Instrução Normativa DC/ANCINE nº 61 de 07/05/2007

Norma Federal - Publicado no DO em 17 mai 2007

Regulamenta a elaboração, a apresentação e o acompanhamento de projetos de infraestrutura técnica para o segmento de mercado de salas de exibição.

A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso IV, do art. 6º, do Decreto nº 4.121, de 7 de fevereiro de 2002 e, tendo em vista o disposto no inciso IX, do art. 7º, da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, bem como o preceituado no § 5º, dos arts. 1º e 1º-A da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993 e pelo art. 1º da Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001, combinada com o art. 74 da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, em sua 224ª Reunião Extraordinária, realizada em 7 de maio de 2007, resolve:

CAPÍTULO I
DO OBJETIVO

Art. 1º Esta Instrução Normativa tem o objetivo de regulamentar a elaboração, apresentação, análise, aprovação e acompanhamento da execução de projetos de infra-estrutura técnica para o segmento de salas de exibição, com utilização dos incentivos instituídos pela Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993 e pela Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001.

CAPÍTULO II
DAS DEFINIÇÕES

Art. 2º Para os fins desta Instrução Normativa, sem prejuízo das definições constantes na Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, considerar-se-á:

I - proponente: empresa exibidora brasileira, com registro na ANCINE, cujo objeto social inclua a atividade de exibição pública, e que, a partir da aprovação do projeto de infra-estrutura técnica, torna-se responsável por todos os procedimentos e compromissos necessários à sua realização, respondendo administrativa, civil e penalmente junto à ANCINE e demais órgãos e entidades públicas, nos termos da legislação vigente;

II - empresa exibidora brasileira: sociedade empresária constituída sob as leis brasileiras, com sede e administração no País, portadora de Certificado de Registro de Empresa no segmento de exibição, capacitada à realização de projeção de obras audiovisuais, cuja maioria do capital total e votante seja de titularidade direta ou indireta de brasileiros natos ou naturalizados há mais de 10 (dez) anos, os quais devem exercer de fato e de direito o poder decisório da sociedade, na forma do § 1º do art. 1º da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001;

III - sala de exibição: recinto, em ambiente fechado, integrante de um complexo de exibição, que tenha por objetivo precípuo realizar projeção, exibição ou apresentação de obra audiovisual, em caráter público, a partir de qualquer suporte ou meio, mediante o uso de qualquer tecnologia;

IV - complexo de exibição ou complexo: unidade arquitetônica onde encontram-se abrigados os equipamentos necessários à fruição coletiva de obras audiovisuais, podendo compreender uma ou mais salas de exibição, em posição contígua ou não, registradas na ANCINE e abrangidas no contrato social de uma mesma sociedade empresária exibidora;

V - implantação de complexo de exibição: conversão ou adaptação de imóvel pré-existente, incluindo se for o caso a realização de obras prediais e aquisição de bens e serviços necessários para abrigar uma ou mais salas de exibição destinadas à fruição coletiva, de obras audiovisuais;

VI - reforma de complexo de exibição: realização de obras prediais e aquisição de bens e serviços para a melhoria das instalações existentes em complexo de exibição registrado na ANCINE e em funcionamento há mais de 1 (um) ano;

VII - atualização tecnológica de complexo de exibição: compreende a realização de obras prediais e a aquisição de bens e serviços para a melhoria da qualidade da projeção de obras audiovisuais ou do som;

VIII - projeto: projeto de infra-estrutura técnica para o segmento de mercado de salas de exibição apresentado à ANCINE pela empresa proponente com o conjunto de documentos a que se refere o art. 5º desta Instrução Normativa;

IX - projeto ativo: projeto aprovado para a captação de recursos incentivados previstos nesta Instrução Normativa que não tenha a respectiva prestação de contas final aprovada pela ANCINE;

X - recursos incentivados: recursos decorrentes dos benefícios fiscais previstos na Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993 e na Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001;

XI - conta de captação: conta corrente bancária ou conta de aplicação financeira especial de titularidade da proponente, vinculada ao projeto, aberta, por solicitação da ANCINE, em instituição financeira pública credenciada, após a aprovação do projeto, com a finalidade de depósito de recursos incentivados, observados os termos dos arts. 18, 19, 20 e 21 desta Instrução Normativa;

XII - conta de movimentação: conta corrente bancária de titularidade da proponente, aberta após autorização da ANCINE para a liberação dos recursos incentivados, com a finalidade exclusiva de movimentação dos recursos advindos da(s) conta(s) de captação, observados os termos dos arts. 23, 24, 25 e 26 desta Instrução Normativa;

XIII - liberação dos recursos incentivados: transferência dos recursos incentivados da(s) conta(s) de captação para a(s) conta(s) de movimentação, após autorização da ANCINE;

XIV - prorrogação do prazo de captação: autorização concedida pela ANCINE para que o projeto de infra-estrutura técnica tenha prorrogado o período de captação de recursos incentivados, conforme prazos estabelecidos nesta Instrução Normativa;

XV - remanejamento dos recursos incentivados: alteração dos valores advindos de diferentes mecanismos de recursos incentivados previstos no orçamento global do projeto, sem que haja alteração do valor total de recursos incentivados e do orçamento global aprovado;

XVI - reinvestimento: transferência de recursos incentivados investidos em determinado projeto, para outro, de acordo com a autorização e condições estabelecidas pela ANCINE;

XVII - redimensionamento de projeto: reformulação do orçamento global apresentado em decorrência de alterações do projeto originário ou de suas condições de execução;

XVIII - relação população/sala: número de habitantes do município dividido pela soma das salas existentes.

CAPÍTULO III
DO PROJETO DE INFRA-ESTRUTURA TÉCNICA PARA O SEGMENTO DE MERCADO DE SALAS DE EXIBIÇÃO

Art. 3º Para os fins desta Instrução Normativa entender-se-á por projeto de infra-estrutura técnica para o segmento mercado de salas de exibição aquele que, cumulativa ou alternadamente, seja destinado à:

I - implantação de complexo de exibição;

II - reforma de complexo de exibição;

III - atualização tecnológica de complexo de exibição.

Art. 4º O projeto poderá prever a aquisição de bens móveis novos, tais como equipamentos técnicos e maquinários, inclusive periféricos e acessórios, equipamentos complementares e serviços acessórios imprescindíveis ao pleno funcionamento da sala de exibição e fruição de obras audiovisuais pelo público, conforme a destinação do projeto apresentado.

§ 1º Entende-se por equipamentos técnicos e maquinários os bens móveis destinados à:

I - reprodução simultânea de imagem e som;

II - projeção ou exibição de obras audiovisuais em qualquer suporte ou sistema, inclusive projetores, tela de projeção e assemelhados;

III - emissão e controle de emissão de bilhetes para ingresso na sala de exibição;

§ 2º Entende-se por equipamentos complementares e serviços acessórios aqueles destinados:

I - ao tratamento acústico das salas de exibição;

II - à instalação de rede elétrica, telefônica e de informática;

III - à instalação de rede hidráulica e sanitária;

IV - à instalação de sistema de refrigeração;

V - à segurança;

VI - ao conforto e comodidade do público;

VII - aos sistemas de controle e combate a fogo;

§ 3º Os projetos audiovisuais disciplinados por esta Instrução Normativa deverão possibilitar a fruição individual de legendagem descritiva, libras e audiodescrição. (Redação do parágrafo dada pela Instrução Normativa ANCINE Nº 116 DE 18/12/2014).

Nota: Redação Anterior:
§ 3º Os projetos de implantação e reforma de complexo de exibição deverão contemplar acesso facilitado e privilegiado de pessoas com necessidades especiais, na forma do Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.

Art. 5º Cada projeto compreenderá um único complexo de exibição, ainda que contemple a previsão de utilização combinada dos mecanismos de incentivo instituídos na Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993 e no inciso V, do art. 1º, da Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001.

Art. 6º O projeto deverá conter documentação específica, de acordo com a destinação do projeto:

I - para projeto de implantação de complexo de exibição, deverá constar o Anexo I-A, devidamente preenchido, com toda a documentação exigida no anexo;

II - para projeto de reforma de complexo de exibição, deverá constar o Anexo I-B, devidamente preenchido, com toda a documentação exigida no anexo;

III - para projeto de atualização tecnológica de complexo de exibição, deverá constar o Anexo I-C, devidamente preenchido, com toda a documentação exigida no anexo.

Parágrafo único. A ANCINE poderá solicitar ao proponente estudo de viabilidade econômica para projeto de implantação de complexo de exibição quando a relação entre a população do município em que será implantado o complexo e a soma do número de salas de exibição existente com o número de salas previsto no projeto for inferior a 50.000.

Art. 7º Orçamento global detalhado deverá ser apresentado à ANCINE, de acordo com os modelos constantes no Anexo II-A, IIB ou II-C, conforme a destinação do projeto.

§ 1º No caso de importação de equipamentos e maquinário deverão constar no orçamento apresentado as despesas relativas à tributação e estimativa de fretes, seguro internacional de transporte e encargos alfandegários.

§ 2º É vedada a inclusão de despesas relativas à aquisição de direito real de propriedade e posse sobre imóvel.

§ 3º É vedada a inclusão de despesas relacionadas direta ou indiretamente ao pagamento de luvas para compra ou aluguel de ponto comercial, assim como o adiantamento sobre receitas futuras associadas à exploração comercial das atividades econômicas desenvolvidas no complexo de exibição.

§ 4º Para projeto realizado em centro comercial, galeria comercial ou shopping center é vedada a inclusão de despesas relacionadas a serviços ou obras de responsabilidade dos centros comerciais até o limite entre as áreas comuns do centro comercial e o complexo de exibição.

Art. 8º Deverá ser resguardada uma distância mínima, medida em linha reta, entre o local de implantação de complexo de exibição proposto no projeto e o complexo de exibição mais próximo, de:

I - 1.000 (mil) metros, em município com população maior do que 150.000 (cento e cinqüenta mil) e menor ou igual a 300.000 (trezentos mil) habitantes;

II - 1.400 (mil e quatrocentos) metros em município com população maior do que 300.000 (trezentos mil) habitantes e menor ou igual a 500.000 (quinhentos mil) habitantes;

III - 1.800 (mil e oitocentos) metros em município com população maior do que 500.000 (quinhentos mil) e menor ou igual a 800.000 (oitocentos mil) habitantes;

IV - 2.400 (dois mil e quatrocentos) metros em município com população maior do que 800 (oitocentos mil) e menor ou igual a 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) habitantes;

V - 3.200 (três mil e duzentos) metros em município com população maior do que 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil) habitantes e menor ou igual a 3.000.000 (três milhões) de habitantes;

VI - 5.000 (cinco mil) metros em município com população maior do que 3.000.000 (três milhões) de habitantes.

§ 1º Para efeito do cálculo da distância mínima referida no caput deste artigo será considerado o complexo de exibição mais próximo, independentemente do município em que estiver localizado.

§ 2º A distância mínima referida no caput deste artigo será desconsiderada, desde que comprovadamente, o complexo de exibição mais próximo não desempenhe suas atividades diariamente.

Art. 9º Os projetos deverão ser encaminhados pela proponente à Agência Nacional do Cinema - ANCINE, no seguinte endereço:

AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE

Superintendência de Fomento - SFO

Av. Graça Aranha, 35, 4º andar.

20030-002

Rio de Janeiro - RJ.

