Portaria SEFAZ nº 184 de 06/10/2009
Norma Estadual - Mato Grosso - Publicado no DOE em 07 out 2009
Institui Tabela do frete para efeito de base de cálculo e recolhimento do ICMS.
O Secretário Adjunto da Receita Pública, no uso de suas atribuições legais, nos termos do inciso II do art. 71 da Constituição Estadual c/c item II do Anexo I da LC nº 266/2006 e com os incisos VIII e XIV do art. 67 e inciso I do art. 68 do Decreto nº 1.656/2008 combinado, ainda, com o inciso I do art. 100 do CTN, e
Considerando o que dispõe o art. 41 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto nº 1.944, de 06 de outubro de 1989,
Considerando os preços do frete no mercado obtidos conforme coleta,
Resolve:
Art. 1º Fica instituída a Tabela do Frete, publicada em anexo, relativa às prestações de serviços de transporte rodoviário de carga seca não fracionada, frigorífica, grãos a granel, farelo a granel, óleo vegetal, algodão em pluma e transporte de gado vivo, realizados por empresas transportadoras e transportes autônomos, para efeito de tributação e recolhimento do ICMS.
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor no décimo dia após a sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial a Portaria nº 056/2008-SEFAZ, de 09.04.2008.
Secretaria Adjunta da Receita Pública/SEFAZ, em Cuiabá/MT, 06 de outubro de 2009.
CUMPRA-SE.
MARCEL SOUZA CURSI
Secretário Adjunto da Receita Pública
ANEXO I - DA PORTARIA Nº 184/2009Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | |||||
1 | 0001 a 0050 | 27,00 | 37,26 | 23,49 | 24,84 | 25,38 | 32,67 | |||
2 | 0051 a 0100 | 33,00 | 45,54 | 28,71 | 30,36 | 31,02 | 39,93 | |||
3 | 0101 a 0150 | 35,00 | 48,30 | 30,45 | 32,20 | 32,90 | 42,35 | |||
4 | 0151 a 0200 | 37,00 | 51,06 | 32,19 | 34,04 | 34,78 | 44,77 | |||
5 | 0201 a 0250 | 45,00 | 62,10 | 39,15 | 41,40 | 42,30 | 54,45 | |||
6 | 0251 a 0300 | 51,00 | 70,38 | 44,37 | 46,92 | 47,94 | 61,71 | |||
7 | 0301 a 0350 | 56,50 | 77,97 | 49,16 | 51,98 | 53,11 | 68,37 | |||
8 | 0351 a 0400 | 65,00 | 89,70 | 56,55 | 59,80 | 61,10 | 78,65 | |||
9 | 0401 a 0450 | 72,00 | 99,36 | 62,64 | 66,24 | 67,68 | 87,12 | |||
10 | 0451 a 0500 | 82,00 | 113,16 | 71,34 | 75,44 | 77,08 | 99,22 | |||
11 | 0501 a 0550 | 86,00 | 118,68 | 74,82 | 79,12 | 80,84 | 104,06 | |||
12 | 0551 a 0600 | 90,00 | 124,20 | 78,30 | 82,80 | 84,60 | 108,90 | |||
13 | 0601 a 0650 | 93,00 | 128,34 | 80,91 | 85,56 | 87,42 | 112,53 | |||
14 | 0651 a 0700 | 98,80 | 136,34 | 85,96 | 90,90 | 92,87 | 119,55 | |||
15 | 0701 a 0750 | 102,00 | 140,76 | 88,74 | 93,84 | 95,88 | 123,42 | |||
16 | 0751 a 0800 | 105,00 | 144,90 | 91,35 | 96,60 | 98,70 | 127,05 | |||
17 | 0801 a 0850 | 112,00 | 154,56 | 97,44 | 103,04 | 105,28 | 135,52 | |||
18 | 0851 a 0900 | 116,00 | 160,08 | 100,92 | 106,72 | 109,04 | 140,36 | |||
19 | 0901 a 0950 | 119,00 | 164,22 | 103,53 | 109,48 | 111,86 | 143,99 | |||
20 | 0951 a 1000 | 122,00 | 168,36 | 106,14 | 112,24 | 114,68 | 147,62 | |||
