Lei nº 8455 DE 28/12/2016
Norma Estadual - Pará - Publicado no DOE em 29 dez 2016
Dispõe sobre as taxas no âmbito do poder executivo, e dá outras providências.
A Assembleia Legislativa do Estado do Pará estatui e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I - DA DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
Art. 1º Fica estabelecido por esta Lei o tratamento tributário das Taxas Estaduais no âmbito da Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretaria de Estado de Transportes e outros órgãos públicos estaduais, arrecadadas de acordo com as Tabelas Anexas.
CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Seção I - Do Fato Gerador
Art. 2º As Taxas de que tratam esta Lei têm como fator gerador:
I - o exercício regular do poder de polícia;
II - a prestação, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis.
Art. 3º Considera-se ocorrido o fato gerador quando houver a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível prestado ao contribuinte ou posto a sua disposição por órgãos da Administração Estadual, ou quando houver o exercício regular do poder de polícia do Estado, mediante atividade de fiscalização e vigilância, em virtude do interesse público.
Seção II - Dos Contribuintes e dos Responsáveis
Art. 4º O contribuinte da Taxa é toda pessoa física ou jurídica que solicitar a prestação do serviço público ou provocar a prática de ato decorrente do poder de polícia, ou, ainda, quem for o beneficiário direto, efetivo ou potencial, do serviço ou atividade.
Art. 5º São responsáveis pelo pagamento da Taxa:
I - as pessoas que tenham interesse comum na situação que constitua o fato gerador da obrigação principal, que não se caracterize como contribuinte;
II - o servidor público, inclusive o serventuário de ofício, que prestar o serviço, realizar a atividade ou formalizar o ato pressuposto do fato gerador, sem o pagamento da Taxa ou com insuficiência de pagamento;
III - as pessoas expressamente designadas em lei.
Seção III - Dos Valores
Art. 6º O valor de cada Taxa será expresso em números absolutos ou fração de número denominados Índice de Aplicação - IA, constantes das Tabelas Anexas e de acordo com a denominação da Taxa.
Parágrafo único. O valor de que trata o caput deste artigo será obtido mediante a multiplicação do valor do Índice de Aplicação - IA correspondente à Taxa, pelo valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Pará - UPF-PA, cuja fórmula de cálculo é VT = IA x UPF-PA, sendo que:
I - VT é o valor da Taxa a ser pago;
II - IA é o número ou fração de número constante das Tabelas Anexas, conforme a correspondente denominação da Taxa;
III - UPF-PA é o valor monetário da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Pará.
Seção IV - Do Recolhimento
Art. 7º A Taxa será paga antes da ocorrência do fato gerador, sob a exclusiva responsabilidade do contribuinte, e, tratandose de renovação, observar-se-ão os seguintes prazos:
I - quando for devida por mês, até o terceiro dia do período objeto da renovação;
II - quando for devida anualmente, até o trigésimo dia do exercício financeiro objeto da renovação.
§ 1º Na hipótese de exigência anual, a Taxa devida por contribuinte novo será calculada proporcionalmente aos meses restantes do ano civil, a partir do trimestre em que deva ser exercido o poder de polícia.
§ 2º Na expedição de certidão, o pagamento antecipado da Taxa referir-se-á, apenas, ao devido relativamente à primeira folha, cobrando-se, posteriormente, antes do efetivo fornecimento, o devido pelas folhas subsequentes.
Art. 8º O recolhimento da Taxa será feito em estabelecimento bancário credenciado, mediante Documento de Arrecadação Estadual - DAE, observada a legislação específica.
Art. 9º O requerimento do interessado solicitando a prática do ato, a prestação do serviço ou o exercício da atividade será instruído com a prova da quitação da Taxa.
Seção V - Das Isenções
Art. 10. São isentos da Taxa:
I - desde que declarado o fim único e exclusivo, os atos referentes:
a) à vida escolar;
b) ao alistamento e ao processo eleitoral;
c) a fins militares;
d) à situação dos servidores públicos;
e) aos presos pobres no sentido da lei;
f) à assistência judiciária;
g) às Empresas Públicas Estaduais;
h) às Sociedades de Economia Mista, quando o Estado seja acionista majoritário;
i) às instituições de beneficência e assistência social, inclusive clubes de serviços comunitários, religiosos e partidos políticos;
j) aos interesses de doentes portadores de enfermidades incuráveis ou de deficiência física e mental irrecuperável que acarretem incapacidade laboral permanente;
k) aos interesses de pessoas reconhecidamente pobres, quando testemunhado por duas pessoas idôneas.
II - os certificados:
a) de propriedade de veículos motorizados pertencentes à União, Municípios e Autarquias, bem como, a Órgãos Diplomáticos devidamente credenciados dos países que concedem reciprocidade de tratamento;
b) expedidos em virtude de rescisão de contrato de compra e venda de veículo motorizado, com cláusula de reserva de domínio, desde que o veículo retorne à posse do proprietário.