CAPÍTULO IV
DOS LIMITES DE ACESSO AOS RECURSOS INCENTIVADOS

Art. 10. Ficam estabelecidos percentuais máximos de aporte de recursos incentivados, por projeto apresentado, de acordo com a população do município e a relação entre o número de habitantes e o número de salas de exibição existentes:

§ 1º Para projeto de implantação de complexo de exibição:

I - Municípios com população inferior ou igual a 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes:

a) máximo de 95% (noventa e cinco por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 5% (cinco por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas nos incisos I e II do art. 11, para aqueles municípios desprovidos de complexo de exibição;

b) máximo de 80% (oitenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 20% (vinte por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas no art. 11, para aqueles municípios com população/sala igual ou superior a 75.000;

c) máximo de 60% (sessenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 40% (quarenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias, descritas no art. 11, para aqueles municípios com relação população/sala igual ou superior a 50.000 e inferior a 75.000;

II - Municípios com população superior a 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes e igual ou inferior a 1.000.000 (um milhão) de habitantes:

a) máximo de 80% (oitenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 20% (vinte por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas no art. 11, para aqueles municípios desprovidos de complexo de exibição;

b) máximo de 60% (sessenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, sendo 40% (quarenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias, descritas no art. 11, para projetos localizados em municípios com relação população/sala igual ou superior a 100.000;

c) máximo de 40% (quarenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, sendo 60% (sessenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias, descritas no art. 11, para projetos localizados em municípios com relação população/sala igual ou superior a 50.000 e inferior a 100.000;

III - Municípios com população superior a 1.000.000 (um milhão) de habitantes, máximo de 20% (vinte por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, sendo 80% (oitenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias, descritas no art. 11, desde que o projeto contemple a implantação de complexo de exibição localizado fora de galeria comercial ou shopping center.

§ 2º Para projeto de reforma ou atualização de complexo de exibição:

I - Municípios com população inferior ou igual a 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes, máximo de 95% (noventa e cinco por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 5% (cinco por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas nos incisos I e II do art. 11;

II - Municípios com população superior a 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes e igual ou inferior a 1 milhão de habitantes:

a) máximo de 95% (noventa e cinco por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, com um mínimo de 5% (cinco por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas nos incisos I e II do art. 11, para projetos localizados em municípios com relação população/sala igual ou superior a 100.000;

b) máximo de 60% (sessenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto, sendo 40% (quarenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas no art. 11, para projetos localizados em municípios com relação população/sala igual ou superior a 50.000 e inferior a 100.000;

c) máximo de 40% (quarenta por cento) de recursos incentivados, do total do orçamento global aprovado para o projeto pela ANCINE, sendo 60% (sessenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas no art. 11, para projetos localizados em municípios com relação população/sala inferior a 50.000.

III - Municípios com população superior a 1 milhão de habitantes:

a) máximo de 30% (trinta por cento) de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado para o projeto referente a complexo de exibição de até três salas, situado fora de galerias comerciais ou shopping centers, sendo 70% (oitenta por cento) desse orçamento complementado com outras fontes orçamentárias descritas no art. 11;

§ 3º Os percentuais máximos de aporte de recursos incentivados, por projeto apresentado, referidos nos §§ 1º e 2º do caput deste artigo poderão dobrar, a pedido da proponente, e a critério da Diretoria Colegiada da ANCINE, respeitando-se o limite de 95% (noventa e cinco por cento) para municípios desprovidos de complexo de exibição ou 80% (oitenta por cento) nos demais casos, para projetos de implantação, atualização tecnológica ou reforma a serem realizados em:

a) construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou por órgão estadual de preservação ou proteção do patrimônio histórico, avalizado pelo IPHAN, desde que o projeto de intervenção arquitetônica esteja devidamente aprovado pelo(s) órgão(s) competente(s);

b) construção localizada em sítio histórico, comprovado por órgão estadual ou federal de proteção ao patrimônio histórico federal ou estadual, desde que o projeto de intervenção arquitetônica já esteja devidamente aprovado pelo(s) órgão(s) competente(s);

c) construção localizada em área urbana degradada, com projeto de revitalização comprovado por documento estadual ou municipal;

d) construção situada fora de galeria comercial, que já abrigou complexo de exibição de uma sala, que tenha funcionado por período mínimo de 15 anos e que esteja desativado há mais de 5 anos.

§ 4º Nos casos referidos nas alíneas a, b e c, do § 3º deste artigo não se aplicará o disposto no art. 8º desta Instrução Normativa.

§ 5º Para o cálculo da relação população/sala serão empregadas:

I - informações relativas à estimativa anual da população municipal gerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurada anualmente;

II - informações relativas ao número de salas de exibição existentes no município, gerada semestralmente pela ANCINE.

§ 6º A ANCINE poderá incluir, para efeito do cálculo da relação população/sala, complexos em implantação e projetos de implantação regidos por esta Instrução Normativa que tiver a liberação dos recursos incentivados aprovada pela ANCINE.

§ 7º Os percentuais máximos de aporte de recursos incentivados, por projeto em municípios com população igual ou inferior a 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes, descritos no inciso I do § 1º do art. 10, poderão ser revistos caso se verifique alteração, entre a apresentação do projeto na ANCINE e o pedido de liberação de recursos incentivados, na variável população/sala do município, podendo, neste caso, a proponente optar pelo remanejamento ou reinvestimento dos recursos incentivados.

Art. 11. Entende-se por outras fontes orçamentárias, referidas nos §§ 1º e 2º do art. 10, os seguintes recursos:

I - recursos gastos a partir da aprovação do projeto publicada no Diário Oficial da União - DOU, com demonstração das despesas efetuadas, relacionando cada nota fiscal emitida pela empresa prestadora do serviço ou fornecedora;

II - recursos relativos a contrato de financiamento entre a proponente e agente financeiro público ou privado que tenha como destinação a implantação, reforma ou atualização tecnológica de complexo de exibição;

III - recursos relativos a contratos de patrocínio celebrados entre a proponente e empresas estatais ou privadas, desde que não envolvam recursos incentivados descritos nesta Instrução Normativa;

IV - recursos relativos a contratos de patrocínio decorrentes de Editais Públicos Federais, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, desde que não envolvam recursos incentivados descritos nesta Instrução Normativa;

V - recursos relativos a contratos decorrentes da utilização dos Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINE).

§ 1º O projeto deverá ter como contrapartida mínima 5% dos recursos provenientes das fontes descritas nos incisos I ou II.

§ 2º O projeto poderá contar com recursos provenientes da fonte descrita no inciso V até o limite de 30% da soma dos recursos advindos das outras fontes orçamentárias descritas no caput deste artigo.

Art. 12. Ficam estabelecidos os seguintes limites máximos de aporte de recursos incentivados, por sala de exibição:

I - no caso de projeto de implantação de complexo de exibição, até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), obedecendo ao limite global de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) por projeto.

II - no caso de projeto de reforma ou atualização tecnológica de complexo de exibição, até R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), obedecendo ao limite global de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) por projeto.

§ 1º O limite de aporte de recursos incentivados por sala de exibição, descrito no inciso II do caput deste artigo, poderá dobrar caso o projeto de infra-estrutura técnica contemple, cumulativamente, reforma de complexo de exibição e atualização tecnológica de complexo de exibição, observado o limite global por projeto.

§ 2º Para projetos de implantação ou reforma de complexo de exibição, os limites de aporte de recursos incentivados por sala de exibição, descritos nos incisos I e II do caput deste artigo, poderão ser aumentados em 50% (cinqüenta por cento), caso o projeto apresentado seja realizado em construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou em construção tombada por órgão estadual de preservação, desde que se apresente carta aval do IPHAN, observado o limite global por projeto.

Art. 13. Cada proponente poderá pleitear à ANCINE, simultânea e independentemente do número de projetos apresentados, até o equivalente a R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) de recursos incentivados, dos quais, no máximo R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) podem ser destinados a projetos de reforma ou atualização tecnológica.

Parágrafo único. Os valores descritos no caput serão aferidos pelo somatório dos recursos incentivados previstos nos orçamentos dos projetos ativos na ANCINE.

CAPÍTULO V
DA ANÁLISE E APROVAÇÃO DO PROJETO

Art. 14. Para fins de aprovação do projeto, a análise levará em consideração os seguintes fatores:

I - adequação orçamentária;

II - regularidade fiscal, tributária, previdenciária e com o FGTS, da proponente;

III - regularidade da proponente com as obrigações da legislação audiovisual;

IV - regularidade da proponente no CADIN (Cadastro de Inadimplentes);

V - distância em relação ao complexo de exibição mais próximo, para os casos previstos no art. 8º;

VI - viabilidade econômica, para os casos referidos no parágrafo único do art. 6º;

VII - análise da regularidade jurídica do imóvel referente ao complexo de exibição.

VIII - documentação comprobatória para os casos previstos no § 3º do art. 10 e no § 2º do art. 12.

IX - comprovação da adequação do projeto quanto ao disposto no § 3º do art. 4º. (Inciso acrescentado pela Instrução Normativa ANCINE Nº 116 DE 18/12/2014).

Art. 15. O prazo para análise do projeto será de até 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data do protocolo na ANCINE.

§ 1º Caso haja diligência documental, o prazo de que trata o caput deste artigo será suspenso na data de recebimento, pela proponente, da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR).

§ 2º Após o cumprimento das exigências, o prazo de que trata o caput deste artigo prosseguirá pelo período remanescente.

§ 3º O não atendimento das exigências em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR), implicará o arquivamento do projeto.

§ 4º A ANCINE não se obrigará a realizar a análise, no mesmo exercício de sua apresentação, de projetos protocolados após o dia 1º de novembro.

Art. 16. Após a aprovação do projeto, a ANCINE diligenciará o pedido da abertura de conta de captação junto a uma instituição financeira pública, observada a agência indicada pela proponente.

Art. 17. A comprovação de aprovação do projeto far-se-á mediante ato de aprovação publicado no Diário Oficial da União, após a confirmação de abertura da conta-corrente de captação em instituição financeira pública credenciada pela ANCINE.

Parágrafo único. O ato de aprovação conterá as seguintes informações:

I - título do projeto e número no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC);

II - número do processo administrativo na ANCINE;

III - razão social da proponente;

IV - número do registro da proponente no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

V - município e unidade da federação de origem da proponente;

VI - valor total do projeto;

VII - valor autorizado de captação, por modalidade de incentivo;

VIII - nome do banco, agência e conta corrente de captação destinada ao depósito dos recursos incentivados;

IX - prazo autorizado para captação.

CAPÍTULO VI
DOS PRAZOS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS INCENTIVADOS

Art. 18. O prazo para captação de recursos incentivados é de um exercício fiscal, podendo ser prorrogado, a pedido da proponente, por até três exercícios fiscais sucessivos.

Parágrafo único. O projeto que tiver sua aprovação publicada no último trimestre do ano poderá ter prazo de captação estendido em mais um exercício fiscal,

Art. 19. A ANCINE poderá prorrogar o prazo de captação de recursos incentivados para o exercício fiscal seguinte, a pedido da proponente, mediante a apresentação da seguinte documentação:

I - pedido de prorrogação, assinado pelo representante legal da proponente;

II - certidões comprovando a regularidade fiscal, tributária, previdenciária e com o FGTS;

III - relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

IV - relatório completo de execução do projeto, conforme Anexo IV, para projeto que já tenha obtido autorização para movimentação de recursos incentivados;

V - extrato bancário de conta de captação de recursos incentivados, desde a data de abertura da conta ou desde a data da última apresentação dos extratos à ANCINE.

Art. 20. A ANCINE poderá conceder extraordinariamente a prorrogação do prazo de captação além do limite de 3 (três) exercícios fiscais, previsto no art. 18 desta Instrução Normativa, para o projeto de infra-estrutura técnica que já tenha obtido autorização para liberação de recursos incentivados, e que não esteja concluído.

§ 1º A solicitação de prorrogação extraordinária descrita no caput deste artigo deve vir acompanhada dos seguintes itens, além dos listados no art. 19 desta Instrução Normativa:

I - justificativa para a não-conclusão do projeto dentro do prazo de captação, informando o novo prazo previsto para a conclusão do projeto e novo cronograma das etapas de realização;

II - apresentação da prestação de contas parcial relativa ao montante de recursos gastos até a data de solicitação da prorrogação extraordinária, no caso de projeto que já tenha obtido autorização para movimentação de recursos incentivados há mais de 12 meses.

