Parecer Normativo ST nº 3 DE 21/08/2014

Norma Estadual - Rio de Janeiro - Publicado no DOE em 22 ago 2014

Fixa entendimento quanto à definição de produto eletrodoméstico e eletroeletrônico para fins do disposto no Decreto nº 42.649/2010.

O Superintendente de Tributação, no uso da atribuição conferida pelo inciso II do art. 83 da Resolução SEFAZ nº 45 , de 29 de junho de 2007, e

Considerando a persistência de dúvidas sobre a definição de produto eletrodoméstico e eletroeletrônico para fins do disposto no Decreto nº 42.649/2010 , mesmo após a edição do Parecer Normativo nº 02/2013 que dispõe sobre essa mesma matéria;

Resolve:

Aprovar o parecer a seguir apresentado, que tem por finalidade definir "produtos eletrodomésticos" e "produtos eletroeletrônicos" para fins de aplicação do Decreto nº 42.649/2010 , ficando revogado o Parecer Normativo nº 2, de 22 de janeiro de 2013.

PARECER:

Preliminarmente, cumpre observar que em resposta a Consultas Tributárias formuladas a esta Superintendência de Tributação (ST), a Coordenação de Consultas Jurídico-Tributárias (CCJT) já se manifestou por três ocasiões [Processos Administrativos.../......./.. (Consulta nº.....),.../......./.. (Consulta nº./..) e.../......./.. (Recurso à Consulta nº../..) ], com precisão e propriedade sobre a específica situação a ser examinada no presente parecer, isto é, o conceito de produtos eletrodomésticos e produtos eletroeletrônicos para fins de aplicação do Decreto nº 42.649 , de 05 de outubro de 2010.

No entanto, considerando a necessidade de conferir caráter normativo à aludida interpretação, cumpre analisar, explicitar e aprofundar os argumentos e razões expendidas nos supramencionados pronunciamento da CCJT.


DOS BENEFÍCIOS CONTIDOS NO DECRETO Nº 42.649/2010 E O CRÉDITO PRESUMIDO PREVISTO NO art. 1º DO ATO DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

O supracitado Decreto nº 42.649/2010 confere um conjunto amplo de benefícios em situações variadas, incluindo a concessão de créditos presumidos (artigos 1º e 2º) e de diferimento do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) em múltiplas circunstâncias (artigo 6º).

Dispõem o caput e os § § 1º e 2º do art. 1º, do ato do Chefe do Poder Executivo, com redação dada pelo Decreto nº 43.348/2011 , in verbis:

"Art. 1º A empresa industrial ou comercial atacadista, inclusive centro de distribuição, estabelecida no Estado do Rio de Janeiro que realizar operações de saída com produtos de informática e eletroeletrônicos relacionados nos Capítulos 84, 85 e 90 e os classificados na posição 4821 e subitens 3705.90.10, 3926.90.90, 6909.12.20, 6909.19.20, 7104.90.00 da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM e com eletrodomésticos produzidos no País e relacionados no Anexo único deste Decreto, poderá lançar um crédito presumido de ICMS de forma que a carga tributária seja equivalente ao percentual de 2% (dois por cento).

§ 1º O valor do crédito presumido a que se refere o caput deste art. será o resultado da diferença entre o valor do ICMS destacado na nota fiscal de saídas internas e de saídas interestaduais de produtos importados com o benefício do art. 6º, inciso I, deste Decreto, e o valor resultante da aplicação do percentual de 2% (dois por cento) sobre o valor total dos produtos, não estando incluída a parcela referente ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais - FECP, de que trata a Lei Estadual nº 4056/2002 , de 30 de dezembro de 2002, a qual deverá ser recolhida normalmente, nos prazos e formas estabelecidas.

§ 2º Nos casos de vendas ou saídas interestaduais dos produtos constantes do art. 1º deste Decreto, não contemplados com o crédito presumido do § 1º deste artigo, cuja origem dos produtos seja nacional, poderá lançar um crédito presumido de ICMS de forma que a carga tributária seja equivalente ao percentual de 1% (um por cento), o qual será o resultado da diferença entre o valor do ICMS destacado na nota fiscal de saídas interestaduais e o valor resultante da aplicação do percentual de 01% (um por cento) sobre o valor total dos produtos.".