III - as licenças para porte de arma solicitado por servidor público em razão do exercício de suas funções;
IV - o Serviço de Arrecadação - por Documento de Arrecadação Estadual, nas hipóteses previstas em ato do Poder Executivo;
V - a alteração cadastral com emissão de documentos, por transferência de jurisdição.
§ 1º Compete ao Órgão da Administração Estadual, vinculado à prática do ato, à realização da atividade ou à prestação do serviço, o reconhecimento da isenção, mediante requerimento do interessado, acompanhado de prova de condição alegada.
§ 2º O reconhecimento da isenção ficará expresso em guias próprias, notificando-se o interessado com a entrega da 1ª via, mediante recibo.
Seção VI - Das Infrações e Penalidades
Art. 11. Na hipótese de descumprimento da obrigação principal ou acessória, apurado mediante procedimento fiscal cabível, serão aplicadas aos contribuintes ou responsáveis as seguintes multas:
I - 50% (cinquenta por cento) do valor da Taxa, quando deixarem de recolhê-la, no todo ou em parte no prazo e forma legal;
II - 210% (duzentos e dez por cento) do valor da Taxa, quando:
a) adulterarem, fabricarem, ou, por qualquer modo, fraudarem guias de recolhimento ou contribuírem para esse fato, ou ainda, fizerem nesses documentos declarações falsas;
b) conservarem por mais de oito dias guias de recolhimento falsas ou adulteradas, ou ainda, contendo declaração falsa, tendo em qualquer caso, conhecimento dessas circunstâncias;
c) fizerem declaração falsa que importe no reconhecimento de isenção ou no lançamento de Taxa diversa ou de valor inferior ao efetivamente devido;
d) forjarem, adulterarem ou falsificarem documentos ou concorrerem para esse fato, referentes aos atos, atividades ou serviços tributados na forma desta Lei.
Parágrafo único. Não havendo penalidade expressamente determinada, as infrações serão punidas com multa correspondente a dez UPF-PA.
Art. 12. O pagamento da multa não exime o infrator da obrigação de reparar os danos resultantes da infração, nem do cumprimento das demais exigências legais.
Art. 13. Respondem solidariamente pela infração todas as pessoas que concorram de algum modo para a sua ocorrência ou dela se beneficiem.
CAPÍTULO III - DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO
Art. 14. A fiscalização do cumprimento da presente Lei compete à Secretaria de Estado da Fazenda, sem prejuízo da responsabilidade do órgão da Administração Estadual, vinculado à prática do ato, à realização da atividade ou à prestação do serviço, de fiscalizar o atendimento às prescrições legais na parte que lhe for atinente.
Art. 15. Sempre que a autoridade vinculada ao Órgão responsável pela prestação do serviço, prática do ato ou realização da atividade, tiver conhecimento da infração, comunicá-la-á, por escrito, no prazo de vinte e quatro horas, à Secretaria de Estado da Fazenda, para a instauração do procedimento fiscal.
§ 1º Quando a atividade exercida estiver sujeita à expedição de alvará ou vistoria, sem a sua obtenção, a autoridade competente para autorizá-la determinará a sua cessação até que se efetue o pagamento da Taxa, acrescida das cominações previstas nesta Lei.
§ 2º Verificada a utilização de documento falso, forjado, falsificado, ou com prazo vencido, a autoridade fará a sua apreensão, mediante lavratura de termo próprio, enviando-o à Secretaria de Estado da Fazenda na oportunidade da comunicação do fato.
§ 3º Quando couber, remeter-se-ão à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social os documentos necessários à instauração do competente inquérito policial, sem prejuízos dos outros procedimentos.
Art. 16. Constatada qualquer infração a esta Lei, será iniciado o procedimento administrativo tributário, nos termos da Lei nº 6.182 , de 30 de dezembro de 1998.
CAPÍTULO IV - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 17. Os órgãos da Administração Estadual manterão fixadas, em lugar visível e de acesso público, as tabelas das Taxas e isenções cabíveis.
Art. 18. As ocorrências do fato gerador serão registradas em arquivos eletrônicos pelos órgãos da Administração Estadual que guardem relação com as mesmas, para efeito de controle fiscal.
Art. 19. São obrigados a exibir à fiscalização os documentos, papéis e livros relacionados com a cobrança da Taxa Estadual, a prestar informações e a não embaraçar a ação fiscal:
I - os contribuintes;
II - os servidores públicos estaduais;
III - os que forem parte no ato sujeito ao tributo.
Art. 20. Compete à Secretaria de Estado da Fazenda, o controle do sistema de arrecadação das Taxas.
Art. 21. A receita das Taxas previstas nesta Lei será destinada ao Tesouro do Estado, exceto o todo ou parcela com destinações específicas.
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019):
Art. 22. As normas complementares para a exigência da taxa de consulta tributária, item 11, da Tabela da Secretaria de Estado da Fazenda serão expedidas em ato do Poder Executivo.
Art. 23. Esta Lei entra em vigor em noventa dias a contar da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado, produzindo efeitos a partir do exercício financeiro seguinte ao de sua publicação.