Art. 21. O pedido de prorrogação do prazo de captação de recursos incentivados deverá ser protocolado na ANCINE entre o dia 1º de dezembro do exercício fiscal autorizado a captar e o dia 31 (trinta e um) de março do exercício fiscal seguinte.

§ 1º A análise do pedido de prorrogação do prazo de captação de recursos incentivados será realizada em até 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data de apresentação da data do protocolo na ANCINE.

§ 2º Caso haja diligência documental, o prazo de que trata o caput será suspenso na data de recebimento, pela proponente, da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR).

§ 3º Após o cumprimento das exigências, o prazo de que trata o caput prosseguirá pelo período remanescente.

§ 4º O não atendimento das exigências em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR), implicará o arquivamento do projeto.

§ 5º O projeto cuja proponente não tenha solicitado a prorrogação de prazo de captação até a data referida no caput deste artigo será encaminhado para:

I - prestação de contas, quando tiver ocorrido a liberação dos recursos incentivados, observado o art. 40 desta Instrução Normativa;

II - cancelamento, caso não tenha obtido captação de recursos incentivados, observado o art. 42 desta Instrução Normativa;

III - reinvestimento, a pedido da proponente, caso a totalidade dos recursos captados estejam na(s) conta(s) de captação, observado o art. 43 desta Instrução Normativa.

CAPÍTULO VII
DAS CONTAS DE CAPTAÇÃO E DE MOVIMENTAÇÃO

Art. 22. A conta de captação será aberta após a aprovação do projeto, a pedido da ANCINE, em instituição financeira pública credenciada, em nome da proponente na agência por ela indicada, vinculada somente a um projeto e a um mecanismo de incentivo fiscal referido nesta Instrução Normativa.

Art. 23. Na conta de captação somente serão permitidos depósitos de valores que sejam oriundos das captações de recursos incentivados.

§ 1º Os valores depositados na conta de captação poderão ser aplicados, a pedido da proponente, em fundos de renda fixa recomendados pela ANCINE e administrados pela instituição financeira pública credenciada.

§ 2º A pedido da proponente, a ANCINE poderá autorizar a aplicação de parte dos recursos incentivados captados em fundo cambial administrado pela instituição financeira pública credenciada, observado o percentual do orçamento do projeto referente a itens importados e vinculados a moeda estrangeira.

§ 3º Os rendimentos financeiros da conta de captação serão considerados como aporte complementar ao projeto, estando sujeitos às mesmas condições de prestação de contas exigidas para o projeto.

Art. 24. A proponente deverá encaminhar à ANCINE recibo de captação dos recursos incentivados, conforme Anexo V, no caso de captação através do mecanismo do art. 1º-A da Lei nº 8.685 de 20 de julho de 1993, e recibo de subscrição de certificado de investimento audiovisual, no caso de captação pelo mecanismo disposto no § 5º do art. 1º, da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, em até 10 dias após o depósito dos recursos nas contas de captação.

Art. 25. A conta de movimentação receberá os recursos incentivados das contas de captação, após autorização da ANCINE, e deverá ser aberta em nome da proponente, em instituição bancária de seu interesse, atendendo às seguintes condições:

I - vínculo exclusivo a um único projeto;

II - apresentação à ANCINE, no momento do pedido de liberação dos recursos incentivados, do nome da instituição financeira, número da agência e da conta-corrente.

Parágrafo único. A critério da proponente, os recursos incentivados das contas de captação poderão ser transferidos para mais de uma conta de movimentação.

Art. 26. Na conta de movimentação somente serão permitidos depósitos de valores que sejam oriundos das contas de captação vinculadas ao projeto.

§ 1º Os valores depositados na conta de movimentação poderão ser aplicados a critério da proponente unicamente em fundos de renda fixa, lastreados em títulos da dívida pública federal, ou em fundos cambiais, observado neste último caso o percentual do orçamento do projeto referente a itens importados e vinculados a moeda estrangeira.

§ 2º Os rendimentos financeiros da conta de movimentação serão considerados como aporte complementar ao projeto, estando sujeitos às mesmas condições de prestação de contas exigidas para o projeto.

CAPÍTULO VIII
DO PROCESSO DE LIBERAÇÃO DOS RECURSOS INCENTIVADOS

Art. 27. O processo de liberação dos recursos incentivados para o projeto iniciar-se-á após a integralização, por parte da proponente, de no mínimo 70% (setenta por cento) do orçamento aprovado para a realização do projeto.

§ 1º A integralização referida no caput deste artigo deverá ser comprovada com o envio à ANCINE de relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III, e com documentação pertinente a cada um dos casos listados nos incisos I, II, III, IV e V do § 1º do art. 11 desta Instrução Normativa, sempre que for aplicável.

§ 2º Além dos documentos referidos no § 1º deste artigo, o pedido para início do processo de liberação dos recursos incentivados deverá ser encaminhado pela proponente à ANCINE com os seguintes documentos:

I - solicitação de liberação de recursos, de acordo com o Anexo VI;

II - apresentação de cronograma atualizado, no qual deve constar a previsão do(s) próximo(s) pedido(s) de liberação de recursos, quando esta se der em mais de uma parcela, conforme especificado no art. 28 desta Instrução Normativa;

III - extrato(s) bancário(s) com demonstrativo de todos os depósitos efetuados em conta(s) de captação de recursos incentivados.

IV - Termo de Compromisso devidamente firmado pelo representante legal da proponente, na forma do Anexo XII.

Art. 28. O processo de liberação dos recursos incentivados poderá ocorrer em mais de uma parcela, de acordo com a destinação do projeto e com o limite máximo de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE:

I - em parcela única, no caso de projeto de atualização tecnológica, independentemente do limite máximo de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE;

II - em duas parcelas, no caso de projeto de implantação ou reforma de complexo de exibição que se enquadrar no limite máximo de 95% (noventa e cinco por cento) de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE, sendo que:

a) a primeira parcela, correspondente a no máximo 70% (setenta por cento) dos recursos incentivados captados, será liberada após a integralização de no mínimo 70% (setenta por cento) do orçamento global aprovado para a realização do projeto;

b) a segunda parcela, correspondente ao saldo dos recursos incentivados depositados nas contas de captação será liberada após aprovação, pela ANCINE, da prestação de contas parcial, nos termos do art. 39 desta Instrução Normativa.

III - em três parcelas, no caso de projeto de implantação ou reforma de complexo de exibição que se enquadrar no limite máximo de até 60% (sessenta por cento) de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE, sendo que:

a) a primeira parcela, correspondente a 40% (quarenta por cento) dos recursos incentivados captados, dar-se-á após a integralização de no mínimo 70% (setenta por cento) do orçamento global aprovado para a realização do projeto;

b) a segunda parcela, correspondente a 30% (trinta por cento) dos recursos incentivados captados, dar-se-á após aprovação, pela ANCINE, da primeira prestação de contas parcial nos termos do art. 39 desta Instrução Normativa;

c) a terceira parcela, correspondente ao saldo dos recursos incentivados depositados nas contas de captação, dar-se-á após aprovação, pela ANCINE, da segunda prestação de contas parcial, nos termos do art. 39 desta Instrução Normativa, na qual a proponente deve comprovar ter efetivamente utilizado no projeto no mínimo 80% (oitenta por cento) dos recursos advindos das outras fontes orçamentárias descritas no art. 11 desta Instrução Normativa, tal como conste no orçamento global aprovado na ANCINE.

§ 1º O valor das parcelas dos recursos liberados terá como referência percentual calculado sobre o montante depositado na(s) conta(s) de captação, no momento da data do pedido, pela proponente, da transferência dos recursos para a(s) conta(s) de movimentação.

§ 2º A proponente poderá solicitar à ANCINE parcelas adicionais de liberação de recursos incentivados quando a captação dos mesmos se der:

I - após a liberação da parcela única no caso de projetos de atualização tecnológica;

II - após a liberação da segunda parcela, no caso de projeto de implantação ou reforma de complexo de exibição que se enquadrar no limite máximo de 95% (noventa e cinco por cento) de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE;

III - após a liberação da terceira parcela, no caso de projeto de implantação ou reforma de complexo de exibição que se enquadrar no limite máximo de até 60% (sessenta por cento) de recursos incentivados no total do orçamento global aprovado na ANCINE, desde que a proponente comprove, em prestação de contas parcial, a utilização efetiva no projeto de no mínimo 90% (noventa por cento) dos recursos advindos das outras fontes orçamentárias descritas no art. 11 desta Instrução Normativa, tal como conste no orçamento global aprovado na ANCINE.

§ 3º Para os casos referidos nos incisos II e III do caput deste artigo, poderá haver a liberação dos recursos em uma única parcela, desde que a proponente comprove a integralização de, no mínimo, 85% (oitenta e cinco por cento) do orçamento global aprovado para a realização do projeto.

Art. 29. O pedido de liberação de recursos incentivados, à exceção daquele especificado no art. 27 e parágrafos, deverá ser encaminhado à ANCINE com a seguinte documentação:

I - solicitação de liberação de recursos, de acordo com o Anexo VI;

II - prestação de contas parcial dos recursos orçamentários realizados, conforme art. 39 desta Instrução Normativa.

Art. 30. O prazo para análise do pedido de liberação dos recursos será de até 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data do protocolo na ANCINE.

§ 1º Caso haja diligência documental, o prazo referido de que trata o caput deste artigo será suspenso na data de recebimento, pela proponente, de carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR).

§ 2º Após o cumprimento das exigências, o prazo de que trata o caput deste artigo prosseguirá pelo período remanescente.

§ 3º Caso o projeto esteja em análise de prestação de contas parcial, o prazo referido no caput deste artigo ficará suspenso da data da apresentação da prestação parcial até a data de sua aprovação.

§ 4º O não-atendimento das exigências em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, comprovado por Aviso de Recebimento (AR) implicará o indeferimento do pedido de autorização de movimentação de recursos incentivados.

§ 5º Após a aprovação da solicitação de que trata o caput, a autorização de liberação de recursos será encaminhada formalmente à instituição financeira pública credenciada pela ANCINE.

CAPÍTULO IX
DO REMANEJAMENTO DE RECURSOS INCENTIVADOS

Art. 31. As fontes de recursos incentivados aprovadas para o projeto poderão ser remanejadas entre si, desde que não haja alteração do valor global dos recursos incentivados no orçamento aprovado pela ANCINE.

Art. 32. O remanejamento das fontes de recursos poderá ser autorizado pela ANCINE por solicitação da proponente, acompanhada da seguinte documentação:

I - solicitação de remanejamento de acordo com o Anexo VII;

II - relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

III - relatório completo de execução do projeto, conforme Anexo IV, para projeto que já tenha obtido liberação de recursos incentivados;

Art. 33. A análise da solicitação de remanejamento do projeto terá como critério, além do disposto no art. 14 desta Instrução Normativa, a regularidade quanto à utilização dos recursos captados.

§ 1º O prazo de análise do remanejamento será de até 15 (quinze) dias, contados a partir da data do protocolo na ANCINE.

§ 2º Caso haja diligência documental, o prazo referido no § 1º deste artigo será suspenso na data de recebimento, pela proponente, de carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR).

§ 3º Após o cumprimento das exigências, o prazo referido no § 1º deste artigo prosseguirá pelo período remanescente.

§ 4º O não-atendimento das exigências em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR) implicará o indeferimento do pedido de remanejamento.

Art. 34. A comprovação de aprovação do remanejamento do projeto far-se-á mediante ato publicado no Diário Oficial da União.

Parágrafo único. O ato de aprovação do remanejamento conterá as seguintes informações:

I - título do projeto e número no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC);

II - número do processo administrativo na ANCINE;

III - razão social da proponente;

IV - número do registro da proponente no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

V - município e unidade da federação de origem da proponente;

VI - valor total do projeto;

VII - valor autorizado de captação, por modalidade de incentivo;

VIII - nome do banco, agência e conta corrente de captação destinada ao depósito dos recursos incentivados;

IX - prazo autorizado para captação.