Já o art. 2º do referido ato do Chefe do Poder Executivo prevê hipótese diversa de crédito presumido com os seguintes termos:

"Art. 2º A empresa industrial, cuja sede estiver estabelecida no Estado do Rio de Janeiro, que realizar operações de saída com produtos de informática e eletroeletrônicos relacionados nos capítulos 84, 85 e 90 e os classificados nas posições 7605, 7614 e 9612 (exceto do subitem 9612.20.00) da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, quando industrializados no estabelecimento fluminense, poderá lançar um crédito presumido de ICMS de forma que a carga tributária seja equivalente ao percentual de 0% (zero por cento).".

Ainda, estabelece o art. 3º que "Os créditos a que se referem os arts. 1º e 2º deste Decreto serão lançados no Livro de Apuração do ICMS, dentro do campo 'Outros créditos', indicando em cada creditamento sua origem." e o art. 13 prevê que os incentivos a que refere ato estadual "Os incentivos a que refere o presente Decreto somente podem ser aplicados sobre a parcela do ICMS próprio devido pela empresa.".


DA NECESSÁRIA INTERPRETAÇÃO¹ DO DISPOSTO NOS ARTIGOS 1º e 2º, ESPECIALMENTE NO QUE TANGE A DEFINIÇÃO DE PRODUTOS ELÉTRODOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS

Considerando-se a inexistência de definição na Legislação Tributária do Estado do Rio de Janeiro dos conceitos de "produto eletrodoméstico" e de "produto eletrônico", bem como o fato de que tais conceitos são de suma importância para a verificação quanto ao direito ao crédito presumido previsto no art. 1º do citado Decreto nº 42.649/2010 , verifica-se a necessidade de fixação de tais conceitos.

Preliminarmente, cabe ressaltar que, conforme disposto no art. 111 do Código Tributário Nacional , o disposto no citado art. 1º, por se tratar de benefício fiscal, deve ser interpretado literalmente.

"Art. 111- Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre:

I - suspensão ou exclusão do crédito tributário;

II - outorga de isenção;

III - dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.".

Para tanto, cabe, inicialmente, verificar o sentido vernacular das expressões supra.

O Moderno Dicionário da Língua Portuguesa - Michaelis, ao definir eletroeletrônico faz referência a "aparelho eletrônico". Já ao definir eletrodoméstico faz referência a aparelhos elétricos, ou seja, aqueles que se utilizem de corrente elétrica.

eletroeletrônico

e.le.tro.e.le.trô.ni.co

sm (eletro²+eletrônico) Aparelho eletrônico doméstico, como televisor, videocassete, aparelho de som.

adj Que se refere aos eletroeletrônicos.²

eletrodoméstico

e.le.tro.do.més.ti.co

adj (eletro²+doméstico) Diz-se do aparelho elétrico de uso caseiro. sm Esse aparelho. Var: electrodoméstico.³

Já "eletrônico" seria o produto que utilize para seu funcionamento circuitos, conforme definido pela CEFET-MG em sua página na Internet.

"A eletrônica define-se como o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de captar, armazenar, transmitir e processar informações caracterizada por compreender processos contínuos ou discretos de transformações de matérias primas na fabricação de bens de consumo ou de produção, pressupondo uma infra-estrutura de energia e de redes de comunicação em virtude de sua complexidade e abrangência."4

Desta forma, verifica-se que eletrodomésticos são todos os aparelhos de uso doméstico que façam uso de corrente elétrica para seu funcionamento. Dentro desse gênero encontra-se a espécie "eletrônicos", que, além de utilizar corrente elétrica, funciona por meio de circuitos, conforme acima definido.


CONCLUSÃO

Ante todo o exposto, verifica-se que, para efeitos do disposto no art. 1º do Decreto nº 42.649/2010 , considera-se:

a) Eletrodoméstico todo produto de uso doméstico que utilize corrente elétrica para seu funcionamento;

b) Eletroeletrônico todo produto de uso doméstico que, além de utilizar corrente elétrica, tenha seu funcionamento controlado por circuitos eletrônicos.

É o parecer, SMJ.

ST, em 19 de agosto de 2014

PHILIPPE CALAFANGE BITON

Auditor Fiscal da Receita Estadual


ANEXO -

¹ Estende ao presente parecer o disposto na seção intitulada "DA INTERPRETAÇÃO DA NORMA ISENCIONAL" do Parecer Normativo nº 01/2004, publicado no

DO do Poder Executivo Estadual de 24 de maio de 2004.

² http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=eletroeletrônico.

³ http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=eletrodoméstico.

4 http://www.etec.cefetmg.br/site/sobre/cursos/elt/index.html

Aprovo. Dê-se caráter normativo.

Publique-se.

ST, em 21 de agosto de 2014

ALBERTO DA SILVA LOPES

Superintendente de Tributação