Resolução Plenária JUCEMA nº 1 de 13/02/2009

Norma Estadual - Maranhão - Publicado no DOE em 06 mar 2009

Dispõe sobre a Tabela de Preços dos Serviços do Registro Mercantil prestados pela Junta Comercial do Estado do Maranhão - JUCEMA.

A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO MARANHÃO - JUCEMA, por deliberação do Colégio de Vogais, no uso de suas atribuições legais e regulamentares.

Considerando as disposições contidas nos arts. 1º a 6º da Instrução Normativa do Departamento Nacional do Registro do Comércio - DNRC de nº 96, de 22 de dezembro de 2003.

Resolve:

Art. 1º Aprovar os preços fixados para os serviços do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, prestados por esta Junta Comercial, constante da Tabela de Preços, anexa, em conformidade com a Instrução Normativa - DNRC, de nº 96 de 22 de dezembro de 2003, a vigorar a partir de 01 de abril de 2009.

Art. 2º Estabelecer o numero mínimo de 3 (três) vias do documento por ato a ser autenticado, sendo que uma via será arquivada na JUCEMA e as demais serão devolvidas ao interessado.

Parágrafo único. As vias adicionais serão cobradas por tipo jurídico de empresas constantes da tabela.

Art. 3º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Sala de Reuniões do Plenário da Junta Comercial do Estado do Maranhão - JUCEMA, aos 13 dias do mês de fevereiro de 2009.

1. ALBERTO FONTOURA NOGUEIRA DA CRUZ

Presidente-JUCEMA

2. JALDO ANTONIO DA SILVA ABREU

Vice Presidente

3. RAFAELA COSTA DE MORAES RÊGO

Vogal

4. JOSÉ DE RIBAMAR SILVA

Vogal

5. MANOEL ANTONIO NICOLAU BARROS

Vogal

6. JOSÉ CALDAS GÓIS JR.

Vogal

7. FERNANDO JOSÉ OLIVEIRA DUAILIBE MENDONÇA

Vogal

8. HAROLDO CORREA CAVALCANTI JUNIOR

Vogal

9. GENIVAL CAETANO DE AQUINO

Vogal

10. PEDRO ROBSON HOLANDA DA COSTA

Vogal

11. NERILVA GARRETO RAMOS

Vogal

12. CLODOMIR CUNHA LADEIRA

Vogal

13. CLEDINICE BASTOS DA FONSECA

Vogal

Tabela de Preços aprovada pela Resolução Plenária nº 001/09 de 13.02.2009, em conformidade com a IN-DNRC nº 96 de 22 de dezembro de 2003.

ESPECIFICAÇÃO DE ATOS INTEGRANTES DA TABELA DE PREÇOS DOS SERVIÇOS PERTINENTES AO REGISTRO PÚBLICO DE EMPRESAS MERCANTIS E ATIVIDADES AFINS

ATOS
PREÇO
SERVIÇOS PRESTADOS PELAS JUNTAS COMERCIAIS
 
01 - EMPRESÁRIO (até 3 vias)
 
Inscrição (registro inicial); Alteração; Extinção ..............................................
80,00
01.1 - Por via adicional ................................................................................
5,00
02 - SOCIEDADES EMPRESÁRIAS, EXCETO AS POR AÇÕES
 
Contrato Social, Alteração Contratual, Ata de Reunião de Sócios, Ata de Assembléia de Sócios, Documento Substitutivo da Ata de Reunião ou de Assembléia de Sócios, Distrato Social........................................................................................................
190,00
02.1 - Por via adicional....................................................................................................
10,00
03 - SOCIEDADES POR AÇÕES E EMPRESA PÚBLICA
 
Ato Constitutivo, Ata de AGO, Ata de AGE, Ata de AGO/AGE, Ata de Assembléia Geral de Fusão, Cisão, Incorporação, Transformação e Liquidação, Ata de Assembléia de Debenturistas, Ata de Assembléia Especial, Ata de Reunião de Conselho de Administração, Ata de Reunião da Diretoria.................................................................
350,00
03.1 - Por via adicional ...............................................................................
10,00
04 - COOPERATIVA
 
Ato Constitutivo, Ata de AGO, Ata de AGE, Ata de AGO/AGE, Ata de Reunião de Conselho de Administração, Ata de Reunião de Diretoria.................................................
350,00
04.1 - Por via adicional....................................................................................................
10,00
05 - CONSÓRCIO E GRUPO DE SOCIEDADES
 
Registro, Alteração, Cancelamento..............................................................
470,00
05.1 - Por via adicional ...............................................................................
10,00
06 - PROTEÇÃO AO NOME EMPRESARIAL
 