CAPÍTULO X
DO REDIMENSIONAMENTO DO PROJETO

Art. 35. O projeto poderá ser redimensionado uma única vez, por solicitação da proponente, acompanhada de justificativa para as modificações propostas, conforme Anexo VIII, e da seguinte documentação:

I - novo orçamento detalhado do projeto, destacando os itens redimensionados, conforme Anexo II-A, II-B ou II-C, de acordo com a destinação do projeto;

II - relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

III - relatório completo de execução do projeto, conforme Anexo IV, para projeto que já tenha obtido liberação de recursos incentivados;

IV - recibo de captação dos recursos incentivados, conforme Anexo V, no caso de captação através do mecanismo do art. 1º-A da Lei nº 8.685 de 20 de julho de 1993;

V - recibo de subscrição de certificado de investimento audiovisual, no caso de captação pelo mecanismo disposto no § 5º do art. 1º, da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993;

VI - extrato bancário da conta de captação de recursos incentivados, desde a data de abertura da conta ou desde a data da última apresentação dos extratos à ANCINE;

VII - prestação de contas parcial, para projetos que já obtiveram autorização para movimentação de conta-corrente de captação.

Art. 36. Para projeto que já tenha obtido liberação de recursos incentivados, o novo valor do orçamento global, derivado do redimensionamento a que se refere o caput deste artigo, não poderá ser superior a 130% (cento e trinta por cento) ou inferior a 70% (setenta por cento) do orçamento global originalmente aprovado.

Art. 37. A análise da solicitação de redimensionamento do projeto terá como critério, além do disposto no art. 14 desta Instrução Normativa, a regularidade quanto à utilização dos recursos captados para o projeto.

§ 1º O prazo de análise do redimensionamento será de até 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data do protocolo na ANCINE.

§ 2º Caso haja diligência documental, o prazo referido no § 1º deste artigo será suspenso na data de recebimento pela proponente, de carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR).

§ 3º Caso o projeto esteja em análise de prestação de contas parcial, o prazo referido no § 1º deste artigo ficará suspenso da data da apresentação da prestação parcial até a data de sua aprovação;

§ 4º Após o cumprimento das exigências, o prazo referido no § 1º deste artigo prosseguirá pelo período remanescente.

§ 5º O não-atendimento das exigências em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, comprovada por Aviso de Recebimento (AR) implicará o indeferimento do pedido de redimensionamento.

Art. 38. A comprovação de aprovação do redimensionamento do projeto far-se-á mediante ato de aprovação publicado no Diário Oficial da União.

Parágrafo único. O ato de aprovação do redimensionamento conterá as seguintes informações:

I - título do projeto e número no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (SALIC);

II - número do processo administrativo na ANCINE;

III - razão social da proponente;

IV - número do registro da proponente no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica -(CNPJ);

V - município e unidade da federação de origem da proponente;

VI - valor total do projeto;

VII - valor autorizado de captação, por modalidade de incentivo;

VIII - nome do banco, agência e conta corrente de captação destinada ao depósito dos recursos incentivados;

IX - prazo autorizado para captação.

CAPÍTULO XI
DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

Art. 39. A prestação de contas parcial deverá incluir os seguintes documentos:

I - demonstrativo do orçamento aprovado em relação ao orçamento executado, conforme Anexo IX;

II - relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

III - relação dos pagamentos efetuados, conforme Anexo X;

IV - demonstrativo financeiro dos extratos bancários da(s) conta(s) de captação e da(s) conta(s) de movimentação de recursos incentivados, conforme Anexo XI;

V - extratos bancários da(s) conta(s) de captação e da(s) conta(s) de movimentação dos recursos incentivados desde a data da última apresentação dos extratos à ANCINE até a data do envio da prestação de contas parcial.

Art. 40. A prestação de contas final deverá ser apresentada em até 18 (dezoito) meses após a primeira liberação dos recursos incentivados, composta dos seguintes documentos:

I - demonstrativo do orçamento aprovado em relação ao orçamento executado, conforme Anexo IX;

II - relação dos pagamentos efetuados, conforme Anexo X;

III - demonstrativo financeiro dos extratos bancários da(s) conta(s) de captação e da(s) conta(s) de movimentação de recursos incentivados, conforme Anexo XI;

IV - extratos bancários da(s) conta(s) de captação e da(s) conta(s) de movimentação dos recursos incentivados compreendendo o período de recebimento da primeira parcela até o último pagamento;

V - comprovante de encerramento da(s) conta(s) de captação e da(s) conta(s) de movimentação dos recursos incentivados;

VI - comprovante do recolhimento do saldo das contas correntes de captação e de movimentação de recursos, quando houver, ao Fundo Nacional de Cultura, alocado na categoria de programação específica denominada Fundo Setorial do Audiovisual;

VII - cancelamento do saldo do registro da emissão e distribuição de certificado de investimento audiovisual não integralizados, junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para projetos aprovados pelo § 5º do art. 1º da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993;

VIII - registro da sala de exibição na ANCINE;

IX - alvará de funcionamento da sala de exibição.

§ 1º Após a conclusão da análise da documentação disposta no caput deste artigo, a ANCINE enviará à proponente correspondência informando a aprovação ou o indeferimento da prestação de contas do projeto.

§ 2º Em caso de aprovação da prestação de contas final, o processo referente ao projeto de infra-estrutura técnica será considerado concluído e arquivado.

CAPÍTULO XII
DO CANCELAMENTO DO PROJETO

Art. 41. A proponente poderá solicitar a qualquer momento o cancelamento do projeto, nas seguintes condições:

I - Quando o projeto não possuir captação de recursos incentivados, apresentada a seguinte documentação:

a) extrato completo das contas correntes de captação;

b) comprovação de encerramento das contas de captação junto à instituição financeira pública credenciada pela ANCINE; e

c) cancelamento do registro da emissão e distribuição de certificado de investimento audiovisual junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para projetos aprovados pelo § 5º do art. 1º da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993.

II - Para projetos que possuem captação de recursos, observado o disposto no art. 43 desta Instrução Normativa, acompanhada da seguinte documentação:

a) relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

b) extrato completo das contas correntes de captação; e

c) informação sobre a destinação dos recursos captados.

Parágrafo único. Após o atendimento e análise da documentação, a ANCINE comunicará o cancelamento do projeto à proponente e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quando este contar com previsão de captação de recursos incentivados através do mecanismo disposto no art. 1º da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993.

Art. 42. A ANCINE poderá providenciar o cancelamento do projeto, sem anuência da proponente, quando:

I - a diligência documental não for atendida em até 30 (trinta) dias da data do recebimento de carta da ANCINE, enviada via correio, com Aviso de Recebimento (AR);

II - a solicitação de prorrogação do prazo de captação de recursos não tenha sido feita até o dia 31 (trinta e um) de março do exercício seguinte ao último exercício autorizado para captação.

III - quando a prorrogação de prazo não for aprovada pela Diretoria Colegiada.

§ 1º A ANCINE solicitará à proponente a documentação relacionada no art. 41 desta Instrução Normativa, que deverá ser entregue em até 30 (trinta) dias da data de recebimento da carta de diligência, sob pena de a proponente ser considerada inadimplente junto à ANCINE.

§ 2º Após o atendimento e análise da documentação, a ANCINE comunicará o cancelamento do projeto à proponente.

CAPÍTULO XIII
DA DESTINAÇÃO DOS RECURSOS NÃO UTILIZADOS

Art. 43. Encerrado o prazo autorizado para captação de recursos incentivados, caso não haja condições ou interesse da proponente em realizar o projeto, os valores depositados na(s) conta(s) de captação poderão ser destinados:

I - ao Fundo Nacional de Cultura, alocado na categoria de programação específica denominada Fundo Setorial do Audiovisual;

II - como reinvestimento em outro(s) projeto(s) aprovado(s) pela ANCINE, desde que utilizados os mesmos mecanismos de incentivo, apresentada a seguinte documentação:

a) anuência expressa dos investidores ou patrocinadores, autorizando o reinvestimento;

b) relatório completo de captação efetivada, conforme Anexo III;

c) extrato bancário da conta de captação de recursos incentivados, desde a data de abertura da conta ou desde a última apresentação dos extratos à ANCINE.

§ 1º O reinvestimento deverá ser solicitado até 30 (trinta) dias corridos do término do prazo autorizado para captação de recursos incentivados.

§ 2º O reinvestimento somente poderá ocorrer para fins de viabilização imediata da liberação de recursos de que trata o Capítulo VIII desta Instrução Normativa.

§ 3º O reinvestimento referente aos recursos incentivados através do § 5º do art. 1º, da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, deverá ser comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pela proponente do projeto que está sendo cancelado, por intermédio do líder da distribuição dos certificados de investimento audiovisual.

§ 4º Para o reinvestimento referente aos recursos incentivados através do § 5º do art. 1º, da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, será considerado o valor de face dos Certificados de Investimento Audiovisual, sendo vedadas quaisquer remunerações pela operação.

§ 5º A transferência de recursos incentivados da conta de captação do projeto cancelado para a conta de captação do projeto beneficiário do reinvestimento ocorrerá após autorização expressa da ANCINE, encaminhada à instituição financeira pública credenciada pela ANCINE.

CAPÍTULO XIV
DA NÃO-EXECUÇÃO DO PROJETO

Art. 44. A proponente que tenha movimentado recursos da conta de movimentação e que não concluir o projeto nos prazos e condições estabelecidos, estará sujeita às penalidades previstas na legislação em vigor.

§ 1º No caso de projeto apoiado com recursos incentivados da Lei nº 8.685, de 20 de julho de 1993, o não-cumprimento do mesmo, a não-efetivação do investimento ou a sua realização em desacordo com o ato de aprovação implicam a devolução dos benefícios concedidos, acrescidos de correção monetária, juros e demais encargos previstos na legislação do imposto de renda.

§ 2º Sobre o débito corrigido incidirá multa de 50% (cinqüenta por cento).

§ 3º No caso de cumprimento de mais de 70% (setenta por cento) sobre o valor orçado do projeto, a devolução será proporcional à parte não cumprida.

CAPÍTULO XV
DAS OBRIGAÇÕES ADICIONAIS DA PROPONENTE

Art. 45. Para complexos que tenham sido beneficiados por recursos incentivados de que trata esta Instrução Normativa, fica estabelecido o acréscimo de 30% (trinta por cento) no número de dias de exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem fixado anualmente em Decreto do Presidente da República, conforme disposto no art. 55, da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001.

§ 1º O acréscimo referido no caput deverá ser cumprido por 6 (seis) anos no caso de projeto de implantação e de 03 (três) anos no caso de projeto de reforma ou atualização tecnológica.

§ 2º A forma de cumprimento e fiscalização do acréscimo de cota de tela referido no caput observará, no que couber, o disposto em Instrução Normativa específica que regulamenta o cumprimento e aferição semestral da exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem por complexos de exibição.

§ 3º O percentual de acréscimo fixado no caput deste artigo poderá ser reduzido, exclusivamente nos casos de comprovada onerosidade excessiva, em razão da variação do número de dias de exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, a critério da Diretoria Colegiada, após solicitação da proponente.

§ 4º A assunção da obrigação do caput deste artigo far-se-á mediante celebração de Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII.

§ 5º O descumprimento da obrigação do caput deste artigo implicará a incidência de multa progressiva conforme disciplinado em Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII.