PALÁCIO DO GOVERNO, 28 de dezembro de 2016.
SIMÃO JATENE
Governador do Estado
TABELA I - SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA
ITEM | DISCRIMINAÇÃO DA TAXA | ÍNDICE DE APLICAÇÃO-IA |
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019): | ||
1 | Certificado de Identificação de Viaturas Procedentes de outros Estados, Conduzindo Mercadorias de Terceiros - por viatura | 4,05 |
2 | Inscrição e Baixa de Contribuintes do ICMS - por pedido | 10,80 |
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019): | ||
3 | Serviço de Arrecadação - por Documento de Arrecadação Estadual | 8,10 |
4 | Termo de Responsabilidade - por unidade | 6,75 |
5 | Armazenamento no Depósito Fazendário de Mercadoria - por quilo/dia ou fração | 0,03 |
6 | Cópias - xerox, digitalização ou similares, ressalvada a obtenção gratuita de registro fotográfico pelo interessado (Redação do item dada pela Lei Nº 9259 DE 15/04/2021, efeitos a partir de 01/01/2022). | 0,15 |
Nota: Redação Anterior: 6 / Cópias Mecânicas - xerox ou similares / 0,15 |
||
7 | Alteração de Dados Cadastrais | 6,75 |
8 | Solicitação de Talonário Fiscal | |
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019): | ||
8.1 | Por Bloco: | |
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019): | ||
8.1.1 | De 50 Notas/Formulário com Selo | 1,80 |
(Revogado pela Lei Nº 8869 DE 10/06/2019): | ||
8.1.2 | De 20 Notas/Formulário com Selo | 0,90 |
8.2 | Por Bloco: | |
8.2.1 | De 50 Notas/Formulário sem Selo | 0,90 |
8.2.2 | De 20 Notas/Formulário sem Selo | 0,45 |
9 | Credenciamento de Estabelecimento Gráfico | 45 |
10 | Fornecimento de Lacre para uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - por lacre | 1,80 |
11 | Consulta Tributária | 45 |
12 | Solicitação de Regime Especial | 180 |
13 | Correção de Documento de Arrecadação Estadual - por documento | 9 |
14 | Renovação de Regime Especial | 90 |
(Item acrescentado pela Lei Nº 9259 DE 15/04/2021, efeitos a partir de 01/01/2022): | ||
15 | Julgamento do Contencioso Administrativo Fiscal, quando o valor do crédito tributário for igual ou superior a 5.600 UPF-PA: | |
15.1 | Impugnação | 70 |
15.2 | Recurso de decisão apresentado pelo sujeito passivo ao Tribunal Administrativo de Recursos Fazendários (TARF) - por recurso | 100 |
TABELA II - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA
ITEM | DISCRIMINAÇÃO DA TAXA | PERIODICIDADE | ÍNDICE DE APLICAÇÃO - IA |
1 | TAXAS RELATIVAS À DIVISÃO DE CONTROLE DE SERVIÇO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL - DCSEP | ||
1.1 | HOSPITAIS, POLICLÍNICAS, CLÍNICAS VETERINÁRIAS, SERVIÇOS DE RADIOLOGIA, SERVIÇOS DE DIÁLISE, SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA, PRONTO SOCORRO | ||
1.1.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.1.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.1.1.2 | Registro | 33 | |
1.1.1.3 | Licença | 66 | |
1.1.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.1.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.1.2.2 | Registro | 39 | |
1.1.2.3 | Licença | 79 | |
1.1.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.1.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.1.3.2 | Registro | 47 | |
1.1.3.3 | Licença | 94 | |
1.2 | SERVIÇO DE NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL, CLÍNICA DE FISIOTERAPIA, AMBULATÓRIO MÉDICO E DE ENFERMAGEM, BANCO DE MEDULA | ||
1.2.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.2.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.2.1.2 | Registro | 33 | |
1.2.1.3 | Licença | 66 | |
1.2.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.2.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.2.2.2 | Registro | 39 | |
1.2.2.3 | Licença | 79 | |
1.2.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.2.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.2.3.2 | Registro | 47 | |
1.2.3.3 | Licença | 94 | |
1.3 | LABORATÓRIO DE ANÁLISE E PATOLOGIA CLÍNICA, CITOPATÓLOGIA E ANATOMIA PATOLÓGICA | ||
1.3.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.3.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.3.1.2 | Registro | 33 | |
1.3.1.3 | Licença | 66 | |