Registro, Alteração e Cancelamento de Proteção ao Nome Empresarial de empresário, sociedades empresárias e cooperativa em unidade da federação diferente daquela em que se localiza a sede ...............................................
190,00
6.1 - Por via adicional...................................................................
5,00
ATOS
PREÇO
07 - DOCUMENTOS DE ARQUIVAMENTO OBRIGATÓRIO OU DE INTERESSE DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA/EMPRESÁRIO/SOCIO/LEILOEIRO/TRADUTOR PÚBLICO/ADMINISTRADOR DE ARMAZEM GERAL
Procuração, Emancipação, Instrumento de Nomeação, Renúncia e Destituição de Administrador, Nomeação e Destituição de Gerente por Representante ou Assistente, Declaração de Exclusividade, Alvará, Publicação ou anotação de publicação de ato de sociedade ou de empresário, Ata de Reunião de Conselho Fiscal, Acordo de Acionistas ou Cotistas, atos já arquivados em uma Junta Comercial e levados a arquivamento em outra Junta Comercial para abertura, alteração, transferência ou extinção de filial de sociedade, Comunicação de Funcionamento, Comunicação de Paralisação Temporária de Atividades, Balanço Patrimonial e ou Balanço de Resultado Econômico, pacto ou declaração antenupcial de empresário, título de doação, herança ou legado, de bens clausulados de incomunicabilidade ou inalienabilidade, sentença de decretação ou de homologação de separação judicial do empresário e de homologação de ato de reconciliação; contrato de alienação, usufruto ou arrendamento de estabelecimento, documentos de interesses de Leiloeiro, Tradutor Público e Intérprete Comercial, Administrador de Armazém-Geral e outros atos................................................................
85,00
07.1 - Por via adicional .........................................................................
5,00
08 - LEILOEIRO/TRADUTOR PÚBLICO/ADMINISTRADOR DE ARMAZÉM GERAL
 
08.1 - Matrícula .............................................................................................................
670,00
08.2 - Pedido de Transferência de Matrícula..............................................
180,00
08.3 - Cancelamento de Matrícula ...........................................................
270,00
08.4 - Inclusão de Novos Idiomas à Matrícula de Tradutor e Intérprete Comercial.......
270,00
08.5 - Nomeação ad hoc de Tradutor e Intérprete Comercial ......................
78,00
09 - PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO ....................................................
80,00
10 - RECURSO AO PLENÁRIO ..............................................................
98,00
11 - PESQUISA DE NOME EMPRESARIAL IDÊNTICO OU SEMELHANTE
 
Por nome ou grupo de nomes.................................................................
14,00'
12 - CONSULTA A DOCUMENTOS
 
Por empresa..........................................................................................
14,00
13 - CERTIDÕES
 
13.1 - Certidão Simplificada.....................................................................
35,00
13.1.1 - Por via adicional..........................................................................
5,00
13.1.2 - Adicional por entrega via postal.....................................................
10,00
13.2 - Certidão de Inteiro Teor (por ato arquivado).
7,00
13.2.1 - Empresário..................................................................
13,00
13.2.2 - Sociedades Empresárias, exceto as por ações..............................
22,00
13.2.3 - Sociedades por Ações e Empresa Pública.....................................
22,00
13.2.4 - Cooperativa..................................................................................
10,00
13.2.5 - Adicional por entrega via postal (por pedido de até 3 certidões)............
38,00
13.3 - Certidão Específica .......................................................................
13,00
13.3.1 - Por via adicional..........................................................................
10,00
13.3.2 - Adicional por entrega via postal.....................................................
35,00
14 - AUTENTICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE ESCRITURAÇÃO DE EMPRESÁRIO, SOCIEDADE EMPRESÁRIA E DE LEILOEIRO/TRADUTOR PÚBLICO/ADMINISTRADOR DE ARMAZÉM GERAL
A Autenticação dos livros "Registro de Tradução", dos Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais é isenta de pagamento de preço.
 
14.1 - Livro, conjunto de folhas encadernadas sob forma de livro ou conjunto de folhas contínuas.....................................................................................
58,00
14.2 - Conjunto de folhas soltas ou de fichas - por conjunto de até 100 folhas....................................................................................................
50,00
14.3 - Microficha "COM" - por conjunto de até 100 microfichas.........................
50,00
15 - EXPEDIÇÃO DE CARTEIRA DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL ..................
35,00
16 - TRANSFORMAÇÃO, INCORPORAÇÃO, FUSÃO E CISÃO
Serão cobrados por ato, de acordo com a natureza das sociedades envolvidas.
No caso de transformação, cobrar-se-á pela natureza do tipo jurídico anterior................
 
17 - REGISTRO DE ESCRITURA DE EMISSÃO DE DEBÊNTURES
 
17.1 - Escritura de Emissão de Debêntures..............................................
70,00
17.2 - Aditamento de Escritura de Emissão de Debêntures.............................
70,00
18 - SERVIÇOS INTEGRADOS COM OUTRAS JUNTAS COMERCIAIS
 
Serviços a serem cobrados pela Junta Comercial, sem prejuízo da cobrança do preço tabelado para o serviço pela Junta Comercial executora.
 
18.1 - Pesquisa de Nome Empresarial .......................................................
 
18.2 - Certidão 18.2.1 - Simplificada ..........................................................
 
18.2.2 - Inteiro Teor ..................................................................................
 