Art. 46. Para os projetos de infra-estrutura técnica, a proponente deverá fazer constar em placa a Logomarca Obrigatória da ANCINE e o texto de crédito, definidos na Instrução Normativa nº 85, de 02 de dezembro de 2009 e no Manual de Aplicação da Logomarca. (Redação dada ao artigo pela Instrução Normativa DC/ANCINE nº 85, de 02.12.2009, DOU 08.12.2009)

Nota: Redação Anterior:
"Art. 46. Para os projetos de infra-estrutura técnica beneficiados por esta Instrução Normativa, a proponente deverá fazer constar em placa de aço escovado, do tamanho de 40 centímetros de largura por 26cm de altura, ao lado da bilheteria em local de fácil acesso e leitura, o seguinte texto, de acordo com sua destinação:
I - No caso de implantação de complexo de exibição: "ESTE CINEMA FOI IMPLANTADO COM APOIO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, POR INTERMÉDIO DA LEI Nº. __".
II - No caso de reforma de complexo de exibição: "ESTE CINEMA FOI REFORMADO COM APOIO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, POR INTERMÉDIO DA LEI Nº. __".
III - No caso de atualização tecnológica de complexo de exibição,: "ESTE CINEMA RECEBEU APOIO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, POR INTERMÉDIO DA LEI Nº.__ PARA ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS EQUIPAMENTO S".
IV - No caso do projeto de infra-estrutura técnica contemplar, cumulativamente, reforma de complexo de exibição e atualização tecnológica de complexo de exibição: "A REFORMA DESTE CINEMA E ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS EQUIPAMENTOS RECEBEU APOIO DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, POR INTERMÉDIO DA LEI Nº ___".
§ 1º A logomarca da ANCINE, em cores, deverá preceder os dizeres relacionados no caput deste artigo, alinhada ao centro da placa, conforme especificado no sítio da ANCINE na internet.
§ 2º A assunção da obrigação do caput deste artigo far-se-á mediante celebração de Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII.
§ 3º O descumprimento da obrigação do caput deste artigo implicará a incidência de multa progressiva conforme disciplinado em Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII."

Art. 47. A eventual alienação, locação ou arrendamento do complexo de exibição implantado ou reformado, assim como a alienação e locação dos equipamentos adquiridos, com participação de recursos incentivados regulamentados por essa Instrução Normativa, implicará a incidência de multa simples fixada no montante de 100% (cem por cento) dos benefícios concedidos, conforme disciplinado em Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII.

§ 1º O disposto no caput se aplica no prazo limite de:

I - 6 (seis) anos, no caso de projeto de implantação de complexo de exibição;

II - 3 (três) anos, no caso de projeto de reforma ou atualização tecnológica de complexo de exibição;

§ 2º A assunção da obrigação do caput deste artigo far-se-á mediante celebração de Termo de Compromisso, na forma do Anexo XII.

CAPÍTULO XVI
DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 48. A ANCINE poderá solicitar à proponente, a qualquer tempo, outros documentos que entenda necessários à tramitação do processo relativo ao projeto de infra-estrutura técnica.

Art. 49. É vedada a aprovação de projeto de infra-estrutura técnica para o segmento de salas de exibição àquele proponente que tenha descumprido total ou parcialmente a obrigatoriedade no número de dias de exibição de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, fixado anualmente, e da entrega dos relatórios de exibição previstos pelo art. 18 da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001.

Art. 50. A proponente do projeto a ser realizado com a utilização do incentivo previsto na Lei nº 10.179, de 6 de fevereiro de 2001, deverá apresentar, no momento anterior à conversão de títulos, carta da proponente da conversão, constituindo como mandatária instituição financeira integrante do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), com poderes para negociar no mercado secundário, ao par, com ágio ou deságio, as NTN-D, de que trata a Portaria nº 202, de 1996, do Ministério da Fazenda.

Art. 51. O processamento dos projetos de infra-estrutura protocolados e regularmente aprovados na Agência Nacional do Cinema - ANCINE até a vigência desta Instrução Normativa obedecerá, até o término da sua prestação de contas, as normas de regência da Instrução Normativa nº 20, de 17 de novembro de 2003.

Art. 52. Para efeito desta Instrução Normativa, as cidades-satélites do Distrito Federal serão consideradas como municípios.

Art. 53. Os casos omissos e as excepcionalidades referentes a esta Instrução Normativa, serão decididos pela Diretoria Colegiada da ANCINE.

Art. 54. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

MANOEL RANGEL

Diretor-Presidente

ANEXO I-B
SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE E ENQUADRAMENTO DE PROJETOS DE REFORMA DE COMPLEXO DE EXIBIÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 
1.1 TÍTULO   
1.2 PROPONENTE     
1.3 NÚMERO DE REGISTRO DE EMPRESA NA ANCINE       
2. MECANISMOS DE APOIO SOLICITADOS 
2.1 ( ) Art. 1º Audiovisual (Lei nº 8.685/93) 2.2 (....) Art. 1ºA Audiovisual (Lei nº 86.85/393) 
2.3 (...) Lei nº 10.179/01 (Conversão da dívida) 
3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 
3.1 ( ) Quantidade de Salas de Exibição 3.2 Localização (Cidade) __________ 
4. DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO ENVIADA (ASSINALAR OS ITENS QUE SEGUEM EM ANEXO)       
4.1 Cópia do Certificado de Registro da empresa na ANCINE.       
4.2 Cópia autenticada do contrato social e última alteração contratual.       
       
4.3 Cópia autenticada do RG do representante legal da empresa proponente.       
4.4 Cópia autenticada do CPF do representante legal da empresa proponente.       
       
4.6 Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.       
4.7 Certidão negativa de débito do INSS       
4.8 Comprovação do direito real de propriedade sobre as salas de exibição, se for o caso.       
       
4.9 Autorização para realização de acréscimo ou benfeitoria em imóvel alheio, se for o caso       
4.10 Cópia de folheto ou manual técnico descritivo dos equipamentos e maquinários novos acompanhado de tradução de texto.       
4.11 Comprovação do preço dos equipamentos ou maquinários novos na origem e, caso seja bem importado, do preço final.       
4.12 Comprovação do preço dos serviços acessórios.       
4.13 Carta com indicação da agência bancária da instituição financeira pública credenciada pela ANCINE, para abertura de conta de captação.       
       
4.14 Cópia do projeto de reforma arquitetônica compreendendo planta baixa, cortes laterais e frontais, simulação visual dos espaços internos e fachada.       
4.15 Relatório detalhado das obras de reforma e serviços de engenharia (para conforto e comodidade do público).       
4.16 Cópia do projeto técnico de reforma de imagem e som.       
4.17 Cópia do projeto de reforma acústica.       
4.18 Cópia do projeto de reforma elétrica.       
4.19 Cópia do projeto de reforma da rede telefônica e/ou lógica.       
4.20 Cópia do projeto de reforma hidráulica e sanitária.       
4.21 Cópia do projeto de reforma do sistema de refrigeração, ventilação e exaustão       
       
4.22 Cópia do projeto de segurança.       
4.23 Cópia do projeto de controle e combate a fogo.       
4.24 Cópia do projeto de acesso facilitado e privilegiado a pessoas com necessidades especiais        
       
4.25 Plantas e croquis de instalação de equipamentos e maquinários.       
4.26 Orçamento analítico - Anexo II-B.       
4.27 Cópia do orçamento analítico e cronograma de execução em CD-ROM.       
       
Outros       
4.28 _________________________________________________________       
4.29 _________________________________________________________       
4.30 _________________________________________________________       
       
4.31. _________________________________________________________       
4.32 __________________________________________________________       
5. IDENTIFICAÇÃO DA PROPONENTE   
5.1 Nome   
5.2 Endereço - correspondência         
5.3 Município  5.4 CEP 
       
5.5. Telefone (DDD+Número)  5.6. Fax (DDD+Número)  5.7. Endereço Eletrônico (e-mail) 
         
RESPONSÁVEL LEGAL   
5.8. Nome   5.9. CI/ órgão expedidor 
       
7. EXPOSIÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DO EQUIPAMENTO OU MAQUINÁRIO NOVO, SE FOR O CASO. 
8. EXPOSIÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DO SERVIÇO ACESSÓRIO, SE FOR O CASO. 
9. FONTES DE RECURSOS 
RECURSOS  VALORES (R$) 
9.1 ART. 1º Lei nº 8.685/93 (AUDIOVISUAL)   
9.2 ART. 1º-A Lei nº 8.685/93 (AUDIOVISUAL)   
9.3 Lei nº 10.179/01 (Conversão da Dívida)   
9.4 OUTRAS FONTES   
9.5 RECURSOS PRÓPRIOS/CONTRAPARTIDA (mínimo obrigatório de 5%)   
9.6 TOTAL   
10. RESUMO GERAL DO ORÇAMENTO 
  ITENS  DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES  DURAÇÃO  VALORES (R$) 
10.1  Projetos     
10.2  Obra Civil     
10.3  Poltronas     
10.4  Equipamentos Importados     
10.5  Despesas Administrativas     
10.6  Impostos sobre Importados     
10.7  Ar Condicionado     
10.8  Instalação de Equipamentos     
10.9  Frisos e Serviços Luminosos     
10.10  10  Mobiliário e Escritório     
10.11  11  Identificação Visual     
10.12  12  Seguros     
10.13  13  Equipamento de Informática     
VALOR DE EXECUÇÃO DO PROJETO 
10.14  14  Coordenação e Colocação (limite 10%)       
VALOR TOTAL DO PROJETO        R$ 0,00 
11. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 
  ETAPAS  SEMANAS/ MESES  PERÍODO ESTIMADO 
11.1       
11.2       
11.3       
11.4       
11.5       
112. DECLARAÇÃOES OBRIGATÓRIAS DA REGULARIDADE FISCALDeclaro não estar inadimplente com a União, inclusive com as contribuições que tratam os arts. 195 e 239 da Constituição Federal, com o FGTS, com o INSS, e com transferências recebidas anteriormente da Administração Pública Federal, através de convênios, acordos, ajustes, subvenções sociais, contribuições, auxílios e instrumentos congêneres.DA EMPRESA PROPONENTEDeclaro ser empresa exibidora brasileira, conforme definido nos termos da MP nº 2.228/01, tendo em seu objeto social a atividade de exibição pública.DA COTA DE TELA ADICIONALDeclaro que irei cumprir com o acréscimo de 30% (trinta por cento) no número de dias de exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem fixado anualmente em Decreto do Presidente da República, conforme disposto no art. 55, da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, no complexo deste projeto, durante o prazo de 3 (três) anos a contar da conclusão de seu processo e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINE.DA VEDAÇÃO DE VENDA DAS OBRAS E EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOSDeclaro que todos os equipamentos e obras adquiridos para a realização deste projeto não serão alienados durante o prazo de 3 (três) anos a contar da conclusão de seu processo e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINEDA CONTRAPARTIDADeclaro, para todos os fins de direito, ser de exclusiva responsabilidade da empresa que represento a integralização do percentual de contrapartida dos recursos necessários á realização do projeto, em conformidade ao orçamento apresentado de acordo com o inciso I, § 2º e§ 5º do art. 18 da Lei nº 10.454 de 13 de maio de 2002.DOS CRÉDITOS OBRIGATÓRIOSEstou ciente da obrigatoriedade de fazer constar em placa no saguão principal, em local de fácil acesso e leitura os dizeres constantes do art. 46 desta Instrução Normativa e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINE.DAS INFORMAÇÕESDeclaro, para todos os fins de direito, que as informações prestadas no projeto, inclusive nos anexos, são verdadeiras e de minha inteira e exclusiva responsabilidade, na responsabilidade, na representação da empresa sendo passível de comprovação a qualquer tempo.
LOCAL/DATA 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL 

ANEXO I-C
SOLICITAÇÃO DE ANÁLISE E ENQUADRAMENTO DE PROJETOS DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE COMPLEXO DE EXIBIÇÃO

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 
1.1 TÍTULO     
1.2 PROPONENTE     
1.3 NÚMERO DE REGISTRO DE EMPRESA NA ANCINE       
2. MECANISMOS DE APOIO SOLICITADOS 
2.1 ( ) Art. 1º Audiovisual (Lei nº 8.685/93) 2.2 (....) Art. 1ºA Audiovisual (Lei nº 86.85/393) 
2.3 (...) Lei nº 10.179/01 (Conversão da dívida) 
3. FINALIDADE DO PROJETO 
3.1 (Descrever)_____________________ 3.2 Localização (Cidade) __________ 
4. DOCUMENTAÇÃO DO PROJETO ENVIADA (ASSINALAR OS ITENS ANEXADOSS CONFORME A DESTINAÇÃO DO PROJETO)       
4.1 Cópia do Certificado de Registro da empresa na ANCINE.       
4.2 Cópia autenticada do contrato social e última alteração contratual.       
       
