGAGIN 
01.100.301 Divisão de Auditoria em Gestão Interna DAGIN 
01.200.  Procuradoria Federal Especializada - INSS  PFEINSS 
01.200.01 Coordenação de Assuntos Estratégicos CAEST 
01.200.011 Serviço de Assuntos Estratégicos SAEST 
01.200.1  Subprocuradoria  SUBPROC 
01.200.101 Divisão de Ações Prioritárias DIAPI 
01.200.2  Coordenação-Geral de Matéria Administrativa  CGMADM 
01.200.201 Divisão de Licitação e Contratos DLIC 
01.200.202 Divisão de Patrimônio Imobiliário DPIM 
01.200.203 Divisão de Pessoal DPES 
01.200.3  Coordenação-Geral de Matéria de Benefícios  CGMBEN 
01.200.301 Divisão da Consultoria de Benefícios DIVCONS 
01.200.302 Divisão de Contencioso de Benefícios DIVCONT 
CÓDIGO  DENOMINAÇÃO   SIGLA  
01.200.4  Coordenação-Geral de Matéria Tributária  CGMTRIB 
01.200.401 Divisão de Gerenciamento de Grandes Devedores DGGD 
01.200.402 Divisão de Gerenciamento de Dívida Ativa DGDA 
01.200.403 Divisão de Gerenciamento de Créditos Trabalhistas DGCTB 
01.200.404 Divisão de Consultoria em Matéria Tributária DCMT 
01.200.5  Coordenação-Geral de Administração das Procuradorias  CGAPRO 
01.200.501 Divisão de Pagamentos Judiciais DIVPAG 
01.200.502 Divisão de Sistemas de Procuradorias DIVSISP 
01.200.51 Procuradoria dos Tribunais Superiores PROCTRIBSUP 
01.200.52 Coordenação de Gerenciamento de Procuradorias CPROC 
01.300.  Diretoria de Orçamento Finanças e Logística  DIROFL 
01.300.1  Coordenação-Geral de Logística  CGLOG 
01.300.101 Serviço de Assessoria Técnico-Administrativa SAAL 
01.300.11 Coordenação de Suprimentos e Serviços Gerais CSSG 
01.300.111 Divisão de Gerenciamento de Despesas Operacionais DGDO 
01.300.112 Divisão de Gerenciamento de Atividades Gerais DGAG 
01.300.12 Coordenação de Engenharia e Patrimônio Imobiliário CEPAI 
01.300.121 Divisão de Gerenciamento de Engenharia e Arquitetura DGEAR 
01.300.122 Divisão de Gerenciamento do Patrimônio Imobiliário DGPAI 
01.300.2  Coordenação-Geral de Orçamento, Finanças e Contabilidade  CGOFC 
01.300.201 Serviço de Assessoria Técnico-Administrativa SAAFC 
01.300.21 Coordenação de Orçamento e Finanças CORFIN 
01.300.211 Divisão de Programação Orçamentária DPORC 
01.300.212 Divisão de Programação Financeira DPFIN 
01.300.213 Divisão de Controle Financeiro DCFIN 
01.300.22 Coordenação de Contabilidade CONTAB 
01.300.221 Divisão de Análise e Conciliação Contábil da Despesa CONCONT 
01.300.222 Divisão de Tomada de Contas Especial DTCE 
01.400.  Diretoria da Receita Previdenciária  DIREP 
01.400.001 Divisão de Terceiros DITER 
01.400.002 Divisão de Convênios e Sistemas de Informações Gerenciais DICON 
01.400.003 Divisão de Parcelamentos DIPAR 
01.400.004 Divisão de Planejamento, Controle e Comunicação em Cobrança DICOB 
01.400.1  Coordenação-Geral de Arrecadação  CGARREC 
01.400.11 Coordenação de Gerenciamento da Arrecadação GARREC 
01.400.111 Divisão de Controle e Monitoramento de Arrecadação DICMA 
01.400.112 Divisão de Sistemas de Arrecadação DISIS 
01.400.113 Divisão de Previsão e Análise de Receita Previdenciária DIPRAN 
01.400.114 Divisão de Gerenciamento de Declarações DIGEDEC 
01.400.115 Divisão de Gerenciamento de Divergências DIGEDIV 
01.400.2  Coordenação-Geral de Fiscalização  CGFISC 
01.400.21 Coordenação de Gerenciamento da Ação Fiscal GAFISC 
01.400.210 Divisão de Gerenciamento das Entidades e Órgãos Públicos DIGOP 
01.400.211 Divisão de Avaliação e Controle da Fiscalização DIVACF 
01.400.212 Divisão de Suporte à Execução da Atividade Fiscal DISAF 
01.400.213 Divisão de Análise e Revisão de Procedimentos Fiscais DIPROF 
01.400.214 Divisão de Gerenciamento da Isenção Previdenciária DIGIP 
01.400.215 Divisão de Gerenciamento da Ação Fiscal em Indústria DIGAFI 
CÓDIGO  DENOMINAÇÃO   SIGLA  
01.400.216 Divisão de Gerenciamento da Ação Fiscal em Comércio DIGAFC 
01.400.217 Divisão de Gerenciamento da Ação Fiscal em Serviços DIGAFS 
01.400.218 Divisão de Gerenciamento da Ação Fiscal em Agropecuária DIGAFA 
01.400.219 Divisão de Gerenciamento da Ação Fiscal em Financeiro DIGAFF 
01.400.3  Coordenação-Geral de Tributação e Julgamento  CGTRIJ 
01.400.301 Divisão de Normatização em Tributação e Julgamento DINOR 
01.400.302 Divisão de Consultas em Tributação e Julgamento DICONTJ 
01.400.303 Divisão de Sistematização e Difusão de Normas em Tributação e Julgamento 
01.400.31Coordenação de Gerenciamento do Contencioso Administrativo CGCON 
01.500.  Diretoria de Benefícios  DIRBEN 
01.500.001 Divisão de Sistematização e Difusão de Normas de Benefícios DSDNB 
01.500.1  Coordenação-Geral de Benefícios  CGBENEF 
01.500.101 Divisão de Administração de Convênios e Acordos Internacionais DACAI 
01.500.102 Divisão de Reconhecimento Inicial de Direitos DRID 
01.500.103 Divisão de Revisão de Direitos DRD 
01.500.104 Divisão de Compensação Previdenciária DCP 
01.500.105 Divisão de Acompanhamento e Controle Gerencial de Benefícios DACB 
01.500.106 Divisão de Manutenção de Direitos DMD 
01.500.107 Divisão de Recursos de Benefícios DRB 
01.500.11 Coordenação de Gerenciamento do Reconhecimento de Direitos CGERD 
01.500.111 Divisão de Procedimentos dos Serviços de Benefícios DEPESB 
01.500.2  Coordenação-Geral de Benefícios por Incapacidade  CGBENIN 
01.500.201 Divisão de Perícias Médicas DPM 
01.500.202 Divisão de Controle Operacional de Benefícios por Incapacidade DCOBI 
01.500.203 Divisão de Acompanhamento e Controle Gerencial de Benefícios por Incapacidade DACGI 
01.500.204 Divisão de Procedimentos dos Serviços de Benefícios por Incapacidade DPSBI 
01.500.205 Divisão de Reabilitação Profissional DRP 
01.500.206 Divisão de Serviço Social DSS 
01.500.3  Coordenação-Geral de Análises e Pesquisas  CGANPE 
01.500.301 Divisão de Gerenciamento e Avaliação DGA 
01.500.302 Divisão de Controle Interno de Benefícios DCIB 
01.700  Diretoria de Recursos Humanos  DIRRH 
01.700.1  Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos  CGDERH 
01.700.101 Divisão de Tecnologia Educacional DITEC 
01.700.102 Divisão de Gestão de Carreiras DIGEC 
01.700.103 Divisão de Informações Gerenciais DIGER 
01.700.104 Divisão de Planejamento e Avaliação DPLAV 
01.700.105 Serviço de Assessoria Técnico-Administrativa SEAT 
01.700.11 Coordenação de Educação Corporativa COEDUC 
01.700.2  Coordenação-Geral de Administração de Recursos Humanos  CGARH 
01.700.201 Divisão de Sistemas e Controle de Cadastro e Pagamentos DSCCP 
01.700.202 Divisão de Orientação e Uniformização de Procedimentos de Recursos Humanos DOUPRH 
01.700.203 Divisão de Procedimentos Judiciais em Recursos Humanos DPJUD 
01.700.204 Serviço de Assessoria Técnico-Administrativa SATAD 
01.700.21 Coordenação de Gestão de Pessoal CGESP 
01.800.  Corregedoria Geral  CORREG 