21 | 1001 a 1100 | 125,00 | 172,50 | 108,75 | 115,00 | 117,50 | 151,25 | |||
22 | 1101 a 1200 | 133,00 | 183,54 | 115,71 | 122,36 | 125,02 | 160,93 | |||
23 | 1201 a 1300 | 139,00 | 191,82 | 120,93 | 127,88 | 130,66 | 168,19 | |||
24 | 1301 a 1400 | 144,00 | 198,72 | 125,28 | 132,48 | 135,36 | 174,24 | |||
25 | 1401 a 1500 | 148,00 | 204,24 | 128,76 | 136,16 | 139,12 | 179,08 |
Ordem Numérica | Distância em Km | Carga: Seca n/Fracionada | Carga: Frigorífica | Transporte de Carga: | ||||||
Grãos a Granel | Farelo a Granel | Óleo Vegetal | Algodão Pluma | |||||||
Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | Frete R$/Ton. | |||||
26 | 1501 a 1600 | 158,00 | 218,04 | 137,46 | 145,36 | 148,52 | 191,18 | |||
27 | 1601 a 1700 | 167,00 | 230,46 | 145,29 | 153,64 | 156,98 | 202,07 | |||
28 | 1701 a 1800 | 177,00 | 244,26 | 153,99 | 162,84 | 166,38 | 214,17 | |||
29 | 1801 a 1900 | 186,00 | 256,68 | 161,82 | 171,12 | 174,84 | 225,06 | |||
30 | 1901 a 2000 | 196,00 | 270,48 | 170,52 | 180,32 | 184,24 | 237,16 | |||
31 | 2001 a 2200 | 206,00 | 284,28 | 179,22 | 189,52 | 193,64 | 249,26 | |||
32 | 2201 a 2400 | 216,00 | 298,08 | 187,92 | 198,72 | 203,04 | 261,36 | |||
33 | 2401 a 2600 | 226,00 | 311,88 | 196,62 | 207,92 | 212,44 | 273,46 | |||
34 | 2601 a 2800 | 228,00 | 314,64 | 198,36 | 209,76 | 214,32 | 275,88 | |||
35 | 2801 a 3000 | 244,00 | 336,72 | 212,28 | 224,48 | 229,36 | 295,24 | |||
36 | 3001 a 3200 | 255,00 | 351,90 | 221,85 | 234,60 | 239,70 | 308,55 | |||
37 | 3201 a 3400 | 265,00 | 365,70 | 230,55 | 243,80 | 249,10 | 320,65 | |||
38 | 3401 a 3600 | 275,00 | 379,50 | 239,25 | 253,00 | 258,50 | 332,75 | |||
39 | 3601 a 3800 | 289,00 | 398,82 | 251,43 | 265,88 | 271,66 | 349,69 | |||
40 | 3801 a 4000 | 300,00 | 414,00 | 261,00 | 276,00 | 282,00 | 363,00 | |||
41 | 4001 a 4200 | 329,00 | 454,02 | 286,23 | 302,68 | 309,26 | 398,09 | |||
42 | 4201 a 4400 | 367,00 | 506,46 | 319,29 | 337,64 | 344,98 | 444,07 | |||
43 | 4401 a 4600 | 379,00 | 523,02 | 329,73 | 348,68 | 356,26 | 458,59 | |||
44 | 4601 a 4800 | 390,00 | 538,20 | 339,30 | 358,80 | 366,60 | 471,90 | |||
45 | 4801 a 5000 | 401,00 | 553,38 | 348,87 | 368,92 | 376,94 | 485,21 | |||
46 | 5001 a 5200 | 414,00 | 571,32 | 360,18 | 380,88 | 389,16 | 500,94 | |||
47 | 5201 a 5400 | 425,00 | 586,50 | 369,75 | 391,00 | 399,50 | 514,25 | |||
48 | 5401 a 5600 | 436,00 | 601,68 | 379,32 | 401,12 | 409,84 | 527,56 | |||
49 | 5601 a 5800 | 448,00 | 618,24 | 389,76 | 412,16 | 421,12 | 542,08 | |||
50 | 5801 a 6000 | 459,00 | 633,42 | 399,33 | 422,28 | 431,46 | 555,39 |
OBSERVAÇÕES:
1. Para efeito de aplicação da Tabela acima, considerar-se-á conforme o caso:
a) Peso efetivo da carga, nos locais onde houver balança;
b) Capacidade máxima do veículo, aquele fornecido pelo fabricante;
c) Uma tonelada, o peso relativo a um metro cúbico de madeira serrada;
d) 700 quilos, o peso relativo a um metro cúbico de lamina/compensados.