1.3.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.3.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.3.2.2 | Registro | 39 | |
1.3.2.3 | Licença | 79 | |
1.3.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.3.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.3.3.2 | Registro | 47 | |
1.3.3.3 | Licença | 94 | |
1.4 | CONSULTÓRIO MÉDICO E ODONTOLÓGICO, CLINICA ODONTOLÓGICA E POSTO DE COLETA | ||
1.4.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.4.1.1 | Vistoria | 10 | |
1.4.1.2 | Registro | 20 | |
1.4.1.3 | Licença | 40 | |
1.4.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.4.2.1 | Vistoria | 12 | |
1.4.2.2 | Registro | 24 | |
1.4.2.3 | Licença | 48 | |
1.4.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.4.3.1 | Vistoria | 14,38 | |
1.4.3.2 | Registro | 28,79 | |
1.4.3.3 | Licença | 57,62 | |
1.5 | ACADEMIA DE GINÁSTICA, MUSCULAÇÃO, CONDICIONAMENTO FÍSICO, CASA DE IDOSO, ESTABELECIMENTO PARA PRÁTICA DE ACUPUNTURA | ||
1.5.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.5.1.1 | Vistoria | 10 | |
1.5.1.2 | Registro | 20 | |
1.5.1.3 | Licença | 40 | |
1.5.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.5.2.1 | Vistoria | 12 | |
1.5.2.2 | Registro | 24 | |
1.5.2.3 | Licença | 48 | |
1.5.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.5.3.1 | Vistoria | 14,38 | |
1.5.3.2 | Registro | 28,79 | |
1.5.3.3 | Licença | 57,62 | |
1.6 | INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS, FARMOQUÍMICA, HIGIENE, COSMÉTICOS, CORRELATOS SANEANTES DOMISSANITÁRIOS E PRODUTOS QUÍMICOS | ||
1.6.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.6.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.6.1.2 | Registro | 55 | |
1.6.1.3 | Licença | 88 | |
1.6.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.6.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.6.2.2 | Registro | 66 | |
1.6.2.3 | Licença | 104 | |
1.6.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.6.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.6.3.2 | Registro | 79 | |
1.6.3.3 | Licença | 126 | |
1.7 | FARMÁCIA E DROGARIA | ||
1.7.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.7.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.7.1.2 | Registro | 44 | |
1.7.1.3 | Licença | 66 | |
1.7.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.7.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.7.2.2 | Registro | 52 | |
1.7.2.3 | Licença | 79 | |
1.7.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.7.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.7.3.2 | Registro | 62 | |
1.7.3.3 | Licença | 94 | |
1.8 | POSTOS DE MEDICAMENTOS, ERVANÁRIA | ||
1.8.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.8.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.8.1.2 | Registro | 22 | |
1.8.1.3 | Licença | 44 | |
1.8.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.8.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.8.2.2 | Registro | 26 | |
1.8.2.3 | Licença | 52 | |
1.8.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.8.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.8.3.2 | Registro | 30 | |
1.8.3.3 | Licença | 62 | |
1.9 | ÓTICAS | ||
1.9.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.9.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.9.1.2 | Registro | 33 | |
1.9.1.3 | Licença | 66 | |
1.9.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.9.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.9.2.2 | Registro | 39 | |
1.9.2.3 | Licença | 79 | |
1.9.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.9.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.9.3.2 | Registro | 47 | |
1.9.3.3 | Licença | 94 | |
1.10 | LABORATÓRIO DE PRÓTESE E ÓRTESE | ||
1.10.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.10.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.10.1.2 | Registro | 22 | |
1.10.1.3 | Licença | 33 | |
1.10.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.10.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.10.2.2 | Registro | 26 | |
1.10.2.3 | Licença | 39 | |
1.10.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.10.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.10.3.2 | Registro | 30 | |