4.3 Cópia autenticada do RG do representante legal da empresa proponente.       
4.4 Cópia autenticada do CPF do representante legal da empresa proponente.       
4.5 Certidão Conjunta negativa de Débitos Relativos à Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.       
4.6 Certificado de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.       
4.7 Certidão Negativa de Débito da Previdência Social - INSS       
4.8 Comprovação do direito real de propriedade sobre as salas de exibição, se for o caso       
4.9 Autorização para realização de acréscimo ou benfeitoria em imóvel alheio, se for o caso.       
4.10 Cópia de folheto ou manual técnico descritivo dos equipamentos e maquinários novos acompanhado de tradução de texto.       
4.11 Comprovação do preço dos equipamentos ou maquinários novos na origem e, caso seja bem importado, do preço final.       
4.12 Comprovação do preço dos serviços acessórios.       
4.13 Carta com indicação da agência bancária da instituição financeira pública credenciada pela ANCINE, para abertura de conta de captação.       
       
4.14 Cópia do projeto arquitetônico compreendendo planta baixa, cortes laterais e frontais, simulação visual dos espaços internos e fachada.       
4.15 Relatório detalhado das obras de atualização tecnológica e serviços de engenharia.       
4.16 Cópia do projeto técnico de atualização de imagem e som.       
4.17 Cópia do projeto de atualização tecnológica acústica.       
       
4.18 Cópia do projeto de atualização tecnológica elétrica.       
4.19 Cópia do projeto de atualização tecnológica da rede telefônica e/ou lógica.       
       
4.20 Cópia do projeto de atualização tecnológica de segurança.       
4.21 Cópia do projeto de atualização tecnológica de controle e combate a fogo       
       
4.22 Cópia do projeto de segurança.       
4.23 Cópia do projeto de controle e combate a fogo.       
4.24 Plantas e croquis de instalação de equipamentos e maquinários.       
4.25 Orçamento analítico - Anexo II-C.       
       
4.26 Cópia do orçamento analítico e cronograma de execução em CD-ROM       
Outros       
4.27 _________________________________________________________       
4.28 _________________________________________________________       
4.29 _________________________________________________________       
4.30. _________________________________________________________       
4.31 __________________________________________________________       
5. IDENTIFICAÇÃO DA PROPONENTE 
5.1 Nome   
5.2 Endereço- correspondência   
5.3 Município  5.4 CEP     
       
5.5. Telefone (DDD+Número)  5.6. Fax (DDD+Número)  5.7. Endereço Eletrônico (e-mail) 
         
RESPONSÁVEL LEGAL 
5.8. Nome   5.9. CI/ órgão expedidor 
     
6. MEMORIAL DESCRITIVO 
7. EXPOSIÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DO EQUIPAMENTO OU MAQUINÁRIO NOVO, SE FOR O CASO. 
8. EXPOSIÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DO SERVIÇO ACESSÓRIO, SE FOR O CASO. 
9. FONTES DE RECURSOS 
RECURSOS  VALORES (R$) 
9.1 ART. 1º Lei nº 8.685/93 (AUDIOVISUAL)   
9.2 ART. 1º-A Lei nº 8.685/93 (AUDIOVISUAL)   
9.3 Lei nº 10.179/01 (Conversão da Dívida)   
9.4 OUTRAS FONTES   
9.6 TOTAL   
10. RESUMO GERAL DO ORÇAMENTO 
  ITENS  DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES  DURAÇÃO  VALORES (R$) 
10.1  Projetos     
10.2  Obra Civil     
10.3  Poltronas     
10.4  Equipamentos Importados     
10.5  Despesas Administrativas     
10.6  Impostos sobre Importados     
10.7  Ar Condicionado     
10.8  Instalação de Equipamentos     
10.9  Frisos e Serviços Luminosos     
10.10  10  Mobiliário e Escritório     
10.11  11  Identificação Visual     
10.12  12  Seguros     
10.13  13  Equipamento de Informática     
VALOR DE EXECUÇÃO DO PROJETO 
10.14  14  Coordenação e Colocação (limite 10%)       
VALOR TOTAL DO PROJETO    R$ 0,00 
11. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 
  ETAPAS  SEMANAS/ MESES  PERÍODO ESTIMADO 
11.1       
11.2       
11.3       
11.4       
11.5       
112 - DECLARAÇÃOES OBRIGATÓRIAS 
DA REGULARIDADE FISCAL Declaro não estar inadimplente com a União, inclusive com as contribuições que tratam os arts. 195 e 239 da Constituição Federal, com o FGTS, com o INSS, e com transferências recebidas anteriormente da Administração Pública Federal, através de convênios, acordos, ajustes, subvenções sociais, contribuições, auxílios e instrumentos congêneresDA EMPRESA PROPONENTEDeclaro ser empresa exibidora brasileira, conforme definido nos termos da MP nº 2.228/01, tendo em seu objeto social a atividade de exibição pública.DA COTA DE TELA ADICIONALDeclaro que irei cumprir com o acréscimo de 30% (trinta por cento) no número de dias de exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem fixado anualmente em Decreto do Presidente da República, conforme disposto no art. 55, da Medida Provisória nº 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, no complexo deste projeto, durante o prazo de 3 (três) anos a contar da conclusão de seu processo e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINE.DA VEDAÇÃO DE VENDA DAS OBRAS E EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOSDeclaro que todos os equipamentos e obras adquiridos para a realização deste projeto não serão alienados durante o prazo de 3 (três) anos a contar da conclusão de seu processo e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINEDA CONTRAPARTIDADeclaro, para todos os fins de direito, ser de exclusiva responsabilidade da empresa que represento a integralização do percentual de contrapartida dos recursos necessários á realização do projeto, em conformidade ao orçamento apresentado de acordo com o inciso I, § 2º e§ 5º do art. 18 da Lei nº 10.454 de 13 de maio de 2002.DOS CRÉDITOS OBRIGATÓRIOSEstou ciente da obrigatoriedade de fazer constar em placa no saguão principal, em local de fácil acesso e leitura os dizeres constantes do art. 46 desta Instrução Normativa e que o não cumprimento do disposto, implicará na minha inadimplência junto à ANCINE.DAS INFORMAÇÕESDeclaro, para todos os fins de direito, que as informações prestadas no projeto, inclusive nos anexos, são verdadeiras e de minha inteira e exclusiva responsabilidade, na responsabilidade, na representação da empresa sendo passível de comprovação a qualquer tempo.
LOCAL/ DATA 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL 

ANEXO II - A
ORÇAMENTO DE IMPLANTAÇÃO DE COMPLEXO DE EXIBIÇÃO

Título 
 
Registro de Empresa na ANCINE 
ITENS  DESCRIÇÃO  unidade  quantidade  Valor unitário  Valor total 
P ROJETOS         
1.1  Projeto arquitetônico         
1.2  Projeto técnico de equipamentos projeção e som         
1.3  Projeto acústico         
1.4  Projeto de instalação elétrica         
1.5  Projeto de instalação da rede telefônica e/ou lógica         
1.6  Projeto de instalação hidráulica e sanitário         
1.7  Projeto de instalação de ar condicionado e exaustão         
1.8  Projeto de instalação de combate a incêndio         
1.9  Projeto de sinalização e ambientação         
           
OBRA CIVIL         
2.1  Instalação da obra         
2.2  Demolições, estruturas e alvenarias         
2.3  Revestimentos de paredes         
2.4  Revestimentos de pisos         
2.5  Forros         
2.6  Esquadrias         
2.7  Pintura         
2.8  Instalação elétrica         
2.9  Impermeabilização         
2.10  Modificação estrutural do imóvel         
2.11  Tratamento acústico         
2.12  Despesas fixas (detalhar)         
2.13  Mão-de-Obra (detalhar)         
           
POLTRONAS         
3.1  Poltronas         
           
EQUIPAMENTOS IMPORTADOS         
4.1  Projeção         
4.2  Sonorização         
4.3  Frete         
           
DESPESAS ADMINISTRATIVAS         
5.1  Despachante         
5.2  Despesas advocatícias         
5.3  Registros e taxas         
           
IMPOSTOS SOBRE IMPORTADOS         
6.1  Imposto de importação         
6.2  IPI         
6.3  ICMS         
6.4  Armazenagem         
6.5  Marinha mercante         
6.6  COFINS         
6.7  PIS         
6.8  CPMF         
           
AR CONDICIONADO         
7.1  Aparelho (discriminar)         
7.2  Instalação         
           
INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS         
8.1  Montagem e instalação dos equipamentos de projeção e som         
8.2  Regulagem e equalização dos sistemas de projeção e som         
8.3  Instalação da cabine de projeção e som         
8.4  Montagem da tela         
           
FRISOS E SERVIÇOS LUMINOSOS         
9.1  Perfil de alumínio         
9.2  Chapas de acrílico         
9.3  Leds luminosos         
9.4  Resistores         
9.5  Fontes transformadoras         
           
10  MOBILIÁRIO E ESCRITÓRIO         
10.1  Mesas         
10.2  Cadeiras         
10.3  Armários         
10.4  Porta cartaz         
10.5  Sistema de telefonia         
           
11  IDENTIFICAÇÃO VISUAL         
11.1  Painel externo         
11.2  Painel interno         
11.3  Adesivos         
11.4  Placas indicativas de salas         
11.5  Indicativos de banheiros         
11.6  Bloquitos de sinalização de emergência         
           
12  SEGUROS         
12.1  Equipamento de projeção e som         
12.2  Terceiros         
           
13  EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA         
13.1  Computador         
13.2  Bilheterias         
13.3  Monitor         
13.4  Impressora         
13.5  Gaveteiro         
13.6  Sistema de ingresso com bilheteria         
14  Coordenação e Colocação (Limite 10%)         
  VALOR TOTAL DO PROJETO         
LOCAL/DATA 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL 

ANEXO II - B
ORÇAMENTO DE REFORMA DE COMPLEXO DE EXIBIÇÃO

Título 
Proponente 
Registro de Empresa na ANCINE 
ITENS  DESCRIÇÃO  unidade  quantidade  Valor unitário  Valor total 
PROJETOS         
1.1  Projeto de reforma arquitetônico         
1.2  Projeto técnico de reforma de equipamentos projeção e som         
1.3  Projeto de reforma acústica         
1.4  Projeto de reforma de instalação elétrica         
1.5  Projeto de reforma de rede telefônica e/ou lógica         
1.6  Projeto de reforma hidráulica e sanitária         
1.7  Projeto de reforma de ar condicionado e exaustão         
1.8  Projeto de reforma de combate a incêndio         
1.9  Projeto de reforma de sinalização e ambientação         
OBRA CIVIL         
2.1  Instalação da obra         
2.2  Demolições, estruturas e alvenarias         
2.3  Revestimentos de paredes         
2.4  Revestimentos de pisos         
2.5  Forros         
2.6  Esquadrias         
2.7  Pintura         
2.8  Instalação elétrica         
2.9  Impermeabilização         
2.10  Modificação estrutural do imóvel         
2.11  Tratamento acústico         
2.12  Despesas fixas (detalhar)         
2.13  Mão-de-Obra (detalhar)         
           
POLTRONAS         
3.1  Poltronas         
           
EQUIPAMENTOS IMPORTADOS         
4.1  Projeção         
4.2  Sonorização         
4.3  Frete         
           
DESPESAS ADMINISTRATIVAS         
5.1  Despachante         
5.2  Despesas advocatícias         
5.3  Registros e taxas         
           
IMPOSTOS SOBRE IMPORTADOS         
6.1  Imposto de importação         
6.2  IPI         
6.3  ICMS         
6.4  Armazenagem         
6.5  Marinha mercante         
6.6  COFINS         
6.7  PIS         
6.8  CPMF         
           