ANEXO II - DA PORTARIA Nº 184/2009Distância em Km | Transporte gado Vivo | |||||||||||||
R$/Caminhão | R$/Carreta | | ||||||||||||
Carreta S27 | Carreta 36 | Carreta D. Deck 42 | Carreta D. Deck 45/48 | |||||||||||
Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | Valor do Frete | ||||||||||
0 à 50 | 429,55 | 582,95 | 613,64 | 644,32 | 675,00 | |||||||||
51 à 100 | 529,77 | 718,98 | 756,82 | 794,66 | 832,50 | |||||||||
101 à 150 | 622,05 | 844,20 | 888,64 | 933,07 | 977,50 | |||||||||
151 à 200 | 715,91 | 971,59 | 1.022,73 | 1.073,86 | 1.125,00 | |||||||||
201 à 250 | 867,05 | 1.176,70 | 1.238,64 | 1.300,57 | 1.362,50 | |||||||||
251 à 300 | 1.126,36 | 1.528,64 | 1.609,09 | 1.689,55 | 1.770,00 | |||||||||
Acima de 301 | 1,75 | 3,09 | 3,43 | 3,78 | 3,95 | |||||||||
Observações.: 1. Acima de 301 km, o frete considera-se Km rodado ida e volta x o preço de pauta; 2. O preço de pauta do frete para carreta, será classificado em conformidade com a tara (peso) como segue abaixo: 2.1. carreta S 27, tara (peso) entre 8.000 à 9.000 kgs; 2.2. carreta S 36, tara (peso) entre 9.001 à 11.000 Kgs; 2.3. carreta D. Deck 42 (dois andares), tara (peso) entre 11.001 à 14.000 kgs; 2.4. carreta D. Deck 45/48 (dois andares), tara (peso) acima 14.000 kgs. |
Descrição | Unid. | Índice do Frete por Passageiro | ||
Asfalto Índice/Passag. | Terra Índice/Passag. | |||
Transp. de Passageiro em veículo de característica convencional (ônibus) | Km | 0,161654 | 0,223082 | |
Transp. de Passageiro em veículo de característica alternativa (microônibus e van) | Km | 0,192663 | 0,265875 |
Exemplo Cálculo 1 - para Fretamento Contínuo:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x Quant. de dias (30) x 30% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
Exemplo Cálculo 2 - para Fretamento Turístico:
Km (Ida e Volta) x Índ/Passag. x Nº de Passageiros x 50% (Redutor) = BC x 17% = ICMS.
¹ fretamento contínuo: serviço prestado por empresas detentoras do Certificado de Registro Cadastral para Fretamento - CRF, com contrato firmado entre a transportadora e seu cliente, quantidade de viagens e horários estabelecidos no contrato, destinado exclusivamente a pessoas jurídicas para o transporte de seus empregados, instituições de ensino para o transporte de seus alunos ou professores, bem como para estudantes de forma individualizada, ou ainda para entidades do poder público (inciso XXI, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003).
² fretamento turístico: serviço prestado por empresa transportadora detentora de registro cadastralpreviamente aprovado junto à AGER/MT, possuidora de cadastro no Ministério do Turismo ou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Turismo - SEDTUR, para prestar serviço de transporte de passageiros a pessoa física, organização pública ou privada, agência de turismo, sem continuidade e em caráter privativo, com porte obrigatório no veículo da lista de passageiros, emissão de uma única nota fiscal por viagem, roteiro pré-estabelecido, com ponto inicial e final, localidades a serem visitadas, com proibição de embarque e desembarque de passageiros ao longo do itinerário (inciso XX, art. 2º, Lei Complementar nº 149/2003, de 30.12.2003). (Redação dada ao Anexo pela Portaria SEFAZ nº 95, de 04.05.2010, DOE MT de 05.05.2010)
Nota:Redação Anterior:
"ANEXO III
PORTARIA Nº 072/2010
(Anexo acrescentado pela Portaria SEFAZ nº 72, de 31.03.2010, DOE MT de 07.04.2010, com efeitos a partir do décimo dia após a sua publicação)
Descrição | Unid. | Índice do Frete por Passageiro | ||
Asfalto Índice/Passag. | Terra Índice/Passag. | |||
Transp. de Passageiro em veículo de característica convencional (ônibus) | Km | 0,161654 | 0,223082 | |
Transp. de Passageiro em veículo de característica alternativa (microônibus e van) | Km | 0,192663 | 0,265875 |