1.10.3.3 | Licença | 47 | |
1.11 | SALÃO DE BELEZA, BARBEARIA, MANICURE E PEDICURE | ||
1.11.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.11.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.11.1.2 | Registro | 11 | |
1.11.1.3 | Licença | 22 | |
1.11.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.11.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.11.2.2 | Registro | 13 | |
1.11.2.3 | Licença | 26 | |
1.11.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.11.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.11.3.2 | Registro | 15 | |
1.11.3.3 | Licença | 62 | |
1.12 | SERVIÇO DE DESRATIZAÇÃO, DESINSETIZAÇÃO E DESCUPINIZAÇÃO | ||
1.12.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.12.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.12.1.2 | Registro | 44 | |
1.12.1.3 | Licença | 66 | |
1.12.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.12.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.12.2.2 | Registro | 52 | |
1.12.2.3 | Licença | 79 | |
1.12.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.12.3.1 | Vistoria | 16 | |
1.12.3.2 | Registro | 62 | |
1.12.3.3 | Licença | 50 | |
1.13 | DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS, CORRELATOS, COSMÉTICOS, HIGIENE, PERFUME E SANEANTES DOMISSANITÁRIO | ||
1.13.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.13.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.13.1.2 | Registro | 33 | |
1.13.1.3 | Licença | 66 | |
1.13.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.13.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.13.2.2 | Registro | 39 | |
1.13.2.3 | Licença | 79 | |
1.13.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.13.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.13.3.2 | Registro | 49 | |
1.13.3.3 | Licença | 94 | |
1.14 | TRANSPORTADORA DE MEDICAMENTOS, CORRELATOS, HIGIENE, PERFUME E SANEANTES DOMISSANITÁRIOS | ||
1.14.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.14.1.1 | Vistoria | 11 | |
1.14.1.2 | Registro | 33 | |
1.14.1.3 | Licença | 66 | |
1.14.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.14.2.1 | Vistoria | 13 | |
1.14.2.2 | Registro | 39 | |
1.14.2.3 | Licença | 79 | |
1.14.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.14.3.1 | Vistoria | 15 | |
1.14.3.2 | Registro | 47 | |
1.14.3.3 | Licença | 94 | |
1.15 | AUTENTIFICAÇÃO OU CANCELAMENTO DE LIVROS PARA REGISTRO DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS, REGISTRO DE RECEITA OFTALMOLÓGICA, AUTENTICAÇÃO DE LIVROS PARA LABORATÓRIO DE ANÁLISES, CLÍNICAS E DE SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA | ||
1.15.1 | MICROEMPRESA/PEQUENA EMPRESA | ||
1.15.1.1 | Vistoria | ||
1.15.1.2 | Registro | 6 | |
1.15.1.3 | Licença | ||
1.15.2 | MÉDIA EMPRESA | ||
1.15.2.1 | Vistoria | ||
1.15.2.2 | Registro | 7 | |
1.15.2.3 | Licença | ||
1.15.3 | GRANDE EMPRESA | ||
1.15.3.1 | Registro | 8 | |
1.16 | CERTIDÃO DE CADASTRAMENTO, ATESTADO DE INUTILIZAÇÃO | ||
1.16.1 | Microempresa/Pequena Empresa | 11 | |
1.16.2 | Média Empresa | 12 | |
1.16.3 | Grande Empresa | 14 | |
2 | TAXAS RELATIVAS À DIVISÃO DE CONTROLE SANITÁRIO DE HABITAÇÃO E DO TRABALHO - DCSHT | ||
2.1 | APROVAÇÃO DE PROJETO POR M² | ||
2.1.1 | Residencial com mais de 100m² | 0,38 | |
2.1.2 | Comercial com mais de 100m² | 0,56 | |
2.1.3 | Industrial | 0,92 | |
2.1.4 | Garagem com mais de 100m² | 0,38 | |
2.1.5 | Parque de estacionamento | 0,38 | |
2.1.6 | Análise Prévia | 0,38 | |
2.2 | HABITE-SE | ||
2.2.1 | Residencial (isolada) | 4 | |
2.2.2 | Residencial (conjuntos, edifícios com mais de 20 unidades) | 0,38 | |
2.2.3 | Licença para obras | 4 | |
2.2.4 | Atestado de conclusão de obras | 20 | |
2.2.5 | Laudos Técnicos | 20 | |
2.2.6 | Parecer Técnico | 20 | |
2.3 | CERTIFICADOS DE HIGIENE INDUSTRIAL | ||
2.3.1 | CATEGORIA A | ||
2.3.1.1 | Vistoria | 37 | |
2.3.1.2 | Registro | 22 | |
2.3.1.3 | Licença | 29 | |
2.3.2 | CATEGORIA B | ||
2.3.2.1 | Vistoria | 37 | |
2.3.2.2 | Registro | 14 | |
2.3.2.3 | Licença | 22 | |
2.3.3 | CATEGORIA C | ||
2.3.3.1 | Vistoria | 22 | |
2.3.3.2 | Registro | 11 | |