AR CONDICIONADO         
7.1  Aparelho (discriminar)         
7.2  Instalação         
           
INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS         
8.1  Montagem e instalação dos equipamentos de projeção e som         
8.2  Regulagem e equalização dos sistemas de projeção e som         
8.3  Instalação da cabine de projeção e som         
8.4  Montagem da tela         
           
FRISOS E SERVIÇOS LUMINOSOS         
9.1  Perfil de alumínio         
9.2  Chapas de acrílico         
9.3  Leds luminosos        
9.4  Resistores         
9.5  Fontes transformadoras         
           
10  MOBILIÁRIO E ESCRITÓRIO         
10.1  Mesas         
10.2  Cadeiras         
10.3  Armários         
10.4  Porta cartaz         
10.5  Sistema de telefonia         
           
11  IDENTIFICAÇÃO VISUAL         
11.1  Painel externo         
11.2  Painel interno         
11.3  Adesivos         
11.4  Placas indicativas de salas         
11.5  Indicativos de banheiros         
11.6  Bloquitos de sinalização de emergência         
           
12  SEGUROS         
12.1  Equipamento de projeção e som         
12.2  Terceiros         
           
13  EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA         
13.1  Computador         
13.2  Bilheterias         
13.3  Monitor         
13.4  Impressora         
13.5  Gaveteiro         
13.6  Sistema de ingresso com bilheteria         
14 Coordenação e Colocação (Limite 10%)         
  VALOR TOTAL DO PROJETO         
LOCAL/DATA 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
NOME DO RESONSÁVEL LEGAL 

ANEXO II - C
ORÇAMENTO DE ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE COMPLEXO DE EXIBIÇÃO

Título 
Proponente 
Registro de Empresa na ANCINE 
ITENS  DESCRIÇÃO  unidade  quantidade  Valor unitário  Valor total 
PROJETOS         
1.1  Projeto arquitetônico         
1.2  Projeto técnico de atualização de equipamentos         
1.3  Projeto de atualização tecnológica acústica         
1.4  Projeto de atualização tecnológica de instalação elétrica         
1.5  Projeto de atualização tecnológica de rede telefônica e/ou lógica         
1.6  Projeto de atualização tecnológica de ar condicionado e exaustão         
1.7  Projeto de atualização tecnológica de combate a incêndio         
1.8  Projeto de atualização tecnológica de sinalização e ambientação         
OBRA CIVIL         
2.1  Instalação da obra         
2.2  Demolições, estruturas e alvenarias         
2.3  Revestimentos de paredes         
2.4  Revestimentos de pisos         
2.5  Forros         
2.6  Esquadrias         
2.7  Pintura         
2.8  Instalação elétrica         
2.9  Impermeabilização         
2.10  Modificação estrutural do imóvel         
2.11  Tratamento acústico         
2.12  Despesas fixas (detalhar)         
2.13  Mão-de-Obra (detalhar)         
EQUIPAMENTOS IMPORTADOS         
3.1  Projeção         
3.2  Sonorização         
3.3  Frete         
DESPESAS ADMINISTRATIVAS         
4.1  Despachante         
4.2  Despesas advocatícias         
4.3  Registros e taxas         
IMPOSTOS SOBRE IMPORTADOS         
5.1  Imposto de importação         
5.2  IPI         
5.3  ICMS         
5.4  Armazenagem         
5.5  Marinha mercante         
5.6  COFINS         
5.7  PIS         
5.8  CPMF         
AR CONDICIONADO         
6.1  Aparelho (discriminar)         
6.2  Instalação         
INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS         
7.1  Montagem e instalação dos equipamentos de projeção e som         
7.2  Regulagem e equalização dos sistemas de projeção e som         
7.3  Instalação da cabine de projeção e som         
7.4  Montagem da tela         
FRISOS E SERVIÇOS LUMINOSOS         
8.1  Perfil de alumínio         
8.2  Chapas de acrílico         
8.3  Leds luminosos         
8.4  Resistores         
8.5  Fontes transformadoras         
MOBILIÁRIO E ESCRITÓRIO         
9.1  Mesas         
9.2  Cadeiras         
9.3  Armários         
9.4  Porta cartaz         
9.5  Sistema de telefonia         
10  IDENTIFICAÇÃO VISUAL         
10.1  Painel externo         
10.2  Painel interno         
10.3  Adesivos         
10.4  Placas indicativas de salas         
10.5  Indicativos de banheiros         
10.6  Bloquitos de sinalização de emergência         
11  SEGUROS         
11.1  Equipamento de projeção e som         
11.2  Terceiros         
12  EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA         
12.1  Computador         
12.2  Bilheterias         
12.3  Monitor         
12.4  Impressora         
12.5  Gaveteiro         
12.6  Sistema de ingresso com bilheteria         
13  Coordenação e Colocação (Limite 10%)         
VALOR TOTAL DO PROJETO 
LOCAL/DATA 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL 

ANEXO III
RELATÓRIO COMPLETO DE CAPTAÇÃO EFETIVADA

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 
1.1 Título  1.2 Número - Salic     
       
1.3 Proponente  1.4 Número -Registro da Empresa     
         
2. PERÍODO DO RELATÓRIO 
Data de aprovação do projeto: 
2.1 DE:    2.2 ATÉ:   
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE 
3.1 Nome  3.2 CNPJ 
       
3.3 Endereço-correspondência  3.4 complemento 
       
3.5 Município  3.6 UF  3.7 CEP 
         
3.8 Telefone (DDD+número)  3.9 Fax  3.10 Endereço Eletrônico (E-mail) 
         
RESPONSÁVEL LEGAL 
3.11 Nome    3.12 CI/órgão expedidor    3.13 CPF   
4. ORÇAMENTO APROVADO / CAPTADO 
  FONTE  VALOR APROVADO  CAPTAÇÕES  SALDO A CAPTAR 
4.1  ART. 1º Lei nº 8.685/93     0,00 
4.2  ART. 1º-A Lei nº 8.685/93     0,00 
4.3  LEI nº 10.179/01 (conversão de dívida)      0,00 
4.4  Outras Fontes      0,00 
4.5  Contrapartida      0,00 
Saldo Total a Captar      0,00 
5. EVOLUÇÃO FÍSICA DO PROJETO 
  ETAPAS  DATA DE INÍCIO  DATA DE TÉRMINO 
5.1       
5.2       
5.3       
5.4       
5.5       
5.6       
6. DEMONSTRATTIVO DE CAPTAÇÕES - Apenas para o Art. 1º e Art. 1ºA da Lei nº 8.685/93
Número CAV (certificado de investimento audiovisual)-Para captações pelo Art. 1º - Lei nº 8.685/93
6.1  NOME INVESTIDOR ART. 1º LEI Nº 8.685/93 CNPJ  Data Dep.  VALOR (R$) 
6.1.1         
6.1.2         
TOTAL         
6.2  NOME INVESTIDOR ART. 1º LEI Nº 8.685/93 CNPJ  Data Dep.  VALOR (R$) 
6.2.1         
6.2.2         
TOTAL         
TOTAL DAS CAPTAÇÕES         
7. ASSINATURA 
LOCAL /DATA _____________________________________________________ 
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL______________________________ 
NOME__________________________________________________________ 

ANEXO IV
RELATÓRIO COMPLETO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 
TÍTULO DO PROJETO  Nº DO SALIC  Nº DO PROCESSO 
IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE 
EMPRESA PROPONENTE  CNPJ  Nº REGISTRO NA ANCINE 
ENDEREÇO  MUNICÍPIO  UF  CEP 
TELEFONE Nº (DDD)  FAX Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO DA EMPRESA 
RESPONSÁVEL LEGAL DA EMPRESA PROPONENTE 
NOME  IDENTIDADE  ORGÃO EXP.  CPF 
TELEFONE Nº (DDD)  CELULAR Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
ENDEREÇO PARTICULAR  MUNICÍPIO  UF  CEP 
DEMAIS SÓCIOS DA EMPRESA PROPONENTE 
NOME  IDENTIDADE  ORGÃO EXP.  CPF 
TELEFONE Nº (DDD)  CELULAR Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
ENDEREÇO PARTICULAR  MUNICÍPIO  UF  CEP 
NOME  IDENTIDADE  ORGÃO EXP.  CPF 
TELEFONE Nº (DDD)  CELULAR Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
ENDEREÇO PARTICULAR  MUNICÍPIO  UF  CEP 
NOME  IDENTIDADE  ORGÃO EXP.  CPF 
TELEFONE Nº (DDD)  CELULAR Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
ENDEREÇO PARTICULAR  MUNICÍPIO  UF  CEP 
RESPONSÁVEL LEGAL DA EMPRESA PROPONENTE 
NOME  RG  ORGÃO EXP.  CPF 
TELEFONE Nº (DDD)  CELULAR Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
ENDEREÇO  MUNICÍPIO  UF  CEP 
IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO (CONTADOR) 
NOME/RAZÃO SOCIAL  CNPJ  Nº REGISTRO NO CRC   
ENDEREÇO  MUNICÍPIO  UF  CEP 
TELEFONE Nº (DDD)  FAX Nº (DDD)  ENDEREÇO ELETRÔNICO 
RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO PROJETO (descrever as atividades) 
 
LOCAL DATA ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 
 

ANEXO V
RECIBO DE CAPTAÇÃO ART. 1º-A - LEI Nº 8.685/93

RECIBO Nº _____  RECIBO CAPTAÇÃO ART 1º-A  Nº SALIC: 
 
Recebi(emos) a importância, abaixo especificada, referente a captação de recursos pelo mecanismo de incentivo fiscal previsto no art. 1º-A da Lei nº 8.685, de 20.07.1993, introduzido pela Lei nº 11.437, de 28 de dezembro de 2006
 
DADOS DA CAPTAÇÃO 
01. VALOR DO INCENTIVO R$ --------------( )  02. DATA DO RECEBIMENTO DO INCENTIVO: _____________________ 
03. BANCO  04. Nº DA AGÊNCIA  05. Nº CONTA CORRENTE 
 
DADOS DO INCENTIVADOR 
06. NOME: 
07. CNPJ/CPF  08. ENDEREÇO: 
09. CIDADE  10. UF:  11. CEP  12. TELEFONE/FAX 
13. EMPRESA:  14. FAZ PARTE DE ALGUM GRUPO EMPRESARIAL?  
( ) PRIVADA  QUAL?_________________________________ 
( ) PÚBLICA   
15. NOME DO DIRIGENTE MÁXIMO DA EMPRESA INCENTIVADORA: 
 
DADOS DO PROJETO BENEFICIADO 
16. NOME: 
17. PROPONENTE: 
18. ENDEREÇO:  19. TELEFONE/FAX 
20. CIDADE  21. UF  22. CEP: 
23. DATA DA PUBLICAÇÃO DA DELIBERAÇÃO DE APROVAÇÃO NO DOU: 
24. DATA DA PUBLICAÇÃO NO DOU DE PRORROGAÇÃO PARA O PRESENTE EXERCÍCIO: 
 
DADOS DO DECLARANTE 
25. NOME: 
26. CPF Nº:  27. CARGO:  28. TELEFONE: 
 
29. LOCAL/DATA:  30. ASSINATURA 
 
1ª VIA- ICENTIVADOR /2ªVIA - ANCINE / 3ªVIA - EMITENTE 

ANEXO VI
SOLICITAÇÃO DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS

Local e data

Agência Nacional do Cinema - ANCINE

Ref: Solicitação de liberação de recursos incentivados

Projeto  Salic  Nº Processo 
     
Proponente  Nº Registro na ANCINE  CNPJ 
     

Prezados Senhores, Tendo em vista os critérios constantes dos arts. 27, 28 e 29 Instrução Normativa, solicitamos a autorização para liberação de recursos das contas correntes abaixo relacionadas, que conforme os extratos bancários e contratos enviados em anexo, atingem o percentual mínimo exigido pela legislação para a utilização de recursos incentivados.