ANEXO II

BAHIA  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
04.000.   Superintendência na Bahia   B   SUPBA  
04.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
04.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
04.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
CEARÁ  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
05.000.  Superintendência no Ceará  B   SUPCE 
05.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
05.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
05.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
MINAS GERAIS  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
11.000.  Superintendência em Minas Gerais  A   SUPMG 
11.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
11.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
11.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
PARANÁ  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
14.000.  Superintendência no Paraná  B   SUPPR 
14.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
14.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
14.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
PERNAMBUCO  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
15.000.  Superintendência em Pernambuco  B   SUPPE 
15.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
15.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
15.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
RIO DE JANEIRO  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
17.000.  Superintendência no Rio de Janeiro  A   SUPRJ 
17.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
17.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
17.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
RIO GRANDE DO SUL  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
19.000.  Superintendência no Rio Grande do Sul  B   SUPRS 
19.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
19.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
19.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
SANTA CATARINA  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
20.000.  Superintendência em Santa Catarina  B   SUPSC 
20.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
20.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
20.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC 
 
SÃO PAULO  
CÓDIGO   DENOMINAÇÃO   TIPO   SIGLA  
21.000.  Superintendência em São Paulo  A   SUPSP 
21.000.01  Seção de Apoio à Superintendência   APOSUP  
21.000.13 Assessoria de Informações Institucionais e Acompanhamento de Resultados  IIAR 
21.000.6 Assessoria de Comunicação Social  COMSOC