2.3.3.3 | Licença | 18 | |
2.4 | ATESTADO DE HIGIENE E CONFORTO POR UNIDADE | ||
2.4.1 | CATEGORIA A | ||
2.4.1.1 | Vistoria | 15 | |
2.4.1.2 | Registro | 12 | |
2.4.1.3 | Licença | 25 | |
2.4.2 | CATEGORIA B | ||
2.4.2.1 | Vistoria | 15 | |
2.4.2.2 | Registro | 10 | |
2.4.2.3 | Licença | 12 | |
2.4.3 | CATEGORIA C | ||
2.4.3.1 | Vistoria | 15 | |
2.4.3.2 | Registro | 6 | |
2.4.3.3 | Licença | 6 | |
2.5 | MOTÉIS E HOTÉIS | ||
2.5.1 | CATEGORIA A | ||
2.5.1.1 | Vistoria | 11 | |
2.5.1.2 | Registro | 44 | |
2.5.1.3 | Licença | 66 | |
2.5.2 | CATEGORIA B | ||
2.5.2.1 | Vistoria | 11 | |
2.5.2.2 | Registro | 33 | |
2.5.2.3 | Licença | 44 | |
2.6 | CINEMAS, TEATROS ETC. | ||
2.6.1 | Classe A | 88 | |
2.6.2 | Classe B | 66 | |
2.7 | LOJAS DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO EM GERAL | ||
2.7.1 | Vistoria | 14 | |
2.7.2 | Registro | 38 | |
2.7.3 | Licença | 60 | |
2.8 | TRANSPORTADORAS | ||
2.8.1 | Vistoria | 14 | |
2.8.2 | Registro | 38 | |
2.8.3 | Licença | 60 | |
2.9 | OFICINAS MECÂNICAS/MÓVEIS | ||
2.9.1 | Vistoria | 11 | |
2.9.2 | Registro | 13 | |
2.9.3 | Licença | 13 | |
3 | TAXAS RELATIVAS AO LABORATÓRIO CENTRAL | ||
3.1 | ANÁLISE DE MEDICAMENTOS | ||
3.1.1 | Rotulagem | 8 | |
3.1.2 | Peso Médio | 11 | |
3.1.3 | Volume Médio | 11 | |
3.1.4 | Identificação do Princípio Ativo | 23 | |
3.1.5 | Teor do Princípio Ativo | 23 | |
3.2 | ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA DE PRODUTOS | ||
3.2.1 | Acidez | 10 | |
3.2.2 | Açúcares | 9,50 | |
3.2.3 | Álcool | 9,50 | |
3.2.4 | Aldeído | 14 | |
3.2.5 | Cafeína | 14 | |
3.3 | CARACTERES ORGANOLÉPTICOS | ||
3.3.1 | Cloretos | 9 | |
3.3.2 | Densidade Relativa | 19,50 | |
3.3.3 | Determinação de Corantes | 10 | |
3.3.4 | Espaço Livre | 11 | |
3.3.5 | Ésteres | 11 | |
3.3.6 | Extratos | 11 | |
3.3.7 | Filtração | 11 | |
3.3.8 | Reação de Eber | 11 | |
3.3.9 | Cor Icumsa | 16,50 | |
3.3.10 | Índices diversos | 16,50 | |
3.3.11 | Glicídios | 11 | |
3.3.12 | Glúten | 11 | |
3.3.13 | Gorduras | 18,50 | |
3.3.14 | Grau Alcoólico | 11,50 | |
3.3.15 | Lipídios | 16,50 | |
3.3.16 | Matéria Insaponificável | 16,50 | |
3.3.17 | Bromatos | 11,50 | |
3.3.18 | Rancidez | 16,50 | |
3.3.19 | Reações Diversas | 16,50 | |
3.3.20 | Cromatografia | 18,50 | |
3.3.21 | Sólidos Totais | 11,50 | |
3.3.22 | Determinação de Peso | 14,50 | |
3.3.23 | Formaldeídos | 11,50 | |
3.3.24 | Cloro Livre | 22 | |
3.3.25 | Fosfato Total | 22 | |
3.3.26 | PH | 9 | |
3.3.27 | Nitratos | 22 | |
3.3.28 | Nitritos | 19,50 | |
3.3.29 | Peróxidase | 9 | |
3.3.30 | Peróxido de Hidrogênio | 11,50 | |
3.3.31 | Amido | 11,50 | |
3.3.32 | Sulfito | 16,50 | |
3.3.33 | Alcalinidade | 19,50 | |
3.3.34 | Cinzas | 11,50 | |
3.3.35 | Determinação de Eficácia em Desinfetantes | 16,50 | |
3.4 | ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS | ||
3.4.1 | Cor | 8 | |
3.4.2 | PH | 19,50 | |
3.4.3 | Turbidez | 14,50 | |
3.4.4 | Cloretos | 19,50 | |
3.4.5 | Ferro Total | 14,50 | |
3.4.6 | Alcalinidade | 19,50 | |
3.4.7 | Cloro Residual | 22 | |
3.4.8 | Nitrogênio Amoniacal | 22 | |
3.4.9 | Nitratos | 22 | |
3.4.10 | Nitritos | 19,50 | |
3.4.11 | Fluoretos | 10,50 | |
3.4.12 | Dureza Total | 6,50 | |
3.4.13 | Resíduo Seco | 14,50 | |
3.5 | ANÁLISE MICROSCÓPICAS DE PRODUTOS | ||
3.5.1 | Fungos | 14,50 | |
3.5.2 | Elementos Histológicos | 14,50 | |
3.5.3 | Partículas Metálicas | 23 | |
3.5.4 | Fragmentos de Insetos | 14,50 | |
3.5.5 | Sujídades, Larvas e Parasitas | 14,50 | |
3.5.6 | Matérias Estranhas | 14,50 | |
3.5.7 | Amido e Féculas | 14,50 | |
3.6 | MICROBIOLOGIA DE PRODUTOS | ||
3.6.1 | Salmonella | 22 | |
3.6.2 | Colíformes Totais | 22 | |
3.6.3 | Colíformes Fecais | 22 | |
3.6.4 | S. Aurens | 22 | |
3.6.5 | Contagem Padrão em Placas | 19,50 | |
3.6.6 | Bolores e Leveduras | 22 | |
3.6.7 | Esterilidade | 22 | |
3.6.8 | Vibrio Cholerae | 22 | |
3.6.9 | Bacillus Cereus | 14,50 | |
4 | TAXAS RELATIVAS À DIVISÃO DE CONTROLE E QUALIDADE DE ALIMENTOS | ||
4.1 | INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS | ||
4.1.1 | VISTORIAS | ||
4.1.1.1 | Microempresa | 49,00 | |
4.1.1.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.1.1.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.1.1.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.1.1.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.1.1.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.1.2 | REGISTROS | ||
4.1.2.1 | Microempresa | 49 | |
4.1.2.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.1.2.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.1.2.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.1.2.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.1.2.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.1.3 | LICENÇAS | ||
4.1.3.1 | Microempresa | 62 | |
4.1.3.2 | Pequena-Empresa | 74 | |
4.1.3.3 | Média Empresa A | 90 | |
4.1.3.4 | Média Empresa B | 107 | |
4.1.3.5 | Grande Empresa A | 129 | |
4.1.3.6 | Grande Empresa B | 155 | |
4.2 | BANCO DE LEITE HUMANO | ||
4.2.1 | VISTORIAS | ||
4.2.1.1 | Microempresa | 49 | |
4.2.1.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.2.1.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.2.1.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.2.1.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.2.1.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.2.2 | REGISTROS | ||
4.2.2.1 | Microempresa | 49 | |
4.2.2.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.2.2.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.2.2.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.2.2.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.2.2.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.2.3 | LICENÇAS | ||
4.2.3.1 | Microempresa | 62 | |
4.2.3.2 | Pequena-Empresa | 74 | |
4.2.3.3 | Média Empresa A | 90 | |
4.2.3.4 | Média Empresa B | 107 | |
4.2.3.5 | Grande Empresa A | 129 | |
4.2.3.6 | Grande Empresa B | 155 | |
4.3 | DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS PARA NUTRIÇÃO ENTERAL | ||
4.3.1 | VISTORIAS | ||
4.3.1.1 | Microempresa | 49 | |
4.3.1.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.3.1.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.3.1.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.3.1.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.3.1.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.3.2 | REGISTROS | ||
4.3.2.1 | Microempresa | 49 | |
4.3.2.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.3.2.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.3.2.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.3.2.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.3.2.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.3.3 | LICENÇAS | ||
4.3.3.1 | Microempresa | 62 | |
4.3.3.2 | Pequena-Empresa | 74 | |
4.3.3.3 | Média Empresa A | 90 | |
4.3.3.4 | Média Empresa B | 107 | |
4.3.3.5 | Grande Empresa A | 129 | |
4.3.3.6 | Grande Empresa B | 155 | |
4.4 | COZINHA INDUSTRIAL E REFEITÓRIOS | ||
4.4.1 | VISTORIA | ||
4.4.1.1 | Microempresa | 49 | |
4.4.1.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.4.1.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.4.1.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.4.1.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.4.1.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.4.2 | REGISTROS | ||
4.4.2.1 | Microempresa | 49 | |
4.4.2.2 | Pequena-Empresa | 59 | |
4.4.2.3 | Média Empresa A | 71 | |
4.4.2.4 | Média Empresa B | 85 | |
4.4.2.5 | Grande Empresa A | 103 | |
4.4.2.6 | Grande Empresa B | 124 | |
4.4.3 | LICENÇAS | ||
4.4.3.1 | Microempresa | 62 | |
4.4.3.2 | Pequena-Empresa | 74 | |
4.4.3.3 | Média Empresa A | 90 | |
4.4.3.4 | Média Empresa B | 107 | |
4.4.3.5 | Grande Empresa A | 129 | |
4.4.3.6 | Grande Empresa B | 155 | |
4.5 | INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS | ||
4.5.1 | VISTORIAS | ||
4.5.1.1 | Microempresa | 80 | |
4.5.1.2 | Pequena-Empresa | 96 | |
4.5.1.3 | Média Empresa A | 106 | |
4.5.1.4 | Média Empresa B | 139 | |
4.5.1.5 | Grande Empresa A | 168 | |
4.5.1.6 | Grande Empresa B | 204 | |
4.5.2 | REGISTROS | ||
4.5.2.1 | Microempresa | 80 | |
4.5.2.2 | Pequena-Empresa | 96 | |
4.5.2.3 | Média Empresa A | 106 | |
4.5.2.4 | Média Empresa B | 139 | |
4.5.2.5 | Grande Empresa A | 168 | |
4.5.2.6 | Grande Empresa B | 204 | |
4.5.3 | LICENÇAS | ||
4.5.3.1 | Microempresa | 80 | |
4.5.3.2 | Pequena-Empresa | 96 | |
4.5.3.3 | Média Empresa A | 106 | |
4.5.3.4 | Média Empresa B | 139 | |
4.5.3.5 | Grande Empresa A | 168 | |
4.5.3.6 | Grande Empresa B | 204 | |
4.6 | ARMAZÉNS DE ESTIVAS E DEPÓSITOS | ||
4.6.1 | Vistoria | 13 | |
4.6.2 | Registro | 40 | |
4.6.3 | Licenças | 55 | |
4.7 | MERCADOS E FRIGORÍFICOS | ||
4.7.1 | Vistoria | 13 | |
4.7.2 | Registro | 40 | |
4.7.3 | Licenças | 55 | |
4.8 | AÇOUGUES | ||
4.8.1 | PEQUENO PORTE | ||
4.8.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.8.1.2 | Registro | 19 | |
4.8.1.3 | Licenças | 27 | |
4.8.2 | MICRO | ||
4.8.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.8.2.2 | Registro | 7 | |
4.8.2.3 | Licenças | 13 | |
4.9 | CARROS FRIGORÍFICOS | ||
4.9.1 | Vistoria | 13 | |
4.9.2 | Registro | 19 | |
4.9.3 | Licenças | 34 | |
4.10 | ATESTADO DE INUTILIZAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS OU MEDICAMENTOS | 13 | |
EXAMES BROMATOLÓGICOS | |||
4.10.1 | Água Mineral | 55 | |
4.10.2 | Cidras, Vinhos etc. | 67 | |
4.10.3 | Manteigas, Massas etc. | 40 | |
4.10.4 | Conservas etc. | 82 | |
4.10.5 | Pesquisa de Metais Tóxicos | 110 | |
4.10.6 | Cacaus, Chocolates | 95 | |
4.10.7 | Outros | 137 | |
4.11 | HIPERMERCADOS | ||
4.11.1 | Vistoria | 13 | |
4.11.2 | Registro | 67 | |
4.11.3 | Licenças | 82 | |
4.12 | SUPERMERCADOS | ||
4.12.1 | PEQUENO PORTE | ||
4.12.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.12.1.2 | Registro | 19 | |
4.12.1.3 | Licenças | 27 | |
4.12.2 | MICRO PORTE | ||
4.12.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.12.2.2 | Registro | 13 | |
4.12.2.3 | Licenças | 19 | |
4.13 | MERCEARIAS | ||
4.13.1 | MÉDIO PORTE | ||
4.13.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.13.1.2 | Registro | 13 | |
4.13.1.3 | Licenças | 19 | |
4.13.2 | PEQUENO PORTE | ||
4.13.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.13.2.2 | Registro | 6 | |
4.13.2.3 | Licenças | 7 | |
4.13.3 | MICRO PORTE | ||
4.13.3.1 | Vistoria | 13 | |
4.13.3.2 | Registro | 6 | |
4.13.3.3 | Licenças | 7 | |
4.14 | POSTOS DE VENDAS DE AVES | ||
4.14.1 | PEQUENO PORTE | ||
4.14.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.14.1.2 | Registro | 27 | |
4.14.1.3 | Licenças | 40 | |
4.14.2 | MICRO PORTE | ||
4.14.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.14.2.2 | Registro | 7 | |
4.14.2.3 | Licenças | 27 | |
4.15 | SORVETERIAS | ||
4.15.1 | PEQUENO PORTE | ||
4.15.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.15.1.2 | Registro | 55 | |
4.15.1.3 | Licenças | 68 | |
4.15.2 | MICRO PORTE | ||
4.15.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.15.2.2 | Registro | 27 | |
4.15.2.3 | Licenças | 40 | |
4.16 | BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES | ||
4.16.1 | MÉDIO PORTE | ||
4.16.1.1 | Vistoria | 13 | |
4.16.1.2 | Registro | 55 | |
4.16.1.3 | Licenças | 68 | |
4.16.2 | PEQUENO PORTE | ||
4.16.2.1 | Vistoria | 13 | |
4.16.2.2 | Registro | 27 | |
4.16.2.3 | Licenças | 40 | |
4.16.3 | MICRO PORTE | ||
4.16.3.1 | Vistoria | 13 | |
4.16.3.2 | Registro | 13 | |
4.16.3.3 | Licenças | 19 |
TABELA III - SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES
ITEM | DISCRIMINAÇÃO DA TAXA | ÍNDICE DE APLICAÇÃO - IA | VALIDADE |
1 | ATOS RELATIVOS AOS TRANSPORTES HIDROVIÁRIOS | ||
1.1 | TAXA DE EMBARQUE DE PASSAGEIROS NOS TERMINAIS HIDROVIÁRIOS DO ESTADO | ||
1.1.1 | Viagens até 100 milhas | 0,2640 | Diário |
1.1.2 | Viagens acima de 100 até 300 milhas | 0,3860 | Diário |
1.1.3 | Viagens acima de 300 milhas | 0,4400 | Diário |
1.2 | TAXA DE LOCAÇÃO DE ESPAÇOS NOS TERMINAIS HIDROVIÁRIOS - ÁREA POR M2 | 70,41 | Mensal |
TABELA IV - ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS
ITEM | DISCRIMINAÇÃO DA TAXA | ÍNDICE DE APLICAÇÃO - IA |
1 | Fornecimentos/prestações de serviços diversos/obras de engenharia que viabilizem a concretização de atividades com o Estado - a cada mil reais contratados e pago pelo Estado | 10 |
2 | Inscrição/participação em projetos especiais de cumprimento das obrigações tributárias (individualizado) | 187 |