RECURSOS CAPTADOS

Informações da(s) Conta(s) Corrente(s)  Demonstrativo Financeiro 
Mecanismo  Banco  Agência  C/C  Valor Aprovado  Valor Em Contratos  Valor Depositado Em C/C 
Art. 1º Lei nº 8.685/93            
Art. 1º-A Lei nº 8.685/93            
Art. 1º Lei nº 10.179/01            
Outras Fontes             
Financiamento Bancário             
Contrapartida             
TOTAIS       

CRITÉRIOS (Conforme art. 27 desta Instrução Normativa)

VALOR DO PROJETO (Total-Coordenação e Colocação)  R$   
  R$   

Atenciosamente,

Assinatura do Responsável Legal

Nome

Papel timbrado da empresa

ANEXO VII
SOLICITAÇÃO DE REMANEJAMENTO DE PROJETO

Local e data

Agência Nacional do Cinema - ANCINE

Assunto: Solicitação de remanejamento

Projeto  Salic  Processo Nº  
     
Proponente  Nº Registro na ANCINE  CNPJ 
     

Solicitamos autorização para o remanejamento do projeto em epígrafe, nos termos abaixo, pelos seguintes motivos:

FONTES DE RECURSOS PARA O PROJETO

Origem dos Recursos  Valor Aprovado  Complementação  Redução  Valor Remanejado 
Lei nº 8.685/93-Art. 1º         
Lei nº 8.685/93- Art. 1º-A         
Lei nº 10.179/01-Art. 1º         
Outras Fontes         
Recursos próprios (contrapartida)         
ORÇAMENTO GLOBAL         

Atenciosamente,

Assinatura do Responsável Legal

Nome

Papel Timbrado da Empresa Titular do projeto

ANEXO VIII
SOLICITAÇÃO DE REDIMENSIONAMENTO DE PROJETO

Local e data

Agência Nacional do Cinema - ANCINE

Assunto: Solicitação de redimensionamento

Projeto  Salic  Processo Nº  
     
Proponente  Nº Registro na ANCINE  CNPJ 
     

Solicitamos autorização para o redimensionamento do projeto em epígrafe, nos termos abaixo, pelos seguintes motivos:

FONTES DE RECURSOS PARA O PROJETO

  Valor Aprovado  Complementação  Redução  Valor Redimensionado 
Lei nº 8.685/93-Art. 1º         
Lei nº 8.685/93- Art. 1º-A         
Lei nº 10.179/01-Art. 1º         
Outras Fontes         
Recursos próprios (contrapartida)         
ORÇAMENTO GLOBAL         

Atenciosamente,

Assinatura do Responsável Legal

Nome

Papel Timbrado da Empresa Titular do projeto

ANEXO IX
DEMONSTRATIVO DO ORÇAMENTO APROVADO X ORÇAMENTO EXECUTADO

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 
TÍTULO NÚMERO DO SALIC 
 
PROPONENTE NÚMERO DO REGISTRO NA ANCINE 
 
ORÇAMENTO APROVADO 
GRANDES ITENS ORÇAMENTÁRIOS  PROGRAMADO  EXECUTADO  DIFERENÇA 
TOTAL  0,00  0,00   
OBSERVAÇÃO: 
(A proponente deverá apresentar justificativas para cada um dos itens que apresentarem diferenças) 
 
LOCAL ASSINATURA DO RESPONSÁVEL LEGAL 

ANEXO X
RELAÇÃO DE PAGAMENTOS EFETUADOS

TÍTULO DO PROJETO Nº SALIC 
 
PROPONENTE CNPJ Nº DE REGISTRO DA EMPRESA NA ANCINE 
       
Itens Orçamentários  Credor  CNPJ/ CPF  Título de Crédito  Data Documento Fiscal  Nº Documento Fiscal  Data Pgto.  Valor 
               
               
TOTAL              0,00 
OBSERVAÇÃO: 
____________________ _____________________ _____________________ 
Local e Data Assinatura do Responsável Assinatura do Contador 

ANEXO XI
DEMONSTRATIVO FINANCEIRO

(Conciliação bancária de todas as contas utilizadas na execução do projeto - utilizar um modelo de anexo para cada conta bancária)

TÍTULO  NÚMERO DO SALIC 
PROPONENTE  REGISTRO NA ANCINE 
CONTA DE CAPTAÇÃO 
MECANISMO  BANCO  AGÊNCIA  CONTA - CORRENTE 
       
 
CRÉDITOS (R$)   
SALDO ANTERIOR   
DEPÓSITOS   
RENDIMENTOS   
ESTORNO DE CPMF   
ESTORNO DE TARIFAS   
TRANSFERÊNCIAS   
OUTROS CRÉDITOS   
TOTAL DE CRÉDITOS   
 
DÉBITOS (R$)   
CHEQUES EMITIDOS   
TRANSFERÊNCIAS   
SAQUES   
DESPESAS BANCÁRIAS   
OUTROS DÉBITOS   
DÉBITOS EM TRÃNSITO   
TOTAL DE DÉBITOS   
 
SALDO (após compensação dos valores em trânsito)   
OBSERVAÇÃO: 
(O saldo em conta-corrente de captação deverá ser recolhido para a ANCINE na forma prevista nesta IN) 
__________________________ _________________________________ 
Local e data Assinatura do responsável legal 

ANEXO XII

TERMO DE COMPROMISSO Nº (....) / (.....)

PROCESSO Nº (.....)

TERMO DE COMPROMISSO DE CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÕES ADICIONAIS AO PROJETO DE INFRA-ESTRUTURA TÉCNICA DO SEGMENTO DE SALAS DE EXIBIÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM A AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE E (...), NA FORMA ABAIXO:

(...), proponente do projeto de infra-estrutura técnica intitulado (...), inscrita no CNPJ/MF sob o nº (...), localizada na (...), neste ato representada pelo(a) Sr.(a) (...), ocupando o cargo de sócio(a), portador(a) da Cédula de Identidade nº (...), expedida pelo(a) (...) e CPF/MF nº (...), vêm, pelo presente Termo, assumir, perante a AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE, autarquia federal de natureza especial, instituída pela Medida Provisória nº 2228-1, de 6 de setembro de 2001, com Escritório Central na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, na Rua Graça Aranha nº 35 - Centro, inscrita no CNPJ sob o nº 04.884.574/0001-20, neste ato representada por seu Diretor-Presidente, (...), nomeado pelo Decreto de (...), publicado no Diário Oficial da União de (...), inscrito no CPF/MF sob o nº (...), Cédula de Identidade nº (...), expedida pelo (...), residente e domiciliado nesta Cidade, o compromisso de cumprimento da contrapartida ao segmento de mercado de distribuição e produção de obras audiovisuais brasileiras e da contrapartida sócio-educacional, observando as seguintes cláusulas :

DA CLÁUSULA PRIMEIRA: DO OBJETO

O presente Termo de Compromisso tem por objeto a assunção, por parte da proponente (...), das obrigações adicionais ao projeto de infra-estrutura técnica intitulado (...), com observância do disposto na Instrução Normativa nº 61, de 7 de maio de 2007 e demais cláusulas deste Termo.

DA CLÁUSULA SEGUNDA: DAS OBRIGAÇÕES DO PROPONENTE

Caberá a proponente, pelo prazo de (...) (...) meses, contado da data de inauguração da sala ou complexo de exibição:

a) exibir, com acréscimo de 30% (trinta por cento) ao número de dias de exibição obrigatória fixado anualmente em decreto do Presidente da República, obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem;

b) deixar de alienar, locar ou arrendar o complexo de salas de exibição implantado ou reformado por meio de recursos incentivados.

c) deixar de alienar ou locar os equipamentos adquiridos por meio de recursos incentivados.

d) fazer constar em placa, ao lado da bilheteria em local de fácil acesso e leitura, texto de acordo com sua destinação, nos termos da Instrução Normativa nº 61, de 7 de maio de 2007.

O percentual de acréscimo fixado na alínea a desta Cláusula poderá ser reduzido, exclusivamente nos casos de comprovada onerosidade excessiva, cuja causa determinante seja a expressiva variação do número de dias de exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, observados os termos da Instrução Normativa nº 61, de 7 de maio de 2007.

DA CLÁUSULA TERCEIRA: DA VIGÊNCIA

O presente Termo de Compromisso vigerá por (...) (...) meses, contado da data de inauguração do complexo de exibição, com validade após a publicação do seu extrato no Diário Oficial da União - DOU.

DA CLÁUSULA QUARTA: DA FISCALIZAÇÃO

A forma de cumprimento e fiscalização deste Termo de Compromisso observará, no que couber, o disposto em Instrução Normativa específica para regulamentação da forma de cumprimento da exibição obrigatória de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem pelas empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas, espaços ou locais de exibição pública comercial.

CLÁUSULA QUINTA: DAS PENALIDADES

O descumprimento das obrigações deste Termo de Compromisso implicará a incidência, conforme o caso, de multa simples ou progressiva.

A multa progressiva consiste na obrigação de pagar quantia certa em dinheiro e será aplicada no caso de descumprimento das obrigações assumidas na forma da alínea "a", da Cláusula Segunda deste Termo. (Redação dada pela Instrução Normativa DC/ANCINE nº 85, de 02.12.2009, DOU 08.12.2009)

Nota: Redação Anterior:
"A multa progressiva obrigação de pagar quantia certa em dinheiro e será aplicada no caso de descumprimento das obrigações assumidas na forma das alíneas a e d, da Cláusula Segunda deste Termo."

A multa simples consiste na obrigação de pagar quantia certa em dinheiro e será aplicada no caso de descumprimento das obrigações assumidas na forma das alíneas b e c, da Cláusula Segunda deste Termo.

Para fins da obrigação assumida na forma da alínea "d", da Cláusula Segunda deste Termo, fica instituída a penalidade estabelecida na forma prevista na Instrução Normativa nº 85, de 02 de dezembro de 2009. (Redação dada pela Instrução Normativa DC/ANCINE nº 85, de 02.12.2009, DOU 08.12.2009)

Nota: Redação Anterior:
"Para fins da obrigação assumida na forma das alíneas a, da Cláusula Segunda deste Termo, fica a multa progressiva fixada em montante percentual dos benefícios concedidos, por ano de descumprimento, na forma da tabela abaixo, sendo majorada em 1% (cinco por cento) a cada ano de inobservância reiterada e permanente."
Percentual de descumprimento (calculado sobre o período de um ano)  Montante percentual da multa (calculado sobre benefícios concedidos) 
Até 30%  1% 
Até 70%  1,5% 
Até 100%  2% 

Para fins das obrigações assumidas na forma das alíneas b e c, da Cláusula Segunda deste Termo, fica a multa simples fixada no montante de 100% (cem por cento) dos benefícios concedidos.

Para fins da obrigação assumida na forma da alínea d, da Cláusula Segunda deste Termo, fica a multa progressiva fixada em montante de 1% (um por cento) dos benefícios concedidos, por ano de descumprimento, sendo majorada em 1% (cinco por cento) a cada ano de inobservância reiterada e permanente.

Os valores da multa simples ou progressiva aplicada serão cobrados acrescidos de juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária na forma da legislação vigente.

CLÁUSULA SEXTA: DA PUBLICAÇÃO

Incumbirá à ANCINE providenciar a publicação deste Termo de Compromisso, por extrato, no Diário Oficial da União, até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de 20 (vinte) dias daquela data.

CLÁUSULA SÉTIMA: DO FORO

Fica eleito o Juízo Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro para dirimir quaisquer dúvidas oriundas da execução deste Termo, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, para firmeza e validade do que foi ajustado lavrou-se o presente termo em 5 (cinco) vias de igual teor e forma, para um só efeito, as quais, depois de lidas e achadas conforme, são assinadas pelos representantes das partes.

Rio de Janeiro, (....) de (......) de (.......)

ANCINE

Diretor-Presidente

Agência Nacional do Cinema

Sócio

TESTEMUNHAS: