Resolução CJF nº 73 de 26/08/2009
Norma Federal - Publicado no DO em 28 ago 2009
Aprova o Mapa Estratégico da Justiça Federal.
O PRESIDENTE DO CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL, usando das suas atribuições legais e tendo em vista o decidido no Processo nº 2009.16.0473, na sessão realizada em 13 de agosto de 2009,
Resolve:
Art. 1º Aprovar o Mapa Estratégico da Justiça Federal, constante do Anexo, para o período de 2009 a 2013.
Art. 2º O Mapa Estratégico da Justiça Federal servirá de base para a elaboração e revisão dos planejamentos estratégicos regionais e para o Planejamento Estratégico do Conselho da Justiça Federal.
Parágrafo único. Os planejamentos estratégicos mencionados no caput deste artigo serão consolidados no Planejamento Estratégico da Justiça Federal.
Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação.
Min. CESAR ASFOR ROCHA
ANEXOA GESTÃO ESTRATÉGICA DA JUSTIÇA FEDERAL
APRESENTAÇÃO
O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que permite às organizações o aprimoramento do processo decisório pela seleção dos meios necessários ao alcance do melhor desempenho, no ambiente em que estão inseridas.
Cientes disso, os órgãos da Justiça Federal, antecipando-se à proposta apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça no segundo semestre de 2008, já vêm trilhando o caminho da gestão estratégica desde 2006. As ações, que anteriormente ocorriam de forma isolada, agora estão sendo aprimoradas em conjunto, buscando-se a consolidação da imagem da Justiça Federal como instituição de excelência na prestação jurisdicional.
A Gestão Estratégica na Justiça Federal terá como ponto de partida o Mapa Estratégico, alinhado ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, sobre o qual dispõe a Resolução nº 070 do CNJ, de 18 de março de 2009.
METODOLOGIA
Para a construção do Mapa Estratégico da Justiça Federal, foi utilizada a metodologia do Balance Scorecard - BSC, ferramenta organizacional utilizada mundialmente para medir o desempenho das organizações. O BSC, desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton, professores da Harvard Business School, propõe a representação da estratégia organizacional de forma equilibrada e objetiva, possibilitando o acompanhamento dos resultados e, caso haja necessidade, a correção de rumos.
O Mapa da Justiça Federal contém as perspectivas utilizadas no Mapa do Poder Judiciário: sociedade, procedimentos internos e recursos.
Na perspectiva Sociedade, estão descritas a missão e a visão de futuro da Justiça Federal.
A perspectiva Processos Internos foi dividida nas seguintes diretrizes:
Eficiência Operacional
Acesso ao Sistema de Justiça
Responsabilidade Socioambiental
Alinhamento e Integração
Atuação Institucional
A perspectiva Recursos contém as seguintes diretrizes:
Gestão de Pessoas
Infraestrutura e Tecnologia
Orçamento
O Mapa Estratégico apresenta o caminho para realizar a missão e alcançar a visão de futuro. Esse caminho é descrito por objetivos estratégicos, ligados por relações de causa e efeito e operacionalizados por ações e projetos. Foram definidos vinte objetivos estratégicos no Mapa Estratégico da Justiça Federal.
O Mapa Estratégico da Justiça Federal vai nortear as ações e projetos de todos os órgãos da Justiça Federal. A partir das diretrizes comuns, os órgãos caminharão unidos nos mesmos princípios e propósitos, sem prejuízo das peculiaridades regionais. O desdobramento do Mapa será feito em planejamentos estratégicos regionais e, posteriormente, em metas, projetos e ações institucionais.
MISSÃO
Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva no âmbito da Justiça Federal.
VISÃO DE FUTURO ATÉ 2014
Consolidar-se, perante a sociedade, como modelo de efetividade, transparência e segurança jurídica.
VALORES
Ética
Atuar com integridade, transparência e lisura nos procedimentos judiciais e administrativos.
Transparência
Dar plena visibilidade dos atos praticados, da execução dos recursos e dos processos de trabalho adotados pela instituição.
Modernização
Buscar soluções inovadoras para a modernização da Justiça Federal, principalmente através da intensificação e aprimoramento do uso da tecnologia da informação e comunicação, de forma a imprimir celeridade aos processos de trabalho, com foco na prestação jurisdicional.
Comprometimento
Promover o envolvimento de magistrados e servidores com a instituição, levando-os a contribuir de forma efetiva para os resultados organizacionais.
Responsabilidade socioambiental
Participar de forma responsável da solução dos problemas socioambientais, valorizando atitudes preventivas geradoras de cidadania, de justiça social, de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável.
Respeito ao ser humano
Tratar as pessoas com dignidade, cortesia e profissionalismo, independentemente de posição social, crenças ou origem.
Qualidade
Fazer bem o que se propõe em todas as etapas do processo de trabalho, visando atender as necessidades dos jurisdicionados e satisfazê-los quanto ao atendimento, agilidade, segurança e custo.
DIRETRIZ:
Eficiência Operacional
Objetivos Estratégicos
1. Agilizar os trâmites judiciais e administrativos.
Descrição do objetivo: Implantar meios de controle de fluxos processuais a fim de diagnosticar congestionamentos e aplicar ações adequadas visando garantir a razoável duração do processo.
2. Otimizar a gestão dos custos operacionais.
Descrição do objetivo: Aplicar os recursos de modo eficiente, garantindo a economicidade e a racionalização na aquisição e utilização de materiais, bens e serviços e na alocação de recursos humanos.
3. Otimizar os processos de trabalho.
Descrição do objetivo: Promover o aprimoramento continuado dos processos de trabalho a fim de que sejam os mais eficientes dentro do cenário no qual a organização está inserida.
DIRETRIZ:
Acesso ao Sistema de Justiça
Objetivos Estratégicos:
Facilitar o acesso à Justiça.
Descrição do objetivo: Promover maior acesso à Justiça Federal com o objetivo de democratizar a relação da população com os órgãos judiciais e garantir equidade no atendimento à sociedade.
Promover a efetividade no cumprimento das decisões.
Descrição do objetivo: Assegurar o cumprimento das decisões emanadas da Justiça Federal a fim de garantir que os direitos reconhecidos alcancem resultados concretos.
DIRETRIZ:
Responsabilidade Socioambiental
Objetivos Estratégicos
Promover a cidadania.
Descrição do objetivo: Promover ações sociais visando ao fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão.
Incentivar a responsabilidade socioambiental.
Descrição do objetivo: Promover ações políticas que contribuam para a educação ambiental e disseminação de práticas visando à melhoria e preservação do meio ambiente.
DIRETRIZ:
Alinhamento e Integração
Objetivos Estratégicos
Garantir o alinhamento estratégico intra e inter-regional da Justiça Federal.
Descrição do objetivo: Garantir que as estratégias dos órgãos integrantes de uma região da Justiça Federal estejam em consonância com o planejamento estratégico regional e que o mesmo esteja alinhado à estratégia nacional da Justiça Federal, observando-se as particularidades de cada região.
Fomentar a interação e a troca de experiências entre os órgãos da Justiça Federal
Descrição do objetivo: Promover a integração dos órgãos da Justiça Federal através do compartilhamento de experiências e soluções jurídicas e administrativas, de forma a permitir a replicação de ações para o aperfeiçoamento do Judiciário.
DIRETRIZ:
Atuação Institucional
Objetivos Estratégicos
Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes e instituições.
Descrição do objetivo: Fortalecer e fomentar a integração entre os órgãos da Justiça Federal e os demais órgãos do Judiciário, do Sistema de Justiça (OAB, Ministério Público, Defensorias) e dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como de entidades públicas e privadas.
Fortalecer a imagem institucional da Justiça Federal.
Descrição do objetivo: Valorizar e difundir práticas que estimulem e conservem valores éticos e morais no âmbito da Justiça Federal.
Aperfeiçoar a comunicação institucional.
Descrição do objetivo: Aprimorar a comunicação com o público externo e interno, com linguagem clara e acessível, disponibilizando com transparência informações sobre o andamento processual, metas, ações e indicadores de desempenho das atividades da Justiça Federal, tanto da esfera administrativa como da judicial.
DIRETRIZ:
Gestão de Pessoas
Objetivos Estratégicos
Adequar a estrutura organizacional e de pessoal à estratégia.
Descrição do objetivo: Definir a estrutura organizacional assim como o quantitativo de pessoal necessário ao atendimento da missão e objetivos estratégicos.
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores com foco em resultados.
Descrição do objetivo: Promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores, a fim de que tenham condições de atuar para o alcance dos objetivos estratégicos.
Fortalecer o clima organizacional e o bem-estar dos magistrados e servidores.
Descrição do objetivo: Gerenciar variáveis organizacionais que possibilitem manter elevado o grau de satisfação e bem-estar no trabalho dos magistrados e servidores, a fim de contribuir para a manutenção do envolvimento e comprometimento com a organização e da saúde no trabalho.
Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da estratégia.
Descrição do objetivo: Manter elevado o nível de comprometimento, motivação e identidade institucional dos magistrados e servidores para viabilizar a execução da estratégia.
DIRETRIZ:
Infraestrutura e Tecnologia
Objetivos Estratégicos
Promover a integração e a permanente atualização dos sistemas informatizados da Justiça Federal.
Descrição do objetivo: Possibilitar a modernização das ações administrativas e judiciárias com soluções automatizadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas a partir do intercâmbio entre os órgãos da Justiça Federal.
Garantir a infraestrutura física e tecnológica suficiente à execução das atividades administrativas e judiciais.
Descrição do objetivo: Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos de informática) suficientes que permitam o bom desempenho das atividades dos magistrados e servidores.
Garantir o acesso e funcionamento de sistemas essenciais de tecnologia de informação.
Descrição do objetivo: Estruturar a tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e disponibilidade dos sistemas essenciais à execução das atividades administrativas e judiciárias.
DIRETRIZ:
Orçamento
Objetivo Estratégico
Assegurar recursos orçamentários e priorizar a sua execução na estratégia.
Descrição do objetivo: Garantir os recursos orçamentários para o adequado funcionamento da Justiça Federal, alinhando o planejamento orçamentário ao planejamento estratégico. Priorizar a aplicação dos recursos orçamentários ao cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos no cronograma de execução do planejamento estratégico da Justiça Federal.