18.2.3 - Específica ...................................................................................
 
18.3 - Proteção ao nome empresarial, sua alteração ou extinção...................
 
18.4 - Abertura, alteração ou extinção de filial................................................
 
18.5 - Transferência de sede para outra Unidade da Federação.........................
 
18.6 - Arquivamento de outros atos ...............................................................
 
19 - INFORMAÇÕES CADASTRAIS - CADASTRO ESTADUAL DE EMPRESAS MERCANTIS
Segundo orçamentos e tabela de preços própria, aprovada pela Junta Comercial.
 
19.1 - Informações fornecidas através de relatórios em papel, meio magnético ou CD-ROM:
 
Especificação
Fixo/Unidade
Variável/Nire
CD-ROOM
35,00 p/ gravação
1,00(dados resumidos)
Disquete 3 1/2
15,00 p/ gravação
Fita DAT
50,00 p/ gravação
2,00 (dados completos)
 
19.2 - Prestação contínua de informações (assinatura), mediante acesso eletrônico..............................................................................1,30/NIRE
 
19.3 - Prestação de informações mediante acesso eletrônico.............................1,70/NIRE
 
20. DIVULGAÇÃO
 
Revistas, periódicos, publicações diversas, informações em mídia eletrônica e outros assemelhados..............................................................................
20,00 P/U
Manual do Registro do Comércio..............................................................
15,00
Publicações Diversas .............................................................................
10,00
ATOS
PREÇO
SERVIÇOS PRESTADOS PELO DEPARTAMENTO NACIONAL DE REGISTRO DO COMÉRCIO (1)
 
21 - EMPRESA ESTRANGEIRA
 
21.1 - Autorização para funcionar no País.................................................
54,39 (2)
21.2 - Nacionalização.............................................................................
39,65 (2)
21.3 - Alteração (Modificações posteriores à autorização)...........................
36,37 (2)
21.4 - Cancelamento de Autorização.........................................................
36,37 (2)
22 - RECURSO AO MINISTRO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR........................................................
28,34 (2)
23 - INFORMAÇÕES CADASTRAIS - CADASTRO NACIONAL DE EMPRESAS MERCANTIS - CNE
Segundo orçamentos e tabela de preços própria, aprovada pelo Departamento Nacional de Registro e Comércio.
 
23.1 - Informações fornecidas através de relatórios em papel, meio magnético ou CD-ROM.
 
23.2 - Prestação contínua de informações (assinatura), mediante acesso eletrônico.
 
23.3 - Prestação de informações mediante acesso eletrônico
 
ESPECIFICAÇÃO
PREÇO
01 - EMPRESÁRIO
 
01.1 - Inscrição.....................................................................................
2,05 (2)
01.2 Alteração......................................................................................
2,05 (2)
Inclui casos relacionados à sede: alteração de nome empresarial (código de evento: 020); alteração de dados (exceto nome empresarial) (código de evento: 021); alteração de dados e de nome empresarial (código de evento: 022); transferência de sede para outra UF (código de evento:038); inscrição de transferência de sede de outra UF (código de evento: 039); rerratificação (código de evento: 048); reativação (código de evento: 052) autorização de transferência de titularidade por sucessão (código de evento 961).
 
Exclui casos relacionados a filiais: abertura (constam no item próprio 01.3, abaixo); alteração (códigos de evento: 024, 027, 030 e 033); transferência (códigos de evento: 036 e 037) e extinção de filial (códigos de evento: 025, 028, 031 e 034).
 
01.3 - Abertura de Filial (códigos de evento: 023, 029 e 032) .........................
2,05 (2)
02 - SOCIEDADES EMPRESÁRIAS E COOPERATIVA
 
02.1 - Inscrição ........................................................................................
5,06 (2)
Contrato Social, Ata de Assembléia Geral de Constituição
02.2 - Alteração........................................................................................
5,06(2)
Alteração Contratual, Ata AGO, Ata de AGE, ata de AGO/AGE, Ata de Assembléia Geral de Fusão, Cisão, Incorporação e Transformação, Ata de Reunião de Conselho de Administração,
02.3 - Abertura de Filial (códigos de evento: 023, 029 e 032)........................................
2,05(2)
03 - PROTEÇÃO DE NOME EMPRESARIAL.........................................................................
3,42 (2)
Registro, Alteração de Proteção ao Nome Empresarial de empresário e de sociedade empresária em unidade da federação diferente daquela em que se localiza a sede
 

NOTAS: (1) Os recolhimentos relativos ao CADASTRO NACIONAL DE EMPRESAS MERCANTIS devem ser efetuadas através de DARF, sob o código 6621.

(2) Valores aprovados conforme Portaria Interministerial nº 311/J de 31 de maio de 1994.

NOTAS: (1) Os recolhimentos relativos ao CADASTRO NACIONAL DE EMPRESAS MERCANTIS devem ser efetuados através de DARF, sob o código 6621.

(2) Valores aprovados conforme Portaria Interministerial nº 311/J de 31 de maio de